AMD Ryzen 5 3600 é bom? Entenda prós e contras do processador

Veja as principais características do processador Ryzen 5 3600, da AMD

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você precisa montar um PC potente para jogos ou trabalho, o Ryzen 5 3600 é uma excelente opção de processador para ele. Esse chip une o que a maioria dos consumidores busca em 2021: potência e bom custo-benefício.

O Ryzen 5 3600 faz parte da terceira geração da AMD e chega com mais eficiência quando comparado aos modelos anteriores, graças à nova arquitetura Zen2 e fabricação em sete nanômetros.

Quer saber mais sobre o chip da AMD? Veja abaixo a nossa análise de ficha técnica sobre ele.

Desempenho do Ryzen 5 3600

O Ryzen 5 3600 é um processador intermediário da AMD
O Ryzen 5 3600 é um processador intermediário da AMD

O Ryzen 5 3600 é um processador hexa-core (6 núcleos) e com 12 threads, excelente para aplicações multitarefas. Ele possui um clock base de 3,6GHz, mas chega até 4,2GHz com a tecnologia de Boost da própria AMD.

Outro ponto positivo do Ryzen 5 3600 é que ele suporta memórias de até 3200MHz, então você pode montar um computador potente e investir em memórias de alta velocidade com esse chip.

Esse modelo é indicado para rodar jogos e programas mais pesados, ou mesmo para quem deseja ter um desempenho diário livre de travamentos ou qualquer outro problema. Testes de benchmark do CPU Benchmark o colocam na frente de modelos como o M1 da Apple ou mesmo i7 9700K, da Intel.

Parte dessa boa performance vem da arquitetura Zen 2, que combina potência e baixo gasto energético. É válido ressaltar que ele aceita overclock, então é possível deixá-lo ainda mais rápido.

Desempenho do Ryzen 5 3600 em jogos

Esse processador é um modelo sem placa de vídeo integrada, por isso você não conseguirá jogar sem GPU dedicada (e nem mesmo dar vídeo no computador). Combinado a uma boa placa de vídeo, ele consegue entregar performances excelentes em jogos, desde títulos mais leves até alguns mais pesados da atualidade.

O canal Jegs TV realizou testes com o processador rodando 25 jogos diferentes em conjunto com a GTX 1660, uma placa de vídeo intermediária. O kit conseguiu rodar jogos como o CoD: Modern Warfare e Battlefield V em configurações altas e com o FPS acima dos 80 (entenda o que é FPS).

Veja as ofertas para a GTX 1660 no Zoom:

Temperatura do Ryzen 5 3600

O Ryzen 5 3600 tende a esquentar menos que modelos concorrentes.
O Ryzen 5 3600 tende a esquentar menos que modelos concorrentes.

O Ryzen 5 3600 tem um TDP de 65W, o que significa que ele é um processador que não aquece muito. Ele já chega com um Cooler Box que é consideravelmente mais silencioso que modelos concorrentes da Intel, conforme aponta alguns reviews e testes. Esse processador suporta uma temperatura máxima de 95°C.

O Thermal Design Power (TDP) é a quantidade máxima de potência que o sistema de resfriamento precisa dissipar. Um TDP mais baixo significa que tipicamente consome menos energia.

Preço e custo-benefício do Ryzen 5 3600

O Ryzen 5 3600 pode ser encontrado a partir de R$ 1645* aqui no Brasil. Não é um modelo barato, mas devemos considerar o aumento do preço das peças de computador e também a sua potência.

O maior rival do Ryzen 5 3600 é o Intel i5 10400F, que está custando a partir de R$ 1.359* e inclusive se dá melhor em jogos quando comparado ao modelo da AMD. Veja um comparativo entre os dois aqui. Entenda também como comparar processadores.

*Valores coletados no dia 05/05/2021.

Conclusão

O processador AMD é potente e tem um bom custo-benefício, sendo indicado para aqueles que desejam montar um computador que rode programas e jogos pesados. O chip tem baixo consumo de energia, esquenta pouco e tem performance aprimorada graças à arquitetura Zen2.

Diferente de outros modelos da AMD, como o Ryzen 3 3200G (veja o review dele aqui), esse chip não tem placa de vídeo integrada, então você terá que investir em uma placa de vídeo dedicada no seu computador.

Se você está de olho em um processador da AMD com foco no custo-benefício, o Ryzen 5 3600 com certeza é a opção certa e não decepcionará no desempenho. Veja as melhores ofertas para ele aqui no Brasil:

Veja também as nossas indicações dos melhores notebooks Ryzen para comprar em 2021 e melhores notebooks Ryzen 5.