Processador AMD Ryzen 5 2600 é bom? Confira nossa análise do chip

O AMD Ryzen 5 2600 é uma boa alternativa para quem procura um modelo para jogos ou para o trabalho

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Procurando um processador para jogos, mas está com a orçamento curto? O AMD Ryzen 5 2600 é uma excelente opção para quem procura desempenho satisfatório por um bom preço. A linha 2600 faz parte da segunda geração da AMD e, por estar no mercado há algum tempo, tem preços mais amigáveis que versões mais novas.

O Ryzen 5 2600 conta com a arquitetura Zen+ na fabricação do chip, uma atualização da Zen utilizada na primeira geração da linha Ryzen. A segunda geração tem fabricação em 12nm, o que melhorou o processador da AMD. Aliás, temos um artigo que explica como saber a geração do processador, seja ele Intel ou AMD.

A linha Ryzen 5 da AMD também está presente em notebooks. Quer saber mais sobre o Ryzen 5 da AMD? Confira neste artigo a nossa análise de ficha técnica completa do AMD Ryzen 5 2600.

Desempenho do Ryzen 5 2600

O AMD Ryzen 5 2600 possui 3,4GHz de clock e chega a 3,9GHz com o boost (Foto: Divulgação/Shutterstock)
O AMD Ryzen 5 2600 possui 3,4GHz de clock e chega a 3,9GHz com o boost (Foto: Divulgação/Shutterstock)

O AMD Ryzen 5 2600 é um processador hexa-core (seis núcleos) com 12 theads, portanto consegue realizar bem mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O clock é de 3,4GHz e o boost clock chega 3,9GHz.

A CPU suporta memórias DDR4 e é indicada para quem procura um chip para jogos e para o trabalho, já que sua configuração dá conta de realizar muitas atividades, como edição de vídeos, por exemplo.

O site UserBenchmarck indica que o Ryzen 5 2600 é melhor do que modelos como o Intel Core i5-4690K e o Intel Core i5-8259U. O processador também aceita overclock, que pode melhorar a experiência do usuário com a CPU.

E para rodar jogos?

O processador da AMD não vem com placa de vídeo integrada. Portanto, é importante ter isso em mente na hora de adquirir a AMD Ryzen 5 2600 porque você precisará investir em uma placa de vídeo dedicada. Contudo, é dessa forma que você tira o melhor proveito do processador.

O site Userbenchmark indica que a a CPU em conjunto com uma GeForce RTX 2060 Super, uma placa de vídeo boa, chega a 198 FPS média no CS:GO; 96 FPS no GTA V; 113 FPS no PUBG e 115 FPS no Fortnite, números estes que mostram que o processador é bom para jogos.

Temperatura

O AMD Ryzen 5 2600 suporta até 95°C de temperatura e possui 65W de TDP (Foto: Divulgação/Shutterstock)
O AMD Ryzen 5 2600 suporta até 95°C de temperatura e possui 65W de TDP (Foto: Divulgação/Shutterstock)

O Thermal Design Power (TDP) da CPU é de 65W, ou seja, essa é quantidade máxima de potência que o sistema precisa resfriar. Esse é um valor bom que indica que o processador não aquece muito e também não consome muita energia.

O AMD Ryzen 5 2600 já vem com um cooler e, segundo a fabricante, o modelo suporta até 95°C de temperatura máxima.

Ryzen 5 2600: preço e custo-benefício

Com o preço entre R$ 600,00 e R$ 900,00, o AMD Ryzen 5 2600 tem um bom custo-benefício quando comparado com outras CPUs para jogos que passam facilmente dos mil reais. Mesmo sendo um modelo de segunda geração da AMD, o processador ainda se mostra capaz de rodar títulos mais atuais e com em combinação com uma boa placa de vídeo consegue atender às necessidades da maioria dos usuários.

Conclusão

O AMD Ryzen 5 2600 se mostra um bom processador e com um excelente custo-benefício para quem deseja montar um PC para jogos ou atividades pesadas, como programas de engenharia, arquitetura e edição de vídeos.

A arquitetura Zen+ confere ao processador pouco consumo de energia e temperaturas controladas. Como a CPU não vem com placa de vídeo integrada, é preciso ter isso em mente na hora de adquiri-la, mas seu funcionamento em conjunto com uma GPU intermediária é satisfatório.