Processador i5 9400F é bom? Tudo sobre o chip de 9ª geração da Intel

Está procurando por um processador custo-benefício? Veja a nossa análise do Intel i5 9400F, um dos melhores modelos para computadores intermediários

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Montar um computador em 2021 não está nada barato devido ao aumento do preço das peças, por isso os processadores com bom custo-benefício estão sendo busca constante dos consumidores. Entre eles, temos o Intel i5 9400F, um modelo da nona geração que se destaca por ter um bom desempenho e ser relativamente barato.

Esse chip é um dos melhores processadores de 2021 para aqueles que estão montando um PC intermediário, seja para jogos ou softwares um pouco mais pesados. Preparamos uma análise completa do i5 9400F para te mostrar quais são as suas principais características e ainda vamos indicar os melhores preços dele aqui no Brasil!

Desempenho do Intel i5 9400F

O Intel i5 9400F é um processador de nível intermediário (Foto: Divulgação)
O Intel i5 9400F é um processador de nível intermediário (Foto: Divulgação)

O Intel i5 9400F é um processador hexa-core que trabalha com seis threads. A fabricante informa que ele possui um clock base de 2,9Ghz, mas pode chegar a 4,1Ghz graças à tecnologia turbo.

Esse modelo foi desenvolvido em tecnologia de 14 nanômetros e não suporta overclock, prática que faz com que o processador atinga números maiores do que o informado pela fabricante. O Intel i5 9400F suporta memórias em padrão DDR4 de até 2666 MHz.

Ele é um chip intermediário e suas especificações técnicas não fogem muito do que outros processadores i5 costumam oferecer. O Intel Core i5 9400F pode ser usado tanto para jogos quanto para softwares profissionais que precisam de mais potência, mas é necessário que o restante da configuração do computador o acompanhe para que seu desempenho não fique limitado.

Desempenho do Intel i5 9400F em jogos

O Intel i5 9400F consegue rodar vários jogos com boa qualidade gráfica (Foto: Shutterstock)
O Intel i5 9400F consegue rodar vários jogos com boa qualidade gráfica (Foto: Shutterstock)

Esse processador não possui uma placa de vídeo integrada, por isso é necessário comprar uma dedicada, não só para jogar como também para ele poder dar imagem ao ligar o computador. Com essa informação em mente, o desempenho do Intel 9400F em jogos dependerá da placa de vídeo escolhida, além do restante da configuração do PC.

Considerando uma GPU que também é intermediária, como a GTX 1650, o usuário conseguirá rodar jogos como Dota 2, Fornite, LoL, CS:GO, Valorant, entre outros com os gráficos no Ultra. Títulos mais pesados como GTA V, The Witcher 3, Assassin’s Creed Odyssey precisarão ter seus gráficos reduzidos para terem um FPS acima dos 60.

Se quiser entender melhor as configurações da placa que usamos de exemplo, você pode conferir nosso artigo com análise da GTX 1650 e também saber como comparar placa de vídeo.

Temperatura do Intel i5 9400F

O Intel i5 9400F possui um bom controle de temperatura e consumo de energia (Foto: Divulgação)
O Intel i5 9400F possui um bom controle de temperatura e consumo de energia (Foto: Divulgação)

O Intel i5 9400F tem um TDP de 65W, e como não é liberado para overclock, tende a não aquecer muito e oferecer boa economia de energia. Mesmo em situações extremas, esse chip aguenta uma temperatura de até 100°C. É válido ressaltar que ele possui Cooler Box já de fábrica.

O Thermal Design Power (TDP) é a quantidade máxima de potência que o sistema de resfriamento precisa dissipar. Um TDP mais baixo significa que o chip tipicamente consome menos energia.

Preço e custo-benefício do Intel i5 9400F

O processador i5 9400F pode ser encontrado a partir de R$ 1100, mas em promoções é possível comprá-lo até abaixo dos R$ 1000*, valores que o tornam muito competitivo no mercado de processadores custo-benefício.

Os seus principais concorrentes são os modelos Ryzen 2600 e Ryzen 3600, ambos com preços superiores aos modelos da Intel. Entenda como comparar processadores da forma certa.

Considerando o valor do i5 9400F fora da promoção, talvez seja uma boa dar uma olhada no Intel i5 10400F, modelo que é uma geração mais recente e possui preços bem próximos. Veja como descobrir a geração dos processadores.

*Valores coletados no dia 03/06/2021.

Veja ofertas das alternativas da AMD:

Veja ofertas do 10400F:

Conclusão: processador i5 9400F é bom?

O Intel i5 9400F é uma excelente opção custo-benefício para aqueles que estão montando um computador intermediário, seja para jogar ou mesmo para trabalho. Ele consegue rodar vários jogos com bom desempenho, mesmo que alguns deles tenham que ter seus gráficos diminuídos.

O Intel Core i5 9400F acaba ficando para trás dos modelos Ryzen quando o assunto é desempenho multitarefas, já que nem sequer conta com a tecnologia de Hyperthreading, mas está com um preço justo pela sua performance.

O ponto negativo é que ele não possui placa de vídeo integrada, o que força o usuário a investir em uma GPU, mesmo que de baixo custo.

Pesando todos esses pontos, se você está procurando um processador com bom custo-benefício e preço relativamente barato, o Intel i5 9400F é uma excelente opção de compra. Veja os melhores preços para ele no Brasil: