Ração para cachorro: confira as 9 melhores rações para cães

Standard, Premium ou Super Premium, o importante é decidir a melhor ração para cachorro para as necessidades do seu pet

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 13 min. de leitura.

Compartilhe:

Com o avanço nos estudos sobre a alimentação canina e o aumento de opções no segmento de rações, é cada vez mais importante que o dono pesquise a melhor opção para seu cachorro. Na hora de escolher a ração para cachorro que mais se adeque às necessidades do pet, o ideal é levar em consideração a idade (filhote, adulto ou idoso), o porte (pequeno, médio ou grande) e a raça (ou mistura) do cão. Além disso, é necessário se atentar ao valor nutricional (quantidade de proteínas, vitaminas e gorduras), aos ingredientes (tipos de proteínas, grãos e legumes) e à presença de transgênicos, corantes e conservantes para escolher a melhor ração para cachorro.

Para facilitar essa decisão, nós selecionamos as melhores rações para cachorro do mercado. Como a gama desses produtos é bem grande, é necessário, primeiro, entender os três tipos de ração para cachorro mais populares. Atualmente, existem as Standard, as Premium e as Super Premium. Para além do preço, o tutor deve pensar no custo-benefício. Afinal, quanto menor a digestibilidade da ração, menos o animal se saciará. Dê um Zoom para conhecer qual a melhor ração para cachorro e saber como escolher o produto ideal para o seu companheiro de quatro patas!

Leia também: 10 produtos para cachorro que todo dono deve ter

Entenda os principais tipos de ração para cachorro existentes no mercado para poder escolher a melhor para o seu pet (Reprodução/Shutterstock)
Entenda os principais tipos de ração para cachorro existentes no mercado para poder escolher a melhor para o seu pet (Reprodução/Shutterstock)

Ração Standard

As rações Standard são aquelas consideradas intermediárias. Também são as mais vendidas no Brasil, principalmente por conta do preço acessível e da qualidade superior às rações populares. Esse produto é uma ótima alternativa para quem não pode investir tanto dinheiro na alimentação do pet.

Apesar disso, a ração para cachorro Standard apresenta uma qualidade nutricional reduzida, se comparada às rações do tipo Premium e Super Premium. Ela é produzida com proteínas simples, que dificultam um pouco a digestão e a absorção de vitaminas.

1. Purina Kanina

A ração Purina Kanina é do tipo Standard (Divulgação/Nestlé)
A ração Purina Kanina é do tipo Standard (Divulgação/Nestlé)

A ração para cachorro Purina Kanina é uma ração do tipo Standard do grupo Nestlé, gigante no segmento de pet e em vários outros ramos. Essa ração atende a todos os portes de cachorros adultos, tendo também sua versão para filhotes.

A ração Kanina traz vitaminas A, B12, D3 e E, além de zinco, cálcio, ferro e outros minerais importantes para a saúde canina. Entre os pontos positivos desse produto estão o sabor, de Carne e Cereais, e o preço. Como ponto negativo, essa ração para cachorro conta com a presença de transgênicos, antioxidantes e corantes artificiais.

Veja aqui algumas ofertas da ração para cachorro Purina Kanina!

Especificações da Purina Kanina:

  • Linha: Standard
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Médio, Pequeno e Grande
  • Idade: Filhote e Adulto
  • Sabor: Carne e Cereais
  • Composição: Milho integral moído, sorgo integral moído, farelo de soja, glúten de milho, farinha de carne e ossos, gordura animal estabilizada, farinha de subprodutos de frango, quirera de arroz, carbonato de cálcio, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, fosfato bicálcico, hidrolisado de fígado de ave e suíno, cloreto de colina, corantes (amarelo 5, vermelho 40 e azul 2), premix vitamínico, premix mineral e antioxidante BHT
  • Tipo: Rações Secas

2. Faro Affinity

A ração Faro Affinity é do tipo Standard (Divulgação/Affinity)
A ração Faro Affinity é do tipo Standard (Divulgação/Affinity)

A ração para cachorro Faro Affinity é uma ração do tipo Standard da Affinity, empresa que atua no ramo pet em mais de 20 países, desde 1964. É um produto que conta com rações para cães de pequeno, médio e grande porte, além de ter versões para cães filhotes e adultos.

Essa ração também possui uma variação de sabor, com uma opção de Carne e Cereais, e outra de Frango e Legumes. Ela tem como pontos positivos o tamanho da embalagem e o preço. No entanto, essa ração para cachorro também traz a presença de transgênicos, antioxidantes e corantes artificiais em sua composição.

Confira aqui algumas opções da ração para cachorro Faro Affinity!

Especificações da Faro Affinity:

  • Linha: Standard
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Pequeno, Médio e Grande
  • Idade: Filhote e Adulto
  • Sabor: Carne e Cereais/Frango e Legumes
  • Composição: Farinha de carne e ossos (mín. 5%), milho integral moído, óleo de frango, farinha de vísceras de aves, farelo de soja, bandinha de feijão, farelo de trigo, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, hidrolisado de fígado ave e suíno (mín. 0,5%), aditivo prebiótico (parede celular de levedura - fonte de mananoligossacarídeos mín. 0,08%), extrato de yucca (mín. 0,02%), corantes (artificial vermelho amaranto, artificial azul indigotina, artificial amarelo tartrazina, artificial vermelho allura, dióxido de titânio), ácido propiônico, sorbato de potássio, antioxidantes (BHA, BHT), aditivo adsorvente, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, ácido pantotênico, ácido fólico, niacina, biotina, cloreto de colina) e minerais (sulfato de zinco, sulfato de ferro, sulfato de manganês, iodato de cálcio, selenito de sódio, proteinato de cobre)
  • Tipo: Rações Secas/Úmidas

3. Champ

A ração Champ é do tipo Standard (Divulgação/MARS)
A ração Champ é do tipo Standard (Divulgação/MARS)

A ração para cachorro Champ é uma ração do tipo Standard da MARS, mesma fabricante da Pedigree. Essa ração possui apenas uma versão para cachorros de todos os portes, além de opções para cães filhotes. Sem variação de sabores, a ração Champ vem apenas no sabor Carne e Cereal.

Ela traz uma variedade de vitaminas e minerais, mas, em sua composição, podemos encontrar transgênicos, antioxidantes e corantes artificiais. Essa ração para cachorro também produz o mesmo tamanho de grão para todos os portes de pet.

Veja aqui algumas ofertas da ração para cachorro Champ!

Especificações da Champ:

  • Linha: Standard
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Pequeno, Médio e Grande
  • Idade: Filhote e Adulto
  • Sabor: Carne e Cereais
  • Composição: Milho integral moído, farinha de vísceras, farelo de trigo, farelo de milho, gordura de frango, corante natural caramelo, corante vermelho ponceaux, hidrolizado de carne, cloreto de potássio, cloreto de sódio (sal comum), vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D3, vitamina E, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina, óxido de zinco, iodato de cálcio, sulfato de cobre e antioxidante
  • Tipo: Rações secas

Ração Premium

As rações Premium são rações com qualidade nutricional superior às do tipo Standard, tendo sua fórmula baseada em boas fontes de proteína. Outro ponto positivo desse produto é a presença reduzida ou nula de corantes que prejudicam a saúde do cachorro.

Em relação ao preço, mesmo sendo uma ração para cachorro de valor mais alto que a Standard, devido à qualidade em nutrientes, o pet passa a comer em menor quantidade, o que ajuda na economia. Feita com proteína vegetal, a ração Premium pode apresentar uma boa relação de custo-benefício.

1. Golden Formula

A ração Golden Formula é do tipo Premium (Divulgação/PremieR Pet)
A ração Golden Formula é do tipo Premium (Divulgação/PremieR Pet)

A ração para cachorro Golden Formula é uma ração do tipo Premium da PremieR Pet, uma das maiores empresas do ramo de pet do mundo, e que atua desde 1995. Esse produto atende a todos os portes de cachorros adultos. Além disso, ela conta com uma versão em mini bits, ideal para cães pequenos.

A ração Golden está disponível, em versões para filhotes, adultos e idosos, em uma grande variedade de linhas: Formula, Special, Duo, Mega, Power Training, Seleção Natural e Light. Apesar de não utilizar corantes em sua produção, essa ração para cachorro conta com antioxidantes e transgênicos em sua fórmula.

Confira aqui algumas opções da ração para cachorro Golden Formula!

Especificações da Golden Formula:

  • Linha: Premium
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Pequeno, Médio e Grande
  • Idade: Adulto
  • Sabor: Frango e Arroz
  • Composição: Farinha de vísceras de frango, milho integral moído, quirera de arroz, proteína isolada de suíno, gordura de frango, polpa de beterraba, farelo de arroz desengordurado, gordura suína, levedura seca de cervejaria, hidrolisado de frango, semente de linhaça, lisina, premix vitamínico mineral, cloreto de sódio, cloreto de potássio, parede celular de levedura e antioxidantes BHA e BHT
  • Tipo: Rações secas

2. Purina Dog Chow

A ração Purina Dog Chow é do tipo Premium (Divulgação/Nestlé)
A ração Purina Dog Chow é do tipo Premium (Divulgação/Nestlé)

A ração para cachorro Purina Dog Chow é a ração do tipo Premium do grupo Nestlé, gigante mundial do ramo de pet e alimentos. Ela está disponível em opções para cachorros “mini e pequenos” e “médios e grandes”, tanto para filhotes quanto para cães adultos.

Esse produto também se apresenta nas versões Controle de Peso, Papita (para filhotes) e Longevidade (para cães com mais de 7 anos), sendo esse último para pets de qualquer porte. A ração para cachorro da Purina ainda conta com uma linha inteira sem corantes (disponível em dois sabores: Frango e Arroz e Carne e Arroz), apesar de também trazer transgênicos e corantes em alguns produtos.

Veja aqui algumas ofertas da ração para cachorro Purina Dog Chow!

Especificações da Purina Dog Chow:

  • Linha: Premium
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Mini e Pequeno/Médio e Grande
  • Idade: Filhote e Adulto
  • Sabor: Frango e Arroz/Carne e Arroz
  • Composição: Milho integral moído, farinha de subprodutos de frango, farinha de carne e ossos de bovinos, fibra de soja, quirera de arroz, farelo de soja, gordura animal estabilizada, trigo integral moído, farelo de glúten de milho, ervilha desidratada, cenoura desidratada, cloreto de sódio (sal comum), fosfato bicálcico, cloreto de potássio, inulina, zeolita, hidrolisado de fígado de ave e suíno, taurina, L-lisina, DL-metionina, vitaminas (A, D3, E, B12, mononitrato de tiamina, suplemento de riboflavina, cloridrato de piridoxina, niacina, pantotenato de cálcio, ácido fólico, cloreto de colina), minerais (sulfato de zinco, proteinato de zinco, sulfato ferroso, sulfato de manganês, proteinato de manganês, sulfato de cobre, proteinato de cobre, iodato de cálcio, selenito de sódio), corantes (amarelo 5, amarelo 6, vermelho 40, azul 2 e dióxido de titânio) e antioxidante BHT
  • Tipo: Rações secas

3. Pedigree Equilíbrio Natural

A ração Pedigree Equilíbrio Natural é do tipo Premium (Divulgação/Pedigree)
A ração Pedigree Equilíbrio Natural é do tipo Premium (Divulgação/Pedigree)

A ração para cachorro Pedigree Equilíbrio Natural é uma ração do tipo Premium da Pedigree, uma das marcas mais tradicionais do segmento. Essa ração está disponível em opções para cachorros pequenos, médios e grandes, para cães filhotes, adultos e adultos 7+ (a partir de 7 anos de idade).

A Pedigree também disponibiliza outros tipos de rações Premium, para todos os portes e fases da vida do pet. Na Equilíbrio Natural, é possível encontrar fontes de fibras 100% naturais (de acordo com o fabricante). Apesar disso, essa ração para cachorro também tem transgênicos, corantes e antioxidantes em sua fórmula.

Confira aqui algumas opções da ração para cachorro Pedigree Equilíbrio Natural!

Especificações da Pedigree Equilíbrio Natural:

  • Linha: Premium
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Pequeno, Médio e Grande
  • Idade: Filhote, Adulto e Adulto 7+
  • Sabor: Frango
  • Composição: Farinha de carne e ossos, farinha de subprodutos de frango, quirera de arroz, glúten de milho, milho integral moído, canjica de milho, linhaça, gordura de frango, cenoura, espinafre, polpa de beterraba, metionina, triptofano, vitaminas (a, d3, e, b1, b2, b6, b12, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina e cloreto de colina), minerais (cloreto de sódio - sal comum -, óxido de zinco, cloreto de potássio, sulfato de cobre, sulfato de ferro, iodato de cálcio e selenito de sódio), hidrolisado de fígado de ave e suíno, glicerol, sorbato de potássio, bht e corantes (caramelo, amarelo crepúsculo, vermelho ponceau, amarelo tartrazina, azul indigotina). Eventuais substitutivos: Sorgo integral moído, farelo de milho e óleo de soja refinado. Espécies doadoras do gene: agrobacterium tumefaciens, bacillus thuringiensis, streptomyces viridochromogenes, zea mays. Espécies doadoras do gene: Agrobacterium tumefaciens, bacillus thuringiensis, streptomyces viridochromogenes, arabidopsis thaliana
  • Tipo: Rações secas

Ração Super Premium

As rações Super Premium são as melhores rações que se pode comprar para o cachorro. Isso porque esse tipo de produto apresenta os melhores ingredientes em sua fórmula. Seu principal diferencial é a utilização de proteínas da mais qualidade (de origem animal), além da ausência de corantes artificiais e antioxidantes sintéticos.

Essas características tornam a ração para cachorro Super Premium uma grande aliada ao bem-estar do cão, pois esse produto garante um aproveitamento maior de nutrientes e, por consequência, diminui a chance dos pets terem problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados à digestão. Devido a esses pontos positivos, a produção desse tipo de ração acaba saindo mais cara, o que eleva o preço final para o consumidor.

1. Farmina N&D Prime

A ração Farmina N&D Prime é do tipo Super Premium (Divulgação/Farmina)
A ração Farmina N&D Prime é do tipo Super Premium (Divulgação/Farmina)

A ração para cachorro Farmina N&D Prime é uma ração do tipo Super Premium da Farmina, uma empresa criada em 1965, que tem como objetivo a produção de alimentos que visam satisfazer as necessidades de cães e gatos, além de atuar em mais de 40 países.

Atualmente, essa ração para cachorro conta com a linha N&D Prime, que é uma linha que não utiliza grãos e tem uma alta taxa de proteína animal, a linha N&D Ancestral Grain, que usa cereais como aveia e cevada em sua fórmula, a linha N&D Pumpkin, que tem como principal fonte de fibras e proteínas a abóbora, possuindo um baixo índice glicêmico, e a linha N&D Quinoa, voltada para cães com problemas digestivos, urinários e com dificuldade de controle de peso.

Além da extensa gama de produtos e sabores diferentes dos encontrados no mercado, a produção da ração para cachorro da Farmina é livre de transgênicos e outras substâncias que podem fazer mal ao cachorro. Como pontos negativos, esse produto apresenta um preço elevado e o aumento na quantidade e o odor das fezes, situação relatada por alguns tutores.

Veja aqui algumas ofertas da ração para cachorro Farmina N&D Prime!

Especificações da Farmina N&D Prime:

  • Linha: Super Premium
  • Pet: Cachorro
  • Porte: Pequeno, Médio e Grande
  • Idade: Adulto
  • Sabor: Cordeiro/BlueBerry
  • Composição: Carne de cordeiro, farinha de carne e ossos de ovino (mín. 3%), farinha de vísceras de aves, ovo desidratado, farinha de peixe, farinha de torresmo (proteína isolada de suíno), amido de batata, amido de mandioca, óleo de peixe, óleo de frango, polpa de beterraba, casca de ervilha, alfafa desidratada, lignocelulose, semente de psyllium, levedura seca de cervejaria, cenoura desidratada, espinafre desidratado, laranja desidratada, maçã desidratada, blueberry desidratado (mín. 0,075%), extrato de romã, extrato de chá verde, extrato de aloe vera, cúrcuma em pó, beta caroteno, luteína, aditivos prebióticos (FOS e MOS), DL-metionina, taurina, L-carnitina, sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, extrato de yucca, zeolita, hidrolisado de fígado de frango e suíno, vitaminas (A, D3, E, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de potássio, ferro aminoácido quelato, cobre aminoácido quelato, zinco aminoácido quelato, manganês aminoácido quelato, proteinato de selênio, iodato de cálcio, propionato de cálcio, concentrado de tocoferóis. Eventual substitutivo: proteína hidrolisada de peixe
  • Tipo: Rações secas

2. Royal Canin

A ração Royal Canin é do tipo Super Premium (Divulgação/Royal Canin)
A ração Royal Canin é do tipo Super Premium (Divulgação/Royal Canin)

A ração para cachorro Royal Canin é uma ração do tipo Super Premium que existe desde 1968, e que hoje pode ser encontrada em mais de 90 países, sendo uma das rações mais consumidas do mundo. Atualmente, esse produto é uma das linhas mais completas do mercado.

Essa ração para cachorro existe para todos os tipos de porte (muito pequeno, pequeno, médio, grande e muito grande) e idade (filhote, adulto e idoso). Além disso, ela traz opções específicas para várias raças, sendo uma voltada para cachorros que são criados em ambiente internos, e outra para cães de paladar exigente.

Ela também conta com uma linha veterinária, para cachorros castrados, obesos, diabéticos, alérgicos e com problemas renais e gastrointestinais. Sua alta qualidade nutricional e sua vasta linha de ração para cachorro é um dos pontos positivos desse produto, que, por sua vez, utiliza transgênicos e corantes artificiais em sua composição.

Confira aqui algumas opções da ração para cachorro Royal Canin!

Especificações da Royal Canin:

  • Linha: Super Premium
  • Pet: Cachorro
  • Porte de Raça: Muito Pequeno, Pequeno, Grande e Muito Grande
  • Idade: Filhote, Adulto e Idoso
  • Sabor: Diversos
  • Composição: Farinha de vísceras de aves, farinha de proteína isolada de suíno, milho integral moído, quirera de arroz, gordura de frango, polpa de beterraba, gordura suína, glúten de milho, glúten de trigo, óleo de peixe refinado, óleo de soja refinado, fruto-oligossacarídeos, tripolifosfato de sódio, sorbato de potássio, carbonato de cálcio, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, vitaminas (A, E, C, D3, B1, B2, B6, B12, PP), ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cloreto de colina, sulfato de ferro, sulfato de cobre, óxido de manganês, óxido de zinco, óxido de magnésio, iodato de cálcio, levedura seca de cervejaria, levedura enriquecida com selênio, DL-metionina, L-carnitina, palatabilizante à base de fígado de frango, antioxidante (BHA), milho integral moído e glúten de milho geneticamente modificados por bacillus thuringiensis, streptomyces viridochromogenes, agrobacterium tumefaciens e zea mays
  • Tipo: Rações secas

3. PremieR Formula

A ração PremierR Formula é do tipo Super Premium (Divulgação/PremieR)
A ração PremierR Formula é do tipo Super Premium (Divulgação/PremieR)

A ração para cachorro PremieR Formula é uma ração do tipo Super Premium da PremieR, uma das maiores empresas do ramo de pet do mundo. Além da linha PremieR Formula, que atende a cachorros de todos os portes e idades, esse produto traz a linha PremieR Ambientes Internos, voltada para animais que vivem dentro de casa, e a linha PremieR Raças Específicas, que conta com mais de 10 raças diferentes.

E as opções não param por aí! Também existe a linha PremieR Nutrição Clínica, voltada para cães com problemas alérgicos, gastrointestinais, renais, cardíacos, além daqueles com diabetes e obesidade, e a linha PremieR Seleção Natural, que prioriza a saúde e o bem-estar do pet e, também, a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

A grande variedade de produtos e as boas fontes de proteínas são os pontos positivos da ração para cachorro PremieR Formula. Esse produto utiliza, entretanto, transgênicos e antioxidantes em sua fórmula.

Veja aqui algumas ofertas da ração para cachorro PremieR Formula!

Especificações da PremieR Formula:

  • Linha: Super Premium
  • Pet: Cachorro
  • Porte de Raça: Pequeno, Médio e Grande
  • Idade: Filhote e Adulto
  • Sabor: Frango
  • Composição: Farinha de vísceras de frango, farelo de glúten de milho 60, ovo desidratado, proteína isolada de suíno, milho integral moído, quirera de arroz, polpa de beterraba, gordura de frango, óleo de peixe, gordura suína, ácido propiônico, antioxidantes BHA e BHT, cloreto de potássio, cloreto de sódio, hidrolisado de suíno e frango, levedura seca de cervejaria, mananoligossacarídeos (0,20%), parede celular de levedura, vitamina A, vitamina B12, vitamina C, vitamina D3, vitamina E, vitamina K3, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina, cloreto de colina, niacina, piridoxina, riboflavina, tiamina, cobre aminoácido quelato, ferro aminoácido quelato, iodeto de potássio, manganês aminoácido quelato, proteinato de selênio, sulfato de cobre, sulfato de ferro, sulfato de manganês, sulfato de zinco, zinco aminoácido quelato. Contém milho e farelo de glúten de milho 60 transgênicos (espécies doadoras de gene: bacillus thuringiensis, agrobacterium tumefaciens, streptomyces viridochromogenes)
  • Tipo: Rações secas

Leia também:

Esse artigo visa colaborar com os tutores de cães na escolha da ração mais adequada ao cachorro. Para que você faça a melhor decisão possível, busque a orientação de um veterinário de confiança. A forma mais apropriada de garantir uma nutrição balanceada, de acordo com as necessidades do seu pet, é levá-lo para um check-up.