Apple TV 4K vale a pena? Confira análise dessa smart TV Box

Aparelho da Apple converte TV em smart e é capaz de reproduzir imagens com resolução 4K.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Lançada no Brasil em outubro de 2017 pelo preço de R$ 1.299,00, a TV box da Apple oferece novidades. As vantagens em relação ao modelo anterior, da 4ª geração, fica à cargo da reprodução de conteúdos em resolução 4K ( 3840 × 2160 pixels) e suporte à tecnologia HDR 10 (High Dynamic Range, ou Grande Alcance Dinâmico).

A grande vantagem deste aparelho é transformar uma TV comum em smart, estando disponível nas versões 32 e 64 GB. Com a promessa de ser mais veloz e com qualidade gráfica superior à antiga versão, o novo media center da Apple é um dos produtos mais completos da categoria.

No entanto, o preço não agrada a todos. Embora esteja no mercado há alguns anos, a Apple TV 4K não apresentou queda de preço consideravelmente atrativa. Afinal de contas, vale à pena comprar a Apple TV 4K? Dê um Zoom abaixo nos prós e contras deste produto.

PRÓS:

  • Imagens em resolução 4k, com contrastes e cores intensas, próximas à realidade, graças ao HDR;
  • Sistema intuitivo;
  • Interface renovada e mais fácil de usar;
  • Vem com ontrole remoto;
  • Alto poder de processamento (de acordo com a marca);
  • Para quem tem dispositivos da marca, existe um mundo de possibilidade de conexão e funcionalidades;
  • Grande disponibilidade de apps, com upscale para resolução 4K.

CONTRAS:

  • Parte frontal do controle remoto em vidro, mais frágil
  • Não apresenta mesma quantidade de vantagens para que tem dispositivos Android

Ficha técnica Apple TV 4K:

  • Lançamento: 2017
  • Memória interna: 32 e 64GB
  • Resolução máxima: 4K
  • Sistema operacional: tvOS
  • Processador: chip A10X Fusion
  • HDR: Sim
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth 4.0
  • Conexões: HDMI e Ethernet
  • Recursos: Air Play, Apps e controle remoto
  • Assistente pessoal: Siri
  • Dimensões (AxLxP): 35mm x 98mm x 98mm
  • Sistemas operacionais compatíveis: iOS e Android (com algumas limitações)

Design

Saídas de ar na parte de baixo e sem portas USB

A fabricante do iPhone é conhecida pelo design sofisticado e clean que aplica a seus produtos. No que diz respeito a este quesito, a Apple TV 4K guarda algumas poucas diferenças com relação ao modelo anterior, percebidas apenas pelos olhares de um bom observador.

Com dimensões de 35 mm de altura, 98 mm de largura e 98 mm de profundidade, e pesando apenas 425 g, esta smart TV box tem bordas arredondadas e sua parte superior em preto fosco se assemelham ao modelo de 2015, com visual discreto para qualquer ambiente.

Design da Apple TV é clean e consegue se ajustar à qualquer ambiente. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)
Design da Apple TV é clean e consegue se ajustar à qualquer ambiente. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

Contudo, podemos notar as primeiras mudanças na conectividade do aparelho. Localizadas na parte traseira, as entradas HDMI 2.0, conector Gigabit Ethernet e conexão de energia permanecem, enquanto a porta USB -C foi removida da Apple TV 5º geração. Agora não será possível conectar diretamente do MacBook, por exemplo, via cabo. Porém, é possível fazer a conexão por bluetooth.

A segunda modificação foi a inclusão de saídas de ar na parte de baixo do produto. Como promete maior velocidade de reprodução com processador mais potente, a Apple anteviu o super aquecimento do produto e adicionou esta solução.

Um ponto positivo desta smart TV Box é o controle remoto, que tem a parte da frente em vidro, o que demanda maior cuidado com quedas indesejadas. Além dele, existe a possibilidade de controlar a Apple TV através dos iPhones e iPads, basta baixar o aplicativo Apple TV Remote.

Siri Remote, o controle da Apple TV 4K, tem parte frontal em vidro e textura diferenciada.(Imagem: Hadrian/Shutterstock)
Siri Remote, o controle da Apple TV 4K, tem parte frontal em vidro e textura diferenciada.(Imagem: Hadrian/Shutterstock)

A novidade no Siri Remote da Apple TV 4K está no botão de menu, que agora vem com uma borda branca de diferente textura para permitir que você localize e manuseie o controle ainda no escuro do ambiente. Ah! E vale dizer ainda que este aparelho da Apple vem com suporte à Siri, famosa assistente pessoal da marca, e o controle remoto vem com um botão específico para comandar o aparelho através da voz.

Desempenho

Imagens impressionantes e sons imersivos, com exceção do conteúdo do Youtube

A Apple cumpriu o que prometeu quando o assunto é potência de reprodução. A Apple TV 4K conta com o hardware A10x fusion, igual ao do iPad Pro de 2ª geração, que garante performance e gráficos ultra rápidos, sem atrasos na execução de aplicativos e games.

Como aponta o próprio nome, a Apple TV 4K apresenta suporte para as tecnologias 4K e HDR10, desde que o televisor que você vai conectá-la seja compatível com esses recursos, claro. Isso quer dizer que é necessário ter uma TV 4K para que as imagens sejam reproduzidas com essa resolução. Caso contrário, a TV box vai reproduzir os conteúdos no máximo que conseguir, como HD ou Full HD.

O HDR10 (High Dynamic Range) garante cores mais vivas, intensas e detalhes mais nítidos, enquanto o 4K faz com que as imagens não fiquem pixeladas, principalmente em displays grandes, como TVs de 50 e 55 polegadas, ou até mesmo maiores. E uma vantagem destes dois destaques em relação à concorrência é que a exibição em HDR e 4K ficam ativas a todo momento, mesmo para apps e conteúdos que não foram gravados em tal resolução.

De acordo com a marca, a Apple TV 4K é a primeira set-top box a transmitir certificação Dolby Atmos e Dolby Vision, sendo possível ter imagem e áudio de qualidade dentro de casa. O padrão Dolby Atmos garante uma experiência de áudio tridimensional, com som mais realista e imersivo.

Para melhor atender aos novos recursos e resolução da Apple TV 4K, a interface do aparelho foi toda redesenhada, ficando ainda mais fácil de usar. Esta set-top box facilita o acesso à App Store, Apple Arcade, Apple Music, fotos e vídeos, tudo na definição 4K, além de ter atalho para o iTunes.

Outra novidade é a Apple TV+, o serviço de streaming da Apple. Segundo o site da fabricante, na compra de 1 Apple TV 4K, você ganha 1 ano de assinatura deste serviço. Bacana, né? E se você já tem conta no iTunes, pode desfrutar de filmes em 4K pelo mesmo preço dos exibidos em Full HD. A Apple adaptou seus conteúdos para atrair cada vez mais pessoas para esta tecnologia.

Apple TV + é o serviço de streaming da Apple disponível para assistir com a Apple TV 4K. (Imagem: Halfpoint/Shutterstock)
Apple TV + é o serviço de streaming da Apple disponível para assistir com a Apple TV 4K. (Imagem: Halfpoint/Shutterstock)

Conectividade

Sistema operacional intuitivo e com facilidades de sincronização para quem tem iOS

O tvOs é o sistema operacional da set-top box da Apple, tão intuitivo quanto o iOs e fácil de configurar. Além de permitir a sincronização com outros aparelhos da marca através da nuvem iCloud, a plataforma agora oferece a possibilidade de sincronizar aplicativos e configurações de outras Apple TV’s, no caso de você ter uma antiga e quiser manter alguns comandos sem precisar começar do zero.

Na central de controle, você pode configurar vários usuários, reconhecendo toda a família e suas especificidades. Você ainda pode compartilhar fotos, vídeos e filmes da tela do seu iPhone na Apple TV através do aplicativo AirPlay.

Ah, se você preferir, também é possível realizar a configuração do aparelho por meio de outros dispositivos iOS ativando a opção “Configurar com dispositivo”. Se você não tem outro produto Apple em casa, infelizmente não poderá usufruir de tantos benefícios em matéria de sincronização, no entanto existem aplicativos, como o AirSync, que habilitam o espelhamento da tela do smartphone Android na TV, através da Apple TV.

Com a Apple TV também é possível montar, e controlar, a casa inteligente e conectada. Com o aplicativo Casa instalado dispositivos Apple, comande remotamente aparelhos compatíveis com o app Homekit, como caixas de som, campainhas, aparelhos de ar condicionado, purificadores de ar, dentre outros. De acordo com a fabricante, diversas marcas têm produtos que são compatíveis com o app HomeKit. Só é importante confirmar isto antes da compra.

Além disso, vale ressaltar que este aparelho vem com conexão Bluetooth. Com ela, é possível conectar diversos aparelhos à Apple TV, como fones de ouvido bluetooth, para você assistir à programação sozinho e não atrapalhar as outras pessoas da casa; e diversos joysticks compatíveis, como o Dual Shock 4, da PlayStation, e o com conexão Bluetooth do Xbox.

Apple TV consegue se conectar à diversos aparelhos que também tenham conexão bluetooth, como fones de ouvido e joysticks. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)
Apple TV consegue se conectar à diversos aparelhos que também tenham conexão bluetooth, como fones de ouvido e joysticks. (Imagem: Hadrian/Shutterstock)

Outro ponto de destaque é a memória interna do aparelho. Como dissemos acima, a Apple TV vem em dois modelos: de 32Gb e 64GB. O que vai determinar qual é a melhor para você é o seu uso.

Se você for uma pessoa que baixa muitos apps, tanto de streaming quanto de jogos e outros, então a de 64GB é a melhor. Caso este não seja o foco e você quer apenas um aparelho para assistir aos apps mais populares e navegar na internet, então a de 32GB vale a pena. Só tem um ponto a se considerar aqui: as duas estão com preço muito parecidos, fazendo com que a de 64GB seja a melhor opção.

Custo-benefício

Afinal, a Apple TV 4K vale a pena em 2020?

Se você procura o melhor set-top box do mercado em questão de potência e velocidade, a Apple TV 4K é uma das melhores opções do mercado. Com exibição de imagens em altíssima definição com o HDR10 e a tecnologia 4K ativos, este aparelho traz uma experiência boa em qualidade de imagem, além dosom com efeitos 3D garantidos pelo padrão Dolby Atmos.

Agora, isso tudo só vale caso você já tenha uma TV 4K ou com suporte ao HDR. Se o seu intuito ao comprar uma TV Box da Apple é transformar um televisor comum em smart, então adquirir este modelo não é o ideal, visto que os aparelhos 4K presentes no mercado já são smart, ou seja, é possível ter acesso à diversos apps de streaming e jogos, incluindo a Apple TV.

A grande vantagem do Apple TV 4K é a facilidade e conectividade com quem tem outros aparelhos da marca, já que existe um mundo de possibilidades de sincronização e conexão, indo de facilidades de configuração à de espelhamento de conteúdo.

Para quem quer uma TV Box mais em conta, existem diversos modelos com funcionalidades semelhantes no mercado, como a Xiaomi MI Box S, a Amazon Fire TV, ou até mesmo o dongle de espelhamento de tela do Google, o famoso Chromecast.

Se você ainda está em dúvida sobre qual aparelho comprar, também temos uma lista com as melhores TVs Box do momento. Para ter acesso ao conteúdo, é só clicar aqui!

Veja preços dos modelos da Apple TV 4K:

Você pode se interessar também: