Google deve lançar gadget para transformar TVs em Android TVs; veja detalhes

O novo dispositivo da marca virá com suporte à Google Assistente e sistema operacional.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Não são recentes os rumores de que a Google estaria trabalhando no que será o sucessor do Chromecast Ultra – que ainda nem foi lançado no Brasil –, porém somente agora a confirmação pode estar próxima de vir.

De acordo com informações exclusivas obtidas pelo XDA Developers, o grande diferencial do Google Sabrina, provável nome do aparelho, é contar com sistema operacional Android TV, capaz de transformar TVs em smarts, assim como é o caso das smart TVs Boxes, além de vir com controle remoto. Bem diferente dos seus lançamentos até o momento.

Outra novidade que pode vir com este novo gadget, aliás, é que o dispositivo deverá fazer parte do grupo Nest, linha de produtos residenciais inteligentes e capazes de se comunicarem entre si. Afinal, em seu controle remoto é possível perceber que ele contará com suporte à Google Assistente.

Com este aparelho, o Google ganha uma parte grande do mercado que procura por gadgets com sistema operacional e que sejam capazes de baixar aplicativos, além de ter em seu outro braço os Chromecasts, já conhecidos por muitos.

Saiba mais:

Google Sabrina: novo visual e com controle remoto

Google Sabrina, provável nome do novo gadget da marca, deve vir com controle remoto e sistema Android TV. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Google Sabrina, provável nome do novo gadget da marca, deve vir com controle remoto e sistema Android TV. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

O próximo dispositivo de streaming do Google deverá ter uma forma oval, diferente da forma arredondada do Chromecast. Além disso, enquanto o Chromecast 3ª geração e o Chromecast Ultra estão disponíveis apenas em preto e branco, o novo dispositivo Android TV do Google terá disponível, junto com as cores tradicionais, uma nova cor: a rosa claro. Embora não esteja descrito qual é o material usado no aparelho, parece que ele terá uma superfície lisa e uma textura arenosa.

Ademais, o vídeo do vazamento mostra apenas a metade superior do controle remoto, não muito diferente ao da Apple TV ou de uma smart TV box com Android TV, por exemplo.

É revelado que ele inclui botões para à Google Assistente, assim como “Home”, “Voltar”, “Favorito”, “Reprodução” e “Volume”. Apesar disso, não é possível ainda dizer se o controle contará com comandos dedicados exclusivamente à Netflix ou Amazon Prime Video, por exemplo. O aparelho, aliás, foi exibido apenas na cor branca, embora possa haver outras cores para combinar com o design do dongle da Android TV.

Vale destacar que, por contar com a Google Assistente, o controle da Sabrina deverá permitir o uso de comandos de voz para o dispositivo. Ou seja, para além de escolher um filme ou episódio de uma série, a assistente também poderá responder perguntas ou mesmo realizar ações com outros dispositivos inteligentes da casa – como apagar a luz, por exemplo.

Android TV com foco no conteúdo Google

Ao que tudo indica, haverá uma nova interface do usuário da Android TV focada no conteúdo Google. Como? É possível ver, por exemplo, uma lista de programas de TV e filmes na parte inferior da tela. No meio, há um carrossel de rolagem automática de títulos recomendados, juntamente com o provedor de serviços que oferecem o conteúdo.

Enquanto isso, na parte superior é possível encontrar aba para busca, sugestões, filmes e séries, transmissões ao vivo, aplicativos e biblioteca pessoal.

Quanto ao controle remoto, embora possa soar como um “dispositivo do passado”, é provável que o Google esteja justamente dando um passo para trás, a fim de consolidar o produto no mercado. Pois, justamente por não ter um controle, o Chromecast ainda obriga que os usuários tenham em mãos um smartphone ou tablet para reproduzir os conteúdos.

Google Sabrina deve chegar com controle remoto e suporte à Google Assistente. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Google Sabrina deve chegar com controle remoto e suporte à Google Assistente. (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Assim como falamos mais acima, este novo gadget vai dar mais opções aos usuários, transformando a TV em uma Android TV. Pelo menos é isto que os comandos do controle remoto dão a entender. Nos atuais modelos de Chromecast, por exemplo, não há um lugar onde os aplicativos são mostrados – ao invés disso, tudo é feito via smartphone.

Além disso, os aplicativos instalados, que muitas vezes são usados apenas na TV, acabam por ocupar espaço no celular ou outro dispositivo móvel. A expectativa é que a Google Sabrina permita que os aplicativos possam ser instalados diretamente no aparelho, sendo, assim, espelhado na TV. Isso dispensa a necessidade de um smartphone estar por perto para fazer o controle do que está sendo transmitido. ‌‌

Preço e data de lançamento

É importante destacar, porém, que o XDA Developers obteve essas informações a partir de um vídeo comercial e algumas renderização do produto, produzidos em outubro de 2019.

Até o momento, a Google ainda não confirmou detalhes de lançamento e preço da Google Sabrina. Além disso, visto que o material divulgado é baseado em dados do ano passado, também não é possível ter certeza se haverá ou não alguma modificação do que apresentamos agora.

Apesar disso, insiders da indústria estimam que a Sabrina deverá ter um valor de aproximadamente US$ 80 (pouco mais de R$ 400). Quanto a data de lançamento, por conta da pandemia do novo coronavírus, não há qualquer estimativa de quando irá acontecer.‌‌

*Fonte: XDA Developers

‌‌