Melhor TV box barata: veja 5 opções até R$300 para comprar

As smart TV boxes são capazes de transformar até as televisões mais antigas em smart

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Comprar uma TV box barata para dar aquele upgrade em uma televisão antiga é a melhor alternativa para quem deseja as facilidades de uma smart, mas está com a grana curta para investir em um televisor novo. Diferente do Chromecast, as TVs box são caixinhas que contam com um sistema operacional completo, além de controle remoto. Em alguns casos, funcionam até mesmo como conversor digital.

Atualmente, no mercado, existem diversos dispositivos - com resolução 4K, inclusive, - que são capazes de transformar seu televisor em uma smart TV sem gastar muito. Mas com tantas opções, fica meio difícil saber por onde começar a busca pela melhor TV box, não é? Pensando nisso, criamos um guia para te ajudar a encontrar a melhor tv box barata e boa do momento. Ficou curioso? Dê um Zoom!

Se ainda não entendeu muito bem a diferença entre as TVs box e o Chromecat, dá uma olhada no nosso artigo sobre o assunto.

Como selecionamos a melhor TV box barata?

Para que você possa decidir com mais facilidade pela melhor TV box barata para a sua televisão, listamos 5 aparelhos de qualidade, que oferecem suporte no Brasil e com faixa de preço até R$ 300,00.

Como as televisões mais antigas são bem diferentes entre si, e têm necessidades específicas, nossa lista inclui marcas e sistemas operacionais variados, para que você determine o aparelho mais adequado à sua TV. Venha conferir com a gente!

1. Aquário STV-2000 4K

Produto nacional com ótimo custo-benefício

Se você possui uma televisão de tubo com entrada HDMI aí na sua casa, a TV box Aquário é, sem dúvida alguma, a melhor alternativa. Com fabricação nacional, o equipamento homologado pela Anatel é capaz de converter até mesmo os televisores mais antigos em inteligentes, proporcionando uma baita economia.

Contando com uma versão otimizada do Android 7.1 Nougat, a STV-2000 permite que usuário utilize a Google Play Store para baixar jogos e aplicativos de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Youtube, Spotify, Globo Play, etc. Isto é possível, pois o aparelho apresenta processador Amlogic Quadcore, memória RAM de 1GB DDR3 e memória interna de 8GB, que pode ser expandida até 32GB com um cartão de memória SD, a fim de melhorar a eficiência no processamento.

Além disso, a TV box Aquário é capaz de reproduzir vídeos com resolução Ultra HD. Isso significa que, se sua televisão atual possui suporte para 4K, a reprodução de vídeos e imagens será suportada pelo aparelho. No entanto, se sua TV não tiver resolução 4K, o aparelho irá reproduzir imagens de acordo com a tecnologia oferecida, seja ela HD, Full HD ou inferior.

Quando o assunto é conectividade, o STV2000 apresenta 1 entrada HDMI, porta Ethernet, entrada de áudio e AV para TVs tubo, além de 4 portas USB, permitindo a conexão com pen drives, joysticks e até mesmo um teclado ou mouse, caso seja necessário. E mais, como toda TV box, ele acompanha um controle remoto, para que você não fique refém de um smatphone.

Ficha técnica da TV Box Aquário STV-2000 4K:

  • Processador: Amlogic - S905W
  • Memória RAM: 1GB
  • Armazenamento interno: 8GB (expansível até 32GB)
  • Sistema operacional: Android 7.1 Nougat
  • Conexões: 4x USB 2.0, HDMI, SD/MMC, SPDIF (áudio), AV (para TV de Tubo) e porta Ethertnet 10/100
  • Itens que acompanham o produto: 1 cabo HDMI e AV/RCA, 1 aparelho stv-2000, 1 controle remoto, 2 pilhas AAA, 1 fonte de alimentação e 1 guia rápido de instalação em português

2. Proeletronic SmartPro PROSB-2000

Imagem 4K e velocidade satisfatória

Para quem está cansado de assistir aos mesmos canais de sempre na televisão antiga, o Proeletronic SmartPro é uma ótima opção de TV box barata. Por possuir conexão com cabos AV, o aparelho converte até mesmo televisores de tubo em smart TVs com acesso a Youtube, Netflix, Telecine Play e outros aplicativos.

Contando com sistema operacional Android 7.1 e processador Quad core Cortex A7, o Proeletronic SmartPro não deixa a desejar no quesito velocidade. Além de apresentar desempenho eficiente, combinado ao sistema operacional, o Cortex A7 garante à TV box uma boa economia de energia.

Sua resolução 4K também acrescenta alguns pontos ao produto, que reproduz vídeos e imagens de forma satisfatória. Já o armazenamento interno de 8GB, apesar de pouco, permite o download de alguns vídeos e filmes para reprodução.

É importante destacar que o produto é homologado pela Anatel e possui garantia do fabricante de até 12 meses contra possíveis defeitos de fabricação.

Ficha técnica do Proeletronic SmartPro PROSB-2000:

  • Processador: Quad core Cortex A7
  • Memória RAM: DDRIII 2 GB
  • Armazenamento interno: 8GB
  • Sistema operacional: Android 7.1 Nougat
  • Conexões: porta Ethernet, entradas AV, HDMI, USB e micro SD.
  • Itens que acompanham o produto: 1 Receptor Digital HD, 1 Controle remoto com pilha(s), 1 Cabo HDMI, 1 Cartão de acesso, 1 Manual do usuário.

3. Fire TV Stick Amazon Lite

Modelo compacto e com suporte para Alexa

Lançado no segundo semestre de 2020, a Fire TV Stick Lite é um modelo de TV box barato, compacto e, consequentemente, mais básico. No entanto, suas funcionalidades são surpreendentes, o que o torna competitivo no mercado, principalmente pelo desempenho. Constituído de processador quad-core de 1,7 GHz, o aparelho reproduz filmes jogos sem apresentar engasgos.

Com sistema operacional Fire OS, o Lite apresenta navegação intuitiva e já vem com Netflix, YouTube, Prime Video e um navegador padrão próprio pré-instalados. Entretanto, a loja de aplicativos não é tão recheada quanto o esperado. Streamings populares como HBO Go e Globoplay não estão disponíveis para download e a interface é praticamente toda preenchida pelos serviços da Amazon, privilegiando assinantes Prime Video e Prime Music.

Além disso, quando não está em uso, o aparelho entra no modo economia de energia, a fim de poupar sua carga. Quanto à conexão com assistentes virtuais, o controle do Fire Stick Lite apresenta microfone e um botão para acionar a Alexa, permitindo abrir aplicativos, perguntar sobre as horas, desligar e ligar a TV, entre outras coisas.

Já no que diz respeito à reprodução de imagens, o produto se limita à resolução Full HD, não oferecendo o desejado 4K. Para alguns, esse ponto até poderia tirá-lo da lista de melhor TV box, mas se sua TV também não oferece suporte para imagens Ultra HD, isso não é um problema.

Confira aqui nossa análise da Fire TV Stick, o modelo anterior da Amazon.

Ficha técnica da Fire TV Stick Amazon Lite:

  • Processador: Quad-core 1.7 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8GB
  • Sistema operacional: Fire OS
  • Controle de voz: Alexa ou Fire TV (disponível para Fire OS, Android e iOS).
  • Conexões: 1 saída HDMI e (1 entrada USB para carregar o aparelho)
  • Itens que acompanham o produto: 1 Controle Remoto Lite por Voz com Alexa, 1 cabo USB e adaptador de energia, 1 cabo extensor de HDMI, 2 pilhas AAA e Guia de início rápido.

4. Mi TV Stick Xiaomi 8 GB Full HD

Google Assistente e ampla gama de aplicativos

Para quem espera se conectar com uma grande gama de aplicativos, o Mi TV Stick da Xiaomi se mostra como a melhor TV box. Além de apresentar compatibilidade com streamings populares como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, YouTube, HBO Go, Telecine Play, etc. O Mi TV Stick acessa até mesmo plataformas como o Hulu e o Disney Plus.

Um ponto alto do Mi Stick é que seu controle possui um microfone embutido, que aciona o assistente pessoal do Google, possibilitando a execução de diversas tarefas como abrir aplicativos, escolher playlists ou se informar sobre a temperatura na região. Além disso, o dispositivo é hibrido e possui Chromecast Integrado - o Google Cast -, que permite ao usuário conectar-se à TV com o Smartphone, espelhando a tela e executando os controles.

O processador Quad-core 1.7 GHz com 1GB de memória RAM não é o melhor do mercado, mas também não deixa a desejar. Em contrapartida, seus 8 GB de memória interna permitem o download de jogos, vídeos e até mesmo aplicativos de karaokê, para se divertir com os amigos.

Quanto à imagem, o Mi TV Stick apenas reproduz em Full HD, mas apesar de não possuir resolução 4k, o dispositivo conta com as tecnologia DTS Audio e Dolby Audio, que melhoram, e muito, experiência sonora ao assistir filmes.

É importante ressaltar que as versões importadas do Mi Stick, apesar de originais, não possuem homologação da Anatel ou garantia válida no país.

Veja nossa análise do Mi TV Stick da Xiaomi e descubra se o produto vale a pena.

Ficha técnica do Mi TV Stick Xiaomi:

  • Processador: Quad-core 1.7 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Sistema operacional: Android TV
  • Controle de voz: Google Assistente
  • Conexões: 1 saída HDMI, 1 entrada micro USB
  • Itens que acompanham o produto: 1 controle remoto, 1 cabo USB e adaptador de energia, 1 cabo adaptador de HDMI.

5. Smart TV Box MXQ Pro

Resolução 4K e sistema operacional Android TV

Com sistema operacional Andoid TV baseado no Android 7, o Smart TV Box MXQ Pro permite que os usuários e assistam filmes e séries nas plataformas mais populares de streaming disponíveis na Google Play Store de forma independente, sem precisar espelhar o conteúdo de um smatphone.

O processador Amlogic S905W aliado a 1 GB de memória RAM proporcionam desempenho satisfatório, no entanto podem apresentar travamentos em jogos com gráficos mais pesados. Em contrapartida, por não ser dual band, o aparelho apresenta um ótimo funcionamento mesmo longe do roteador, o que permite ao usuário maior mobilidade pela casa.

Quando o assunto é imagem, um dos pontos negativos é que, apesar de carregar o 4K no nome, o aparelho não reproduz vídeos dos aplicativos de streaming nesta resolução. O que significa que só é possível ver vídeos pessoais armazenados no aparelho, em pen drives e outros periféricos na resolução 4K.

Outro ponto de atenção é que o produto não é fabricado no Brasil, portanto não existe garantia em território nacional.

Ficha técnica da Smart TV Box MXQ Pro:

  • Processador: Amlogic S905W
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Sistema operacional: Android TV
  • Conexões: AV, DC porta de alimentação, HDMI, LAN, RJ45, SPDIF, cartão TF, USB 2.0
  • Itens que acompanham o produto: 1 carregador AC, 1 Cabo HDMI, 1 Controle Remoto, 1 Manual do Usuário

Agora que já tem o dispositivo, que tal escolher um filme para assistir no seu streaming preferido? Conheça os melhores filmes da Netflix, do Prime Video e do Disney Plus em 2021!

Confira o vídeo com as melhores TV boxes baratas no nosso canal no Youtube: