Apple TV ao lado do controle remoto, ambos em fundo cinza, com selo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

Apple TV 4K: imagem e som com qualidade de cinema

Testamos e avaliamos as principais características da Apple TV 4K

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você usa iPhone, iPad ou outros aparelhos da Apple e pensa em comprar uma smart TV box para a sua televisão, a Apple TV pode ser uma boa escolha. Esse aparelho é facilmente integrado aos celulares da Apple, além de ser compatível com a resolução 4K e ter tecnologia Dolby Atmos, a mesma usada em salas de cinema.

Se você pensa em comprar uma Apple TV, mas está em dúvida se essa smart TV box vale a pena, confira nosso review sobre o produto. Para fazê-lo, testamos a Apple TV e a avaliamos com base em critérios como design, qualidade de imagem e som, desempenho do aparelho, acessórios inclusos e, é claro, seu custo-benefício. Continue lendo para saber nossas conclusões sobre o dispositivo da Apple.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras:

Prós: A qualidade de imagem, com resolução 4K, e de áudio, com a tecnologia Dolby Atmos, são os principais pontos positivos dessa smart TV box.

Contras: Já entre os contras estão o preço alto, característico dos produtos da Apple, e a interface difícil de usar, em comparação a outros aparelhos semelhantes.

Confira as melhores ofertas para a Apple TV 4K aqui no Zoom:

O que vem na caixa?

A Apple TV vem em uma caixinha compacta e minimalista, como é comum nos aparelhos da marca. Além do smart TV box, também vêm na caixa o controle remoto Siri Remote, o cabo de alimentação e um cabo lightning, para carregamento do controle. Para usar o aparelho, é necessário ter um cabo HDMI, que não vem incluso.

A Apple TV 4K vem com cabo de energia, controle remoto Siri Remote, cabo Lightning para carregar o controle remoto e documentos (Foto: Zoom)
A Apple TV 4K vem com cabo de energia, controle remoto Siri Remote, cabo Lightning para carregar o controle remoto e documentos (Foto: Zoom)
  • Apple TV 4K
  • Siri Remote
  • Cabo de alimentação
  • Cabo de Lightning para USB
  • Documentação

Ficha técnica da Apple TV 4K

Se você ainda não sabe como funciona uma smart TV box, a gente explica tudo o que você precisa saber aqui.

Design

O design da Apple TV é bem elegante e minimalista, o que já é esperado dos produtos da marca. O minimalismo já começa na caixa, que é compacta e tem apenas as informações essenciais no lado de fora. Ao abrir, você encontra a smart TV box, o controle remoto - que também é minimalista e tem poucos botões -, os cabos e o manual de instruções.

A Apple TV tem o formato quadrado e é fina. A largura é de 98 mm, com 35 mm de altura. Ela não tem nenhum botão e apenas uma pequena luz de LED para indicar que está ligada.

A Apple TV 4K é compacta e tem design minimalista e elegante (Foto: Zoom)
A Apple TV 4K é compacta e tem design minimalista e elegante (Foto: Zoom)

Na parte de trás estão apenas três entradas: uma para o cabo de energia, uma entrada HDMI para ligá-la à TV e uma entrada Ethernet. Um lado negativo é que o dispositivo precisa ser ligado à tomada, diferentemente de outras smart TV boxes, que podem ser conectadas a uma porta USB.

A parte de trás do aparelho oferece as 3 entradas disponíveis. (Foto: Zoom)
A parte de trás do aparelho oferece as 3 entradas disponíveis. (Foto: Zoom)

O controle remoto também é bem compacto e simples de usar. Ele tem apenas 6 botões: Menu, que abre a página inicial da Apple TV; um botão com um símbolo de TV, que abre o app de streaming da Apple, um botão dedicado para a Siri, um botão de play/pause e os dois botões de volume. Além disso, a parte superior dele é touch, onde o usuário pode navegar sem precisar usar setas, além de ser sensível a pressão, para selecionar comandos.

O controle remoto da Apple TV tem apenas 6 botões e conta com touch para melhorar a navegação. (Foto: Zoom)
O controle remoto da Apple TV tem apenas 6 botões e conta com touch para melhorar a navegação. (Foto: Zoom)

Imagem

Essa Apple TV é compatível com resolução 4K e recurso HDR Dolby Vision, que deixa as cores mais vivas e reais e ainda melhora a qualidade da imagem. Por isso, ela garante que você os seus programas favoritos sejam exibidos com a melhor qualidade de imagem possível, cores super próximas à realidade e que você não perca nenhum detalhe.

Minha TV tem resolução 4K e, de fato, ao usar a Apple TV, as imagens não tiveram nenhuma perda de qualidade. Em relação a outros smart TV boxes, como o Chromecast, dá para notar que a versão da Apple tem qualidade de imagem mais alta, graças à resolução 4K e tecnologia Dolby Vision.

A Apple TV 4K tem recurso HDR e tecnologia Dolby Vision (Foto: Zoom)
A Apple TV 4K tem recurso HDR e tecnologia Dolby Vision (Foto: Zoom)

Conectividade

A Apple TV 4K tem conexão Bluetooth 5.0, que tem tempo de resposta mais curto e menor latência que as versões anteriores. Isso é ideal para quem gosta de assistir filmes e séries de fone de ouvido, para não incomodar as pessoas ao redor. Além disso, essa smart TV box também tem receptor infravermelho para receber os sinais enviados pelo controle remoto.

Por fim, ela é compatível com redes de Wi-Fi com frequências de 2,4 e 5 GHz. Não tenho nenhuma reclamação em relação à conectividade. A conexão com o Wi-Fi é bem estável e o aparelho tem uma ótima conexão com o controle remoto, recebendo os comandos rapidamente e sem erros.

Parte debaixo da Apple TV 4K. (Foto: Zoom)
Parte debaixo da Apple TV 4K. (Foto: Zoom)

Veja aqui como configurar sua smart TV box.

Áudio

Essa versão da Apple TV conta com Dolby Atmos, tecnologia de som usada em salas de cinema e que garante mais qualidade de áudio e uma experiência imersiva. Isso porque esse recurso traz som surround e mais alturas de som, o que garante um resultado envolvente, que faz você se sentir dentro do cinema.

A tecnologia Dolby Atmos também proporciona usar volume altos sem distorcer o som. Por isso, se você é do tipo que gosta de criar uma atmosfera de cinema em casa, vai gostar da Apple TV 4K.

Desempenho

Antes de falar sobre o desempenho da Apple TV, acho importante destacar que eu não uso nenhum dispositivo dessa marca atualmente. Já tive iPod e iPhone há alguns anos atrás, mas não estou familiarizada com a interface atual da Apple. Por isso, tive bastante dificuldade para me adaptar à Apple TV. Não achei seu menu intuitivo e, mesmo tendo facilidade para lidar com tecnologias e sistemas diferentes, não foi fácil descobrir como usar essa smart TV box.

Embora tenha sido bem fácil conectá-la à televisão e a usabilidade do Siri Remote seja bem simples, não dá para dizer o mesmo do sistema operacional da Apple TV. Para acessar aplicativos, tive que fazer login com meu Apple ID. Como eu não tinha um, precisei fazer um cadastro usando meu celular ou notebook.

Depois fazer o cadastro e logar com meu Apple ID na Apple TV, achei que meu problema estava resolvido. Mas fui surpreendida ao tentar abrir um app e receber uma notificação de que eu deveria fazer login no iTunes Store antes. Voltei para o notebook e foi bem difícil encontrar a página de login do iTunes Store. No fim das contas, precisei fazer download do aplicativo no meu computador para poder me registrar.

Em resumo, não consegui explorar todas as funcionalidades da Apple TV, mas foi possível acessar aplicativos de streaming para assistir séries e avaliar a qualidade de som e imagem do dispositivo. Imagino que, para uma pessoa mais velha, seja quase impossível desvendar esse aparelho.

A Apple TV 4K tem ótimo desempenho, mas interface complicada de usar (Foto: Zoom)
A Apple TV 4K tem ótimo desempenho, mas interface complicada de usar (Foto: Zoom)

Custo-benefício

Os produtos da Apple, em geral, não focam tanto em custo-benefício, mas em trazer tecnologias de ponta e exclusividade para os usuários. É exatamente isso que a Apple TV 4K faz: traz tecnologias de som e vídeo com ótima qualidade e conectividade total com outros dispositivos da fabricante. Por isso, se você é usuário de produtos da maçã e quer se manter nesse ecossistema, vale a pena apostar na Apple TV.

Porém, se você busca uma smart TV box com bom custo-benefício, essa não é a melhor escolha. É possível encontrar outros aparelhos 4K com recursos atuais por preços bem abaixo de R$ 1.800, preço médio da Apple TV de 32 GB.

Conheça as principais opções de aparelho para transformar sua TV comum em smart.

Acessórios disponíveis

Para usar a Apple TV na sua televisão, é preciso ter um cabo HDMI, que não vem com o produto. Se você ainda não tem um cabo desse tipo em casa, confira aqui no Zoom as melhores ofertas de cabo HDMI para conectar sua smart TV box à televisão.

Melhores ofertas no Zoom:

Emenda Hdmi Fêmea x Hdmi Fêmea
Emenda Hdmi Fêmea x Hdmi Fêmea
Emenda Hdmi Fêmea x Hdmi Fêmea
Emenda Hdmi Fêmea x Hdmi Fêmea
Emenda Hdmi Fêmea x Hdmi Fêmea
Emenda Hdmi Fêmea x Hdmi Fêmea

Produtos similares

Se você busca uma smart TV box 4K, com alta qualidade de imagem e de som, separamos outros aparelhos similares à Apple TV que podem te interessar. Confira as melhores ofertas das smart TV boxes Mi Box S e MXQ Pro, ambas com resolução 4K e recurso HDR.

Quer encontrar as melhores smart TV boxes 4K? Confira os melhores modelos de 2021.

Conclusão

A Apple TV 4K é uma smart TV box com ótima qualidade de imagem e de som e tecnologias que ajudam a criar um clima de cinema em casa para você assistir seus filmes e séries favoritos ou mesmo os jogos do seu time do coração. Além disso, se você já usa outros dispositivos da Apple, esse aparelho tem conexão simples e completa com os produtos da marca.

Mas, para quem não está acostumado com a interface da Apple e não usa celular ou computador da marca, pode ser complicado utilizar o sistema dessa smart TV box. Além de exigir que você tenha diferentes cadastros em sistemas Apple, a navegação no menu da Apple TV não é muito intuitiva.

Devido ao preço alto, esse aparelho não tem um custo-benefício muito bom, mas pode valer à pena para quem é fã da marca da maça e já tem outros dispositivos Apple em casa.

Se você está em busca da melhor smart TV box de 2021, a gente te conta as melhores opções.

Confira o review da Apple TV 4K no nosso canal no Youtube: