TV box MXQ Pro 4K apoiada em superfície cinza, com selo "Avaliado por Especialistas" inserido na imagem.

TV box MXQ Pro 4K 5G: preço baixo, mas navegação deixa a desejar

Conheça a TV box MXQ Pro 4K 5G e descubra se ela é uma boa opção para você

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

As smart TV boxes são uma ótima solução para quem tem smart TVs antigas e quer ter acesso a mais aplicativo, ou mesmo para quem tem aparelhos que não são smart. Para quem busca uma TV box com bom custo-benefício e imagem 4K, a MXQ Pro 4K pode ser uma boa opção. Afinal, ela promete boa qualidade de imagem e inúmeros apps em um sistema Android.

Mas será que vale mesmo a pena apostar nesse aparelhinho? Para responder a essa - e outras - perguntas, testamos a TV box MXQ Pro 4K 5G, de 64 GB, e a avaliamos com base em seis critérios: design, imagem, conectividade, áudio, desempenho e custo-benefício. Se você está pensando em comprar esse modelo, confira abaixo nosso review.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras da TV box MXQ Pro 4K

Prós: A resolução 4K é um ponto positivo para uma TV box de entrada, além disso, o sistema Android 10.1 é atual e tem uma grande variedade de aplicativos disponível. A MXQ Pro 4K 5G também tem boa conectividade, com 4 portas USB, 1 entrada HDMI e rede Wi-Fi 2,4 GHz.

Contras: Por outro lado, essa smart TV box tem poucos recursos e seu sistema tem navegação ruim, com tempo de resposta alto para os comandos dados pelo controle remoto.

Confira as melhores ofertas para a TV box MXQ Pro 4K 5G aqui no Zoom:

O que vem na caixa?

TV Box MXQ Pro 4K 5G já vem com cabo HDMI (Foto: Zoom)
TV Box MXQ Pro 4K 5G já vem com cabo HDMI (Foto: Zoom)
  • TV box
  • Controle remoto
  • Cabo de força
  • Cabo HDMI
  • Manual do usuário

Ficha técnica da MXQ Pro 4K:

Design

Compacta e discreta, a MXQ Pro 4K 5G tem um design básico e funcional (Foto: Zoom)
Compacta e discreta, a MXQ Pro 4K 5G tem um design básico e funcional (Foto: Zoom)

O design da TV box MXQ Pro 4K 5G é básico e funcional. Como a maior parte dos aparelhos semelhantes, ele tem o formato quadrado e é feito em plástico fosco preto. As entradas de conexões ficam na parte traseira e na lateral, sendo bem fácil de conectar cabos, pendrives ou cartão de memória. Para ligar o aparelho à TV, eu só precisei usar o cabo HDMI que vem na caixa, mas fique atento, já que é preciso ter uma tomada por perto para ligar o cabo de força.

O MXQ Pro é compacto e discreto, com apenas 10,7 cm de largura e 3,4 cm de altura. Por isso, não precisa se preocupar com o aparelho chamar muito atenção no rack ou prateleira. Eu o deixei sobre o rack em frente à TV e ele ficou quase imperceptível. Com a smart TV box também vem o controle remoto, um modelo simples com teclado numéricos e os principais botões que um controle remoto precisa ter.

Aproveite e confira essas sugestões de aplicativos para baixar na sua TV box.

Imagem

Essa smart TV box tem suporte à resolução 4K, mas a impressão, ao assistir séries com ela, é que a qualidade de imagem é inferior à de TVs 4K. Pode ser que isso aconteça porque o aparelho não tem HDR e outras tecnologias - frequentemente presentes em smart TVs - que melhoram a qualidade das imagens exibidas. Mas o fato é que a resolução parece ser inferior a 4K.

Isso até é esperado em um aparelho de entrada, mas, como a marca anuncia resolução 4K, seria esperado que as imagens tivessem mais qualidade.

Conectividade

A MXQ Pro 4K 5G tem boa conectividade (Foto: Zoom)
A MXQ Pro 4K 5G tem boa conectividade (Foto: Zoom)

Quanto à conectividade, não tenho queixas. A TV box tem uma entrada HDMI, que é usada para ligá-la à TV, e quatro porta USB, que permitem conectar pendrives e outros dispositivos. Além disso, o aparelho conta com porta Ethernet, se você quiser deixar a conexão de internet mais estável, entradas AV, SPDIF e para cartão de memória.

A MXQ Pro 4K 5G não tem conexão Bluetooth - ou seja, não é possível pareá-la com aparelhos de som ou fones sem fio - e o Wi-Fi é compatível com redes 2,4 GHz. Optei por usar a rede Wi-Fi e não tive nenhum problema com a conexão, que foi bem estável.

Áudio

O áudio dessa TV box também não perde nenhum ponto. A fabricante não deixa claro qual tipo de áudio é compatível com a MXQ Pro e ela também não conta com tecnologia Dolby ou similar. Por isso, a qualidade do som depende da sua TV. Eu não notei nenhuma diferença entre o som da minha smart TV normalmente e quando usei a TV box, então o aparelho fica na média nesse quesito: sem pontos positivos, nem negativos.

Quer conhecer mais opções de smart TV boxes? Confira as melhores TV box de 2021.

Desempenho

Controle remoto da TV box MXQ Pro 4K 5G (Foto: Zoom)
Controle remoto da TV box MXQ Pro 4K 5G (Foto: Zoom)

A MXQ Pro 4K 5G usa o sistema operacional Android 10.1, que é um sistema atual e conta um ponto a favor. A navegação é bem simples, alguns apps populares - como a Netflix - já vem instalados e você pode acessar o Google Play para baixar novos aplicativos. O controle remoto, além de controlar o aparelho, também tem botões para ligar e desligar a TV e aumentar e diminuir o volume.

Infelizmente, os pontos positivos acabam por aí. O tempo de resposta dessa TV box é bem lento, o que significa que é preciso ter um pouco de paciência para usá-la, principalmente ao digitar login e senha em aplicativos usando o controle remoto.

Custo-benefício

O custo-benefício da smart TV box MXQ Pro 4K 5G é bom, dependendo de qual for o seu objetivo. O produto pode ser encontrado a partir de R$ 269,99, um preço muito em conta para uma TV box. Por isso, se o objetivo é apenas ter acesso a aplicativos variados sem precisar comprar uma smart TV nova, o aparelho da MXQ vale a pena. Ele também é uma boa opção para quem não pode - ou não quer - gastar muito.

Porém, se você faz questão de imagem de alta qualidade e outros recursos, pode ser mais indicado investir um pouco mais em um aparelho intermediário ou de ponta.

Produtos similares

Quer conhecer outros aparelhos antes de escolher a TV box ideal para você? Confira esses dois modelos com bom custo-benefício que nós separamos para te ajudar:

O Amazon Fire TV Stick é um aparelho de entrada, com resolução Full HD, mas muito prático, já que pode ser controlado pelo celular ou pelo controle remoto. Essa TV box é muito compacta, semelhante a um pendrive, e fica muito discreta. Ele ainda é compatível com Alexa e aceita comandos de voz. Confira as melhores ofertas para o Fire TV Stick:

Se você faz questão da resolução 4K e pode investir um pouquinho mais, a Xiaomi Mi Box S é uma ótima escolha. Ela é compacta e discreta, e seu controle remoto tem atalho para apps, como Netflix, e botão dedicado para comandos de voz. A Mi Box S também conta com Chromecast integrado e Google Assistente. Confira as melhores ofertas para essa TV box.