Xiaomi Mi Box S 4K vale a pena em 2020? Veja análise da smart TV box

A TV Box da Xiaomi tem Chromecast integrado e acesso à Google Assistente

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A Mi Box S, smart TV box da Xiaomi, chegou oficialmente ao Brasil em junho de 2019 para bater de frente com o Google Chromecast e a Amazon Fire TV Stick.

Lançada em 2017 (momento em que o Apple TV 4K chegava ao Brasil), o propósito da Xiaomi Mi Box S era dar um upgrade nas televisões que não eram smart por um preço acessível.

Dito isso, analisamos a ficha técnica da Xiaomi Mi Box S para saber se realmente vale a pena adquirir essa smart TV box em 2020. Olha só:

Ficha Técnica da Xiaomi Mi Box S:

  • Processador: Cortex-A53 quad-core de 2.0 GHz;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Armazenamento interno: 8 GB;
  • Sistema operacional: Android TV (8.1 Oreo);
  • Suporte à resolução 4K
  • Formatos de vídeo compatíveis: RM, MOV, VOB, AVI, MKV, TS, MP4, 3D;
  • Formato de HDR compatível: HDR10;
  • Extras: tecnologia Chromecast integrada;
  • Decodificador de áudio: Dolby DTS;
  • Conectividade: Wi-Fi e Bluetooth 4.1;
  • Portas: 1x USB-A 2.0, 1x HDMI 2.0A e 1x saída de áudio;
  • Dimensões: 9,53 x 9,53 x 1,67 cm;
  • Peso: 147 g.

Leia também:

Imagem

A TV Mi Box S traz tecnologia 4K com HDR e áudio Dolby DTS

O processamento de imagens 4K reproduz cenas de até 60FPS em alta qualidade e em uma velocidade bem rápida. Ideal para aqueles filmes ou jogos cheios de detalhes, que merecem ser assistidos em alta definição para uma experiência realista.

Só vale lembrar que, para os conteúdos exibidos em 4K é preciso que a televisão aceite essa resolução, caso contrário a Mi Box S vai transmitir os conteúdos na resolução máxima que o televisor suportar - podendo chegar à HD ou Full HD.

O som também não fica pra trás, com a tecnologia Dolby DTS é possível ouvir um áudio surround tridimensional sem ruídos. Ou seja, o intuito é fazer com que você tenha - quase - a experiência de um cinema dentro de casa.

Sistema operacional

Xiaomi Mi Box S tem sistema Android 8.1 e Chromecast integrado

O que nos chama a atenção de primeira é o sistema operacional Android 8.1, com interface personalizável, sendo possível deixar os aplicativos favoritos na tela inicial.

Para quem já tem um smartphone Android, por exemplo, não vai ter muitos problemas na hora da navegação. Mas, mesmo se não estiver acostumado a mexer com esse sistema operacional, podemos adiantar que ele é fácil e intuitivo, então não vai ser um problema para a maioria das pessoas.

Um detalhe bem bacana dessa smart TV box Xiaomi é ter suporte à assistente virtual do Google e, com isso, você vai poder fazer consultas apenas por comando de voz. Além disso, são mais de 3.000 aplicativos disponíveis, como Netflix, YouTube, HBO Now, ESPN e Spotify.

Ela vem também o Chromecast integrado (o que no início era algo raro nas TVs Box), capaz de espelhar conteúdos do celular para a TV.

Suporte à assistente virtual

Google Assistente e microfone no controle remoto

Nada mais prático que a Google Assistente para nos ajudar a planejar o dia a dia e saber o clima lá fora, não acha? Através de um microfone incorporado no controle remoto, é possível falar com a TV box e pedir para que ela faça algumas coisas para você. Basta clicar no botão e fazer o comando: "OK Google, ligar a Netflix.", por exemplo.

Com a inteligência artificial que vem junto ao seu sistema operacional, a Mi Box S é capaz de obedecer a - quase - todos os pedidos e perguntas. E, além disso, é possível controlar outros aparelhos da casa que também tenham acesso à Google Assistente, fazendo com que você tenha uma casa conectada. (Entenda como funciona o conceito clicando aqui).

O controle remoto também vem com um botão exclusivo da Netflix, que já te conecta rapidamente ao aplicativo, e outro atalho para TV ao vivo.

Controle remoto da Xiaomi Mi Box S vem com botão de acesso rápido à Netflix. | Reprodução: Shutterstock

O design da caixinha é simples, preto, pequena e levinha. Dá pra colocar em qualquer lugar da sala, se acordo com o tamanho do fio (ela não é bluetooth, atenção).

Custo-benefício

A TV Box Xiaomi Mi Box S vale a pena em 2020?

Para quem ainda tem aquela TV antiga em casa e deseja acesso aos aplicativos da Android TV e chromecast, esse box é super indicado. No entanto, quem tem a intenção de comprar uma TV mais recente ou já tem uma smart TV, essa aquisição não vale a pena.

Vários atributos da Xiaomi Mi Box S já estão presentes em modelos smarts, como a resolução 4K e o chromecast, além do sistema Android. Portanto, analise suas necessidades para saber se são compatíveis com a TV Box da Xiaomi antes de tomar uma decisão.