Apple Watch 3 preto com tela acesa e pulseira preta

Apple Watch 3: smartwatch mais antigo se destaca pelo custo-benefício

Testamos o Apple Watch 3, modelo lançado em 2017, que ainda chama atenção pela variedade de funções

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 21 min. de leitura.

Compartilhe:

O Apple Watch 3 é um smartwach da Apple que oferece diversos recursos para facilitar o dia a dia, desde o acompanhamento de atividades físicas até a possibilidade de ver as notificações do iPhone. Apesar de ter sido lançado em 2017, o modelo ainda faz sucesso e aparece constantemente entre os mais vendidos do nosso site. Além disso, já pode ser encontrado bem mais barato no e-commerce, sendo ideal para não quer gastar muito. Mas será que vale a pena comprar o Apple Watch Series 3 em 2021?

Para te ajudar a decidir, nós testamos o Apple Watch 3 contamos nossas impressões sobre o relógio a seguir. Neste review, levamos em consideração design, bateria, conectividade, recursos e custo-benefício. Se quiser entender nossos critérios e notas para a avaliação de produtos, veja como avaliamos smartwatches.

Apple Watch 3 com a tela acesa mostrando a hora e pulseira de silicone preta em um fundo cinza
Apple Watch 3 é o smartwatch com melhor custo-benefício da Apple (Foto: Zoom)

Melhores preços do Apple Watch Series 3

A terceira geração do relógio da Apple está disponível em duas versões: Apple Watch 3 38mm e Apple Watch 3 42mm. A única diferença entre elas é o tamanho, visto que o primeiro modelo é levemente menor (e um pouco mais barato por conta disso). Contudo, não há mudanças em relação aos recursos do dispositivo.

Vale ressaltar também que o Apple Watch 3 não tem versão "Cellular", com internet 4G, à venda no Brasil. O modelo vendido por aqui é compatível apenas com Wi-Fi. Abaixo, veja as melhores ofertas para o smartwatch da Apple:

Prós e contras

Lista de prós e contras do Apple Watch 3

Prós

O principal ponto positivo do Apple Watch 3 é a variedade de recursos que o relógio oferece, que incluem funções fitness, de bem-estar, monitoramento do sono, monitoramento cardíaco, possibilidade de baixar aplicativos extras, entre muitas outras. Sem dúvidas, o relógio é completo em funcionalidades.

Ainda nesse sentido, outro destaque é a boa integração com o iPhone. Por serem produtos da mesma empresa, os dois dispositivos funcionam muito bem juntos. Você pode, por exemplo, receber as notificações do iPhone no smartwatch, responder mensagens e fazer ligações por ele. Da mesma forma, também pode realizar ajustes no relógio pelo celular.

Aqui, já vale explicar um ponto importante: o Apple Watch 3 (assim como outros modelos da marca) é compatível apenas com iPhones. O relógio não funciona com celulares Android e, se você optar por usá-lo sozinho, não conseguirá aproveitar os recursos em sua totalidade. Em nossos testes, usamos com o iPhone 11.

Entre as vantagens do aparelho, também está o design. Além de ser bonito e confortável, o smartwatch tem uma coroa digital que é bastante funcional e facilita muito o uso.

A terceira geração do Apple Watch também chama atenção pelo custo-benefício. Como veremos mais à frente, o relógio ainda tem um preço elevado, mas é o modelo mais barato da Apple. Por isso, é uma boa opção de smartwatch completo com preço justo.

Contra

Nossa principal reclamação sobre o Apple Watch 3 diz respeito à bateria. O relógio até cumpre o tempo prometido pela Apple, mas tem autonomia para pouco mais de um dia. Por ser um aparelho que deve estar direto com o usuário (até mesmo à noite, visto que também monitora o sono), seria legal que ele tivesse uma duração maior. Da mesma forma, o tempo de carregamento também poderia ser mais rápido.

Review em vídeo

Veja outros detalhes do smartwatch da Apple no vídeo abaixo:

O que vem na caixa

A versão do Apple Watch Series 3 usadas em nossos testes vem com a pulseira tradicional de silicone. Um ponto positivo é que uma das partes da pulseira vem em dois tamanhos diferentes, sendo boa tanto para quem tem pulso mais largo, como para quem tem pulso fino. Além disso, o relógio acompanha o cabo para carregador magnético, mas não traz adaptador de tomada.

O Apple Watch 3 vem com:

  • Pulseira esportiva de silicone
  • Cabo de carga
  • Manual do usuário
Caixa, pulseiras e carregador do Apple Watch 3 em um fundo cinza
Apple Watch 3 acompanha pulseiras em dois tamanhos e cabo carregador (Foto: Zoom)

Ficha técnica do Apple Watch 3

Ficha técnica e especificações do Apple Watch 3

Design

O Apple Watch 3 tem design quadrado, já tradicional nos smartwatches da Apple. A diferença é que os modelos mais recentes têm um visual mais refinado, com bordas menores. Ainda assim, o Apple Watch Series 3 é bem bonito, com uma aparência elegante.

O relógio tem caixa de alumínio, que pode ser encontrada nas cores prateado e cinza-espacial. Do lado direito, ficam um botão e a coroa digital, que ajudam no manuseio do relógio. Mais à frente, falaremos em detalhes sobre as funções deles. Além disso, o Apple Watch 3 conta com microfone e alto-falante, mas eles não interferem no design do dispositivo.

Como mencionamos anteriormente, a terceira geração do relógio da Apple está disponível em duas versões: Apple Watch 3 38mm e Apple Watch 3 42mm. Essa diferença entre os modelos é apenas visual mesmo, visto que não há mudanças nos recursos. Quem prefere um relógio menor, pode apostar na versão de 38mm.

Aliás, a Apple sugere cada modelo de acordo com o tamanho do pulso do usuário. O Apple Watch 3 38mm é indicado para pulsos de 130 a 200 mm, enquanto o Apple Watch 3 42mm é ideal para pulsos de 140 a 210 mm.

Assim como a maioria dos smartwatches o Apple Watch 3 não é um acessório discreto, mas tem um visual neutro, sem muitos detalhes. Por isso, fica bem bonito no pulso.

Além disso, o Apple Watch Series 3 é resistente à água, em uma profundidade de até 50 metros. Por isso, é ideal para as pessoas que praticam esportes aquáticos. O modelo, inclusive, tem um recurso para bloquear o display e evitar danos à tela touch enquanto você está na água. Depois, o aparelho ainda ejeta possíveis resíduos de água que tenham ficado.

Apple Watch 3 com a tela acesa no pulso de um homem
Apple Watch 3 tem caixa de alumínio e é resistente à água (Foto: Zoom)

Pulseiras Apple Watch 3

A pulseira do Apple Watch 3 é removível e pode ser trocada. Essa característica é legal, porque você consegue usar mudar o acessório para combinar melhor com seu estilo. Para tirar a pulseira, é só pressionar um pequeno botão na parte inferior do relógio e deslizar para removê-la. Já para inserir, basta encaixar o bracelete novamente que ele fica bem firme.

O modelo que nós testamos veio com uma pulseira de silicone na cor preta. Quando no pulso, ela deixa o relógio com uma aparência menos refinada. Para quem quer algo mais delicado, as pulseiras de aço no estilo milanês são mais bonitas e, por isso, podem ser uma opção interessante.

Um ponto que vale ficar atento na hora de comprar pulseiras para Apple Watch 3 é em relação ao tamanho. Como já falamos, o relógio tem caixas com dimensões diferentes. Assim, as pulseiras para caixas de 38 mm e 40 mm são compatíveis entre si, bem como as de 42 mm e 44 mm também são compatíveis entre si.

Além disso, a Apple oferece vários tipos de pulseiras com diferentes cores e materiais, como silicone, nylon, couro e aço inoxidável. Os preços dos modelos vendidos pela própria fabricante são bem altos. Alguns ultrapassam os R$ 1 mil e custam quase o valor do relógio. No entanto, é possível encontrar opções de outras marcas que são compatíveis com o Apple Watch Series 3, basta ficar atento à questão do tamanho, que mencionamos anteriormente.

Um detalhe que vale ressaltar é que a forma de fechar a pulseira também varia conforme o modelo. O acessório de silicone que veio com o Apple Watch 3 dos nossos testes se mostrou bastante seguro e firme no pulso.

Tela do Apple Watch 3 acesa e parte da pulseira preta de silicone em um fundo cinza
Apple Watch Series 3 acompanha pulseira de silicone, mas acessório é removível (Foto: Zoom)

Tela com boa qualidade e brilho alto

Em relação ao display, o relógio Apple Watch Series 3 traz uma tela touch Retina OLED. O tamanho e a resolução variam conforme a versão do relógio, mas a qualidade é muito boa. O Apple Watch 3 38mm tem 272 x 340 pixels, com área de visualização de 563 mm. Já o Apple Watch 3 42mm conta com 312 x 390 pixels de resolução e 740 mm de área de visualização.

Além disso, a tela tem as bordas maiores do que os modelos mais recentes, como o Apple Watch 6. No entanto, um detalhe interessante é que as bordas são da mesma cor do display, o que disfarça essa diferença. Por isso, ele acaba dando uma aparência de "tela infinita" quando está apagado.

Sobre o material, o Apple Watch 3 tem tela de vidro de Íon X, que é um vidro reforçado. Em nossos testes, o relógio se mostrou bastante resistente e não apresentou arranhões ou outros sinais de uso. Outro ponto positivo é que ele não tem facilidade para ficar com marcas de dedos.

O brilho é ajustável e foi bastante satisfatório durante os testes, inclusive, em lugares abertos. Apesar do display ser pequeno, é possível ver as informações e mexer na tela touch do relógio com facilidade.

Outro detalhe em relação ao display é que ele não tem o recurso de tela sempre ativa. Ou seja, ele apaga durante os momentos de inatividade, o que ajuda a economizar bateria. Para que a tela volte a acender, seja para ver as horas ou para mexer no dispositivo, basta fazer um movimento com o pulso.

Tela do Apple Watch 3 acesa marcando 12:04
Tela do Apple Watch 3 ativa conforme o movimento do pulso (Foto: Zoom)

Bateria

A Apple não costuma revelar a capacidade de bateria dos seus dispositivos, mas promete autonomia para o dia todo, com até 18 horas de uso. Obviamente, esse tempo varia conforme o tipo de uso que você faz do relógio.

Durante nossos testes, o smartwatch passou o dia inteiro conectado ao iPhone e aguentou até um pouco mais do que o prometido. O Apple Watch 3 costumava chegar ao final dos dias com cerca de 30% a 40% de bateria. O valor é bom, mas não é o suficiente para usar por dois dias seguidos. Então, de qualquer maneira, você terá o compromisso de carregá-lo diariamente para que o dispositivo não fique sem bateria no meio do dia.

Entre os smartwatches, os modelos da Apple, de forma geral, deixam a desejar justamente em autonomia de bateria. Nesse quesito, os produtos da Xiaomi se destacam com capacidade para vários dias de uso. O Amazfit GTS aguenta 14 dias, enquanto o Amazfit Bip chega a até 45 dias de uso. Até mesmo o Galaxy Watch Active 2, da Samsung tem uma duração maior, de dois dias de uso.

Além da autonomia não ser das melhores, o tempo de carregamento do Apple Watch Series 3 também deixa a desejar. São, em média, duas horas e 15 minutos para chegar a 100% de bateria. Embora esteja compatível com outros dispositivos do mercado, esse tempo ainda é alto, principalmente, por se tratar de um aparelho que deveria estar o tempo todo com o usuário.

Vale ressaltar que o relógio utiliza um carregador magnético, mas não vem com adaptador de tomada. Por isso, o tempo pode variar de acordo com a capacidade do adaptador que você usar.

Carregador magnético do Apple Watch 3 conectado ao relógio em um fundo cinza
Apple Watch Series 3 tem carregador magnético, mas não acompanha adaptador de tomada (Foto: Zoom)

Conectividade e outras especificações

No quesito conectividade, o relógio Apple Watch Series 3 é inferior aos modelos mais recentes da marca. Mesmo assim, ele não deixa a desejar. O dispositivo tem Wi-Fi, que é responsável pela conexão com internet para acessar os principais recursos do Apple Watch.

Além disso, ele conta com Bluetooth 4.2, que permite manter o Apple Watch 3 conectado com o iPhone, mas também oferece a possibilidade de parear outros dispositivos, como fones de ouvido para ouvir música. Como a versão Cellular, com internet 4G, não está à venda no Brasil, o aparelho se torna mais dependente do iPhone para ter um funcionamento completo.

Por fim, o Apple Watch Series 3 também oferece GPS, que ajuda a monitorar exercícios e a localização do usuário.

Compatibilidade apenas com iPhone

Um ponto importante que vale citar sobre o Apple Watch 3 é que, apesar de ter conexão Bluetooth, o relógio é compatível apenas com iPhones. Ou seja, não é possível parear e usar o smartwatch com um celular Android, nem mesmo com um iPad.

Nesse caso, o dispositivo até funciona de forma independente, mas você não conseguirá aproveitar os recursos em sua totalidade. Por isso, não vale a pena investir no Apple Watch Series 3 se você não tiver um iPhone.

Todo o processo de pareamento, configuração e definição de ajustes do relógio deve ser feito pelo aplicativo "Watch", que já vem instalado no celular da Apple. O procedimento é bem simples, basta seguir as orientações na tela. Outro ponto que vale ressaltar é que o Apple Watch Series 3 é compatível apenas com iPhone 6S ou posterior com iOS 14.

Outros detalhes da ficha técnica

Antes de aprofundar nossa experiência com o Apple Watch Series 3 e explicar melhor seus recursos, vale citar as principais características do smartwatch da Apple. O modelo vem com processador S3 SiP, que possui dois núcleos e é responsável pelo bom funcionamento do relógio. Além disso, tem um chip W2, para conexões sem fio, e oferece armazenamento interno de 8 GB, suficiente para armazenar alguns apps e arquivos.

O Apple Watch 3 também conta com os seguintes sensores e ferramentas:

  • Acelerômetro, que monitora os movimentos feitos pelo braço;
  • Altímetro barométrico, para medir alturas e altitudes e registrar alterações na pressão atmosférica;
  • Giroscópio, que é uma espécie de bússola que permite entender o posicionamento do relógio no espaço;
  • Sensor cardíaco óptico, para monitorar a frequência cardíaca;
  • Sensor de luz ambiente, para detectar os níveis de iluminação do local e projetar melhor a quantidade de luz presente na tela.
Apple Watch 3 com tela acesa e pulseira de silicone preta ao lado de um iPhone 11 com tela acesa e app Watch aberto em um fundo branco
Apple Watch 3 é compatível apenas com iPhone e tem boa integração com sistema iOS (Foto: Zoom)

Recursos

Um dos grandes destaques do Apple Watch 3 é a quantidade de recursos que o smartwatch traz. O relógio é bem completo e oferece boa integração com o iPhone, além de ter funções para monitoramento de atividades físicas e de saúde.

O processo para emparelhar o relógio Apple Watche Series 3 com o iPhone é bem simples. Como já falamos, é preciso usar o app "Watch", que já vem instalado no celular. O smartphone reconhece o relógio automaticamente e, depois, basta seguir os passos indicados na tela para continuar a configuração. Além disso, você deve preencher algumas informações suas, como peso, altura e idade.

A seguir, vamos ver em detalhes os principais recursos do Apple Watch 3.

Integração com o iPhone

Por serem dispositivos da mesma marca, a integração do Apple Watch Series 3 com o iPhone é perfeita. Você recebe todas as notificações do celular direto no relógio, como e-mails, conversas do WhatsApp, alertas do Instagram e mensagens SMS, entre outras. Nem sempre é possível interagir pelo relógio. No caso do Instagram, por exemplo, você apenas vê a notificação. Entretanto, em apps de mensagens dá até para responder as conversas usando a tela touch do relógio.

Além disso, é possível fazer e receber ligações pelo Apple Watch 3. Nesse caso, ele usa o número do chip do iPhone e faz a chamada pelo relógio como se fosse um fone sem fio. Em nossos testes, a ligação teve boa qualidade, sendo possível ouvir a pessoa do outro lado com clareza.

Outro destaque do relógio Apple Watch Series 3 é a Siri, tradicional assistente de voz da Apple. Para usá-la, basta dar o comando de voz "E aí, Siri" ou pressionar a coroa digital. A assistente é capaz de tirar dúvidas e executar ações, como abrir o Spotify ou fazer uma ligação. Aproveite para conhecer mais sobre a Siri e tudo que ela pode fazer por você.

O Apple Watch 3 também permite acessar os principais aplicativos do iPhone. Você pode ver mais sobre o clima no app Tempo, ouvir audiobooks no Livros, ver sua agenda no Calendário, criar uma rota no Mapas e acessar diversos outros apps que já vêm no smartphone da Apple.

O Apple Pay também funciona no Apple Watch Series 3. Assim, você pode fazer pagamentos usando o relógio, basta cadastrar seu cartão de crédito no serviço. Outro recurso interessante é a possibilidade de usar o relógio para tirar fotos do iPhone. Assim, dá para colocar o smartphone em um tripé, por exemplo, e fazer o registro à distância.

Você também pode usar a App Store para baixar outros aplicativos no relógio, como o Spotify, Google Maps, apps de treino ou paa lembrar de beber água. Por fim, se você perder o iPhone dentro de casa, basta acionar o Apple Watch para que o celular comece a tocar e você o encontre com mais facilidade.

Além disso, pelo iPhone, você consegue definir vários ajustes no Apple Watch 3. Por exemplo, dá para personalizar o mostrador, ver dicas para usar o relógio, conhecer e baixar novos apps, alterar as notificações, alterar a ordem dos apps do Dock e a visualização dos aplicativos, entre outros.

Parte interna do Apple Watch 3 com os sensores em um fundo cinza
Detalhe da parte interna do Apple Watch 3 com sensores do relógio (Foto: Zoom)

Funções para monitoramento de atividades físicas

O relógio Apple Watch Series 3 oferece diferentes recursos para quem faz atividades físicas, todos acessíveis pelo app Fitness. É possível monitorar a prática, incluindo tempo, calorias perdidas, distância, ritmo médio e batimentos cardíacos, e criar metas. Além dos principais e mais populares, como corrida e caminhada, é possível definir dezenas de outros exercícios ou esportes. São eles:

  • Caminhada ao ar livre
  • Corrida ao ar livre
  • Bicicleta ao ar livre
  • Caminhada interna
  • Corrida interna
  • Bicicleta interna
  • Elíptico
  • Remar
  • Subir escadas
  • Treino HIIT
  • Trilha
  • Ioga
  • Treino funcional de força
  • Dança
  • Recuperação
  • Treino de core
  • Nado em piscina
  • Nado ao ar livre
  • Arco e flecha
  • Artes marciais
  • Atletismo
  • Badminton
  • Barra
  • Basquete
  • Beisebol
  • Boliche
  • Boxe
  • Caça
  • Cardiovascular misto
  • Ciclismo com as mãos
  • Críquete
  • Cross training
  • Curling
  • Dança social
  • Escalada
  • Esgrima
  • Esportes aquáticos
  • Esportes com disco
  • Esportes de neve
  • Esportes equestres
  • Esqui cross-country
  • Esqui downhill
  • Exercícios aquáticos
  • Flexibilidade
  • Futebol
  • Futebol americano
  • Futebol australiano
  • Ginástica
  • Golfe
  • Handebol
  • Hóquei
  • Iatismo
  • Ioga
  • Jogos
  • Jogos de preparo físico
  • Kickboxing
  • Lacrosse
  • Luta
  • Mente e corpo
  • Pesca
  • Pickleball
  • Pilates
  • Polo aquático
  • Pular corda
  • Raquetebol
  • Remo
  • Rolar
  • Rugby
  • Skate e patinação
  • Snowboard
  • Softbol
  • Squash
  • Surfe
  • Tai chi
  • Tênis
  • Tênis de mesa
  • Treino de core
  • Treino de step
  • Treino tradicional de força
  • Trilha
  • Voleibol

Outro recurso interessante é o GymKit, que permite coletar dados de treino e informações cardiovasculares direto dos aparelhos da academia. Para isso, é necessário que o aparelho em questão também seja compatível com a tecnologia.

Recursos de saúde

Entre as diversas funções do Apple Watch Series 3 estão os recursos voltados para saúde e bem-estar. Assim como o iPhone, o smartwatch também traz o app Saúde, que ajuda nesse monitoramento. Como nem todas as funções podem ser acessadas e configuradas pelo relógio, o ideal é que você utilize o aplicativo em parceria nos dois dispositivos.

Nesse sentido, um dos recursos mais interessantes é que o Apple Watch 3 mede a frequência cardíaca em segundo plano. Além disso, ele é capaz de detectar quando o ritmo de batimentos está irregular e notificar o usuário.

O smartwatch também oferece exercícios de respiração para aqueles momentos em que você está muito ansioso e precisa relaxar. Para isso, basta abrir o app Respiração e seguir as instruções que aparecem na tela do relógio.

Outro destaque é o app Sono, que ajuda a monitorar a quantidade de horas dormidas. Nesse ponto, o relógio deixa a desejar porque não registra a qualidade do sono e quanto tempo durou cada fase. Esse é um recurso que está presente em modelos rivais, como o Galaxy Watch Active 2, e até mesmo em pulseiras inteligentes que são bem mais baratas, como a Mi Band, da Xiaomi.

Ainda assim, o smartwatch mostra por quanto tempo você dormiu durante à noite. Também é possível configurar um horário de dormir para que o Apple Watch 3 ative o Não Perturbe e deixe de exibir notificações. O relógio ainda pode ser usado como despertador: é só definir o horário em que você deseja acordar.

O Apple Watch Series 3 também ajuda a combater o sedentarismo e a ter uma vida mais movimentada. No decorrer do dia, você deve completar três círculos de atividade: calorias queimadas, minutos de exercício e horas em pé. Durante a configuração do relógio, você define sua meta diária e o relógio te ajuda a completá-la.

Depois, você pode acompanhar seu progresso no próprio iPhone. O recurso é uma ótima ajuda nesse período de quarentena, em que passamos muito tempo em casa e acabamos ficando mais sedentários.

Apesar de ser bem completo em relação às funções para saúde, vale diferenciar o Apple Watch Series 3 dos modelos mais recentes em dois pontos. O dispositivo não tem o app ECG, que permite fazer um eletrocardiograma em pessoas com batimentos com ritmo cardíaco irregular. O produto também não traz o recurso de detecção de queda, que identifica quando o usuário leva um tombo e permite ligar para os serviços de emergência.

Apple Watch Series 3 roda sistema watchOS e oferece recursos fitness e de saúde (Foto: Zoom)
Apple Watch Series 3 roda sistema watchOS e oferece recursos fitness e de saúde (Foto: Zoom)

watchOS

O Apple Watch 3, assim como os outros smartwatches da Apple, roda o sistema watchOS, que é exclusivo da empresa. Na prática, a experiência de uso é bastante agradável e completa. A interface é semelhante à do iPhone, mas, por ter muitas funções, você pode acabar se confundindo no começo. Depois que pegar o jeito, vai conseguir mexer nele tranquilamente.

Um ponto positivo sobre o sistema é que a Apple costuma manter seus produtos atualizados por um longo período. Por isso, mesmo sendo um relógio de 2017, o Apple Watch Series 3 ainda é uma boa opção de compra.

O watchOS 7 trouxe mudanças visuais e também diversos novos recursos para o relógio. Alguns destaques são os mostradores mais funcionais e os apps Sono e Fitness, que citamos anteriormente.

Outro recurso interessante do sistema é o SOS de emergência, que liga para serviços de emergência e compartilha sua localização com eles. Para isso, basta pressionar o botão lateral e arrastar o controle deslizante do SOS de Emergência. O recurso funciona mesmo se o iPhone não estiver por perto, desde que o relógio esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Como podemos ver, variedade de recursos é o que não falta no Apple Watch Series 3. O smartwacth é bem completo nesse sentido e você sempre vai descobrindo uma função nova.

Coroa digital

Anteriormente, mencionamos que o Apple Watch Series 3 tem uma coroa digital (Digital Crown) e um botão físico na lateral, que facilitam o uso do relógio. A coroa digital lembra a dos relógios tradicionais e oferece os seguintes comandos:

  • Pressionar para ver o mostrador do Apple Watch ou a tela de início
  • Pressionar duas vezes para voltar para o último app
  • Manter pressionada para usar a Siri
  • Girar para ampliar, rolar ou ajustar o que é exibido na tela (esse recurso dispensa que você fique tocando na tela touch com frequência e acabe deixando o relógio com marcas de dedos)
  • Girar para desbloquear a tela durante um treino de natação

O segundo botão físico fica abaixo da coroa e realiza as seguintes funções:

  • Pressionar para exibir ou ocultar o Dock
  • Manter pressionado para usar o recurso SOS
  • Pressionar duas vezes para usar o Apple Pay
  • Manter pressionado para ligar ou desligar o relógio

No começo, você demora um pouco para se acostumar com as funções de cada botão, mas, depois que pega o jeito, o uso do relógio se torna bem mais prático. É possível, inclusive, definir a orientação do relógio (braço direito ou esquerdo) para que o sistema configure o melhor uso da coroa digital.

Apple Watch 3 de lado em um fundo cinza mostrando a coroa digital e o botão
Detalhe da lateral com coroa digital e botão físico do Apple Watch 3 (Foto: Zoom)

Preço do Apple Watch Series 3

Como vimos, o Apple Watch 3 é um smartwatch bem completo, com diversos recursos e integração perfeita com o iPhone. O modelo praticamente não tem pontos negativos, deixando a desejar apenas na duração da bateria. Agora, chegamos ao tópico mais importante: preço e custo-benefício. Será que ele vale mesmo a pena?

O Apple Watch Series 3 foi lançado em 2017 com preços a partir de R$ 2.599. Atualmente, em 2021, o relógio permanece à venda no site da Apple por esse valor. No entanto, já pode ser encontrado bem mais barato em lojas online, por cerca de R$ 1.700 (valor coletado em 15/07/2021, data de publicação deste review).

Mesmo com a queda de preço, o Apple Watch 3 ainda é caro, mas aqui é preciso fazer uma ressalva: a Apple é conhecida por oferecer produtos com características premiuns, cujos preços também são consideravelmente mais altos. Por isso, os usuários que admiram os dispositivos da marca já estão acostumados a pagar um pouco mais por eles.

Outro ponto que vale destacar é que, para os usuários de iPhone, o Apple Watch é, sem dúvidas, o melhor smartwatch. O acessório oferece uma integração perfeita com o smartphone da Apple, algo que não é possível com modelos de outras marcas. Então, pode não valer a pena investir em um aparelho com outro sistema operacional, mesmo que seja mais barato, porque vai ser mais difícil de aproveitar os recursos em sua totalidade.

Dito isso e considerando os outros relógios da Apple, esse é o smartwatch da marca com melhor custo-benefício atualmente. Ele é um pouco mais antigo, mas tem variedade de funções e é bastante completo. É como se você estivesse com o celular na palma da mão (ou melhor, no pulso). Mais do que um acessório, o relógio se torna um objeto pessoal e totalmente funcional.

Obviamente, as versões mais recentes trouxeram algumas novidades e têm design mais bonito, com bordas menores. Ainda assim, o Apple Watch 3 segue como uma boa opção de compra. Esse é o modelo ideal para quem já tem um iPhone e deseja ter um relógio inteligente, mas não quer gastar muito.

Outro ponto que vale ressaltar é que, normalmente, os valores cobrados na loja oficial da Apple são bem mais altos. E isso não vale só para os relógios, mas também para outros produtos. Por isso, a gente sempre recomenda pesquisar e comprar em lojas online, já que a diferença de preço é bem grande.

Acessórios

O principal acessório para comprar para o Apple Watch 3 são as pulseiras. Você pode trocá-las conforme o estilo ou a ocasião. Como já comentamos, as pulseiras vendidas pela Apple são bem caras e acabam não valendo muito a pena. Entretanto, é possível encontrar opções semelhantes no e-commerce, com preços bem mais em conta.

A pulseira de metal milanês, por exemplo, é uma das mais bonitas, com um aspecto mais refinado. Aproveite para conhecer outras pulseiras para Apple Watch 3.

Para quem quer proteger o smartwatch de possíveis quedas, vale investir também em uma case de silicone para a caixa do relógio. O acessório pode aumentar um pouco o tamanho do Apple Watch, mas é uma opção para os usuários mais desastrados. É possível encontrar ainda modelos que protegem a tela do relógio. Confira opções de capas para o Apple Watch Series 3.

Outro item que funciona muito bem com o Apple Watch 3 (e também com o iPhone) é o AirPods, fone de ouvido da própria Apple. Nós testamos a versão Pro do fone e o modelo se destacou pela ótima qualidade de som e cancelamento de ruído. Aproveite para conferir o review do AirPods Pro.

Por fim, já dissemos que o Apple Watch funciona apenas com celulares iPhone. Por isso, se você estiver precisando de um smartphone novo, vale investir em um modelo da Apple. O iPhone 11 é uma das opções com melhor custo-benefício atualmente, mas se você quiser conferir outras modelos, vale dar uma olhada na lista de melhores iPhones atualmente e na seleção com os celulares da Apple mais baratos.

Produtos similares

Se você ainda tem dúvidas sobre a compra do Apple Watch 3, vamos apresentar outras opções de smartwaches para usar com o iPhone. Atualmente, o melhor e mais completo modelo da Apple é o Apple Watch 6. O smartwatch tem tela Retina Sempre Ativa, app de oxigênio no sangue, app ECG e visual mais moderno, com bordas menores.

Há ainda uma versão Cellular, com conexão 4G. Obviamente, seu preço é bem mais alto. Na loja da Apple, ele parte de R$ 5.299 e no e-commerce, de R$ 2.900.

Outra opção é o Apple Watch SE, que foi lançado em 2020 com a proposta de ser um smartwatch mais barato. Ele conta com detecção de queda, bússola e altímetro sempre ativo, além de ter uma versão Cellular, com internet 4G. Na Apple, ele custa a partir de R$ 3.799, mas já pode ser encontrado por cerca de R$ 2.400 no varejo.

O Apple Watch 4 e o Apple Watch 5 também são opções mais avançadas do que o modelo de terceira geração. Atualmente, eles não estão mais à venda na loja oficial da Apple, que mantém apenas o 3, o 6 e o SE para compra. De qualquer forma, ainda podem ser encontrados em lojas online. Veja todos os detalhes desses dispositivos na lista de melhores smartwatches da Apple de 2021.

Como já dissemos, o Apple Watch 3 é o smartwatch da Apple com melhor custo-benefício. No entanto, se você está em busca de smartwatches mais baratos, vale dar uma olhada em modelos de outras marcas. É o caso do Galaxy Watch Active 2, que oferece diversos recursos de bem-estar e acompanhamento de exercícios, sendo um pouco mais barato. Confira o review do Galaxy Watch Active 2 e veja nossas impressões do relógio.

A Xiaomi também tem algumas opções de relógios à venda no Brasil, como o Amazfit GTS e o Amazfit Bip Lite. Esses modelos se destacam pela bateria de longa duração e têm preços bem mais amigáveis. Além disso, todos são compatíveis com o sistema iOS. De qualquer forma, vale ficar atento porque eles podem acabar apresentando algumas limitações no uso por conta das diferenças nos sistemas.

Se você tem um celular Android, o Apple Watch não é a melhor opção. Por isso, vale dar uma olhada na lista de melhores smartwatches de 2021, que tem modelos de várias marcas. Outra dica é conferir as seleções abaixo:

Conclusão

Nota do Apple Watch 3 é 9

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo smartwatch, sem pontos negativos), a nota final do Zoom para o Apple Watch Series 3 é 9. Nessa gradação, encontram-se os melhores modelos, com bom desempenho e poucos problemas. Dependendo das características que você procura em um relógio inteligente e do quanto está disposto a pagar, consideramos que produto vale a pena.

Como já mostramos neste review, o Apple Watch 3 é um relógio inteligente bem completo, com vários recursos e ótima integração com o iPhone. Além disso, o modelo tem um visual bonito, com botões que facilitam o uso. Entre os smartwatches da Apple, é a opção com melhor custo-benefício. Embora sua bateria não tenha uma duração tão longa, isso não chega a ofuscar os pontos positivos do aparelho.

Quer economizar na compra do Apple Watch 3? Crie um alerta de preço que nós te avisamos quando ele estiver mais barato!

Aproveite para conferir outros reviews de produtos que nós testamos: