Zoom indica em Sofá

Como comprar um sofá pela internet?

Separamos algumas dicas importantes para você comprar o seu sofá pela internet.

Sofás
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Um dos móveis mais importantes da casa, o sofá é onde muitas pessoas se sentam depois de um dia de trabalho, assistem a um filme no fim de semana, acompanham seus programas preferidos na televisão, ou ainda recebem parentes e amigos.

Mas ainda tem gente que se pergunta se é uma boa ideia comprar um sofá pela internet. E a resposta é sim, vale muito a pena. Primeiro porque aqui no Zoom você pode comparar os preços e economizar sem precisar ficar batendo perna por aí e se cansando.

E depois que você conferir as nossas dicas para encontrar o sofá ideal pela internet, vai ser fácil fácil escolher um modelo bacana para a sua casa. Dá só uma olhadinha:

Escolha o modelo ideal de acordo com o espaço que você tem

Antes de começar a pesquisar sofás na internet, tenha em mente a finalidade e o local onde o sofá vai ficar. Por exemplo, os sofás com chaise ficam melhores em salas para assistir à TV.

Mas se você tem um ambiente só para a televisão e para receber as visitas, um modelo de sofá retrátil pode ser ideal. Assim, você puxa quando for assistir a um filminho, e encaixa o assento de volta na hora de receber seus convidados.

Definido esse quesito, observe o espaço que você tem para saber se você precisa de um sofá com dois lugares, um sofá com três lugares ou ainda um conjunto de sofás, por exemplo.

Se a sua família é grande e você tem um ambiente mais amplo, dá para investir em sofás maiores. Mas se o espaço é mais apertado, a melhor escolha pode ser um menor, ou um sofá de canto não muito grande. E para compensar, você pode optar por modelos com chaise ou retráteis, desde que caibam, é claro.

Saiba como escolher a cor e o tecido do seu sofá

Como o sofá é um móvel que fica na sala por alguns anos, prefira os que tenham cores mais neutras, como um sofá cinza ou um sofá marrom, para você não enjoar da cor tão cedo. E se você quiser, pode dar um toque com mantas ou almofadas coloridas.

O tecido do sofá também pode influenciar bastante no seu tempo de duração, ainda mais se ele for ficar em um lugar muito usado pela sua família, como uma sala com televisão.

Nesses casos, o ideal é escolher um tecido mais resistente, como um sofá de chenille ou um sofá de couro.

Se você tem ou pretende ter filhos, prefira os de cores mais escuras, como um sofá preto, e em tecidos impermeáveis como um sofá de courino, para que ele não fique com aparência suja.

Quanto à estrutura, as melhores são as metálicas ou as de madeira de boa qualidade. Já a espuma deve ter densidade de pelo menos 23g/cm³.

Cuidado para não comprar um sofá grande demais, ou pequeno demais

Depois que você escolher um modelo que te agrade, cheque todas as medidas oferecidas pela loja e meça na sua sala para saber o espaço que o sofá irá ocupar. E se você for comprar um sofá reclinável, retrátil, com chaise ou um sofá-cama, não se esqueça de levar em consideração as medidas do sofá aberto ou reclinado.

Para ter uma ideia de quanto espaço o sofá irá ocupar você pode colocar folhas de jornal no chão de acordo com as medidas fornecidas pela loja, ou ainda usar um lençol dobrado.

E não se esqueça de pensar por onde o sofá vai entrar na sua casa. Tire as medidas da porta e do elevador - se você morar em apartamento - para ter certeza de que não vai ter problemas quando o móvel for entregue.

Observe também o espaço entre o assento do sofá e o encosto. Se você não tiver pernas longas, prefira os sofás com assentos mais curtos, para que você possa sentar e encostar os pés no chão.

As lojas não costumam oferecer essas medidas, e sim a metragem total do encosto mais o assento, mas pelas fotos do sofá já dá para ter uma ideia.

E mesmo que suas pernas sejam bem grandes, vale ressaltar que sofás com assentos menos fundos ficam melhores em salas de estar, onde você vai receber visitas, por exemplo, já que são mais confortáveis de sentar, encostar e apoiar as pernas no chão.

Outra dica importante é quanto ao encosto do sofá. Se você quer um modelo para assistir à TV, prefira os que tenham encosto mais alto e que dê para apoiar a cabeça.

Mas se o objetivo for colocar o sofá em uma sala de espera ou um ambiente sem televisão, um modelo com encosto mais baixo pode ser uma boa escolha.

Agora que você já sabe como comprar o seu sofá pela internet, dê um Zoom e compare os preços!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!