Entenda antes de comprar em Sofá

Como limpar sofá de camurça

Siga esse passo a passo e aprenda como limpar o sofá de camurça de maneira simples!

como limpar sofá de camurça
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Não importa se o sofá é retrátil ou não, que um sofá de camurça é aconchegante e une o bonito ao confortável ninguém duvida, né? Imagine que delícia ficar sentado lendo um livro? E um filminho com pipoca? Mas, como você sabe, nessas ocasiões acidentes podem acontecer e sujar o estofado. Não se desespere, limpar um sofá de camurça não é tão difícil quanto parece!

Quer saber como fazer a limpeza do sofá de camurça de maneira simples? Continue acompanhando que nós explicaremos!

Quais são os principais produtos e materiais para a limpeza do sofá?

Se você não sabe, o termo camurça hoje é utilizado para designar qualquer tecido de pele de animal curtida. Nada mais é do que um tipo de couro felpudo confeccionado com a camada interior da pele dos animais.

Como é um tecido delicado, o principal ponto é ter cuidado com os produtos utilizados. Como itens e materiais principais, você pode utilizar os seguintes para a limpeza do sofá de camurça:

Como fazer uma limpeza padrão?

Utilize uma escova macia para remover poeira e pequenas migalhas ou mesmo fios de cabelo que possam ter grudado no tecido. Lembre-se de escovar no sentido do pelo para não danificar as fibras.

Se quiser caprichar um pouco mais, você pode, inclusive, retirar as almofadas do estofado e fazer o mesmo processo na parte de baixo. Outra opção para uma limpeza mais completa é passar o aspirador de pó logo após a escova. Lembre-se de ter os mesmos cuidados para preservar o tecido.

Como limpar um sofá de camurça novo?

Um sofá novo sempre merece todos os cuidados, não é? Uma boa dica é utilizar um produto específico, como um impermeabilizante. Não se esqueça de conferir as indicações do rótulo para ter certeza de que é indicado para a camurça, ok?

Dessa forma, você previne futuros acidentes como, por exemplo, derramar alguma bebida no estofado e assim fica bem mais fácil manter o seu sofá sempre limpinho, o que fará com que ele dure por muito mais tempo.

Como impermeabilizar o sofá? Passo a passo

  • colha um local arejado;
  • aplique o spray por partes e mantenha o frasco a uma certa distância do sofá;
  • repita o processo entre 2 e 3 vezes;
  • deixe secar por, no mínimo, 12 horas.

Como remover manchas do sofá?

No caso de alguma emergência, como uma mancha de vinho ou gordura, é importante ser rápido para não deixar a mancha secar. Quanto mais rápido você agir, mais sucesso terá na limpeza.

Use pano úmido e detergente ou sabão neutro

No primeiro momento, o ideal é evitar produtos químicos que podem reagir e manchar ainda mais o tecido. Com um pano úmido, procure limpar a mancha. Atenção: não esfregue com força, pois a camurça é um tecido delicado.

Vinagre e álcool

Muito indicados para limpeza e remoção de manchas, vinagre e álcool devem ser usados com muito cuidado. Por serem mais pesados e químicos, só devem ser utilizados em último caso. Por isso, sempre prefira a primeira opção de pano úmido e sabão neutro.

Qual é a frequência ideal para limpar o sofá de camurça?

Como falamos anteriormente, a camurça é um material delicado. Sendo assim, o ideal é realizar a limpeza semanal para evitar acúmulos de sujeira. Fique sempre atento ao tipo de material utilizado na limpeza para não danificar o tecido, beleza?

Como você pôde perceber, um sofá de camurça pode ser uma ótima escolha. Com um pouco de cuidado e os produtos certos, você consegue manter seu sofá lindo por um bom tempo.

Agora que você já aprendeu como limpar um sofá de camurça, que tal entender melhor sobre como comprar um sofá pela internet? Assim, você já fica preparado para quando decidir trocar o seu!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!