Soundbar JBL SB130 ao lado do subwoofer, ambos sobre superfície preta, com carimbo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

Soundbar JBL SB130: boa conectividade, mas pouca potência

Confira nosso review sobre a soundbar de entrada da JBL

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A JBL SB130 é uma soundbar de entrada com 55W de potência, indicada para quem quer aumentar a potência de som da TV de casa sem precisar investir muito em um sistema de som. Esse modelo é compacto e fica super discreto no ambiente, mas será que ela cumpre o que promete?

Para responder essa pergunta, eu testei da soundbar da JBL e conto tudo aqui nesse review. Os cinco critérios usados na avaliação foram: design, potência de som, recursos, conectividade e custo-benefício. Quer saber se vale a pena apostar nessa soundbar de entrada? Vem conferir!

Quer saber como avaliamos as soundbars aqui no Zoom? Confira aqui os critérios que usamos!

Prós e contras da soundbar JBL SB130

Por ser uma soundbar de entrada, a JBL SB130 ganha pontos extras por ter tecnologia Dolby Digital e vir com subwoofer, já que outros modelos na mesma faixa de preço contam apenas com a barra. Por outro lado, essa soundbar JBL tem apenas 55W de potência, o que é pouco mesmo considerando modelos de entrada.

Confira as ofertas da JBL SB130 no nosso site:

O que vem na caixa

A soundbar JBL SB130 já vem com acessórios para fixá-la na parede (Foto: Zoom)
A soundbar JBL SB130 já vem com acessórios para fixá-la na parede (Foto: Zoom)
  • Soundbar
  • Subwoofer com fio
  • Controle remoto com bateria
  • Cabo USB
  • Cabo de alimentação
  • Kit de suportes para montagem em parede
  • Manual de instruções e certificado de garantia

Ficha técnica da soundbar JBL SB130

Design

A JBL SB130 tem botões na parte superior da barra (Foto: Zoom)
A JBL SB130 tem botões na parte superior da barra (Foto: Zoom)

O design da soundbar JBL Cinema SB130 é simples e minimalista, ideal para quem busca um aparelho discreto e que quase não chame atenção perto da TV. A barra é bem fininha, com apenas 6,3 centímetros de profundidade, e não é muito comprida. Por isso, ela coube entre os pés da minha televisão de 50 polegadas e ainda sobrou espaço. Por ser preta e fina, ela ficou quase imperceptível em frente à TV.

Na parte de cinema, ficam os botões de liga/desliga, tipo de conexão e volume. Os fios usados para ligar a soundbar à tomada, ao subwoofer e à TV - se você optar por esse tipo de conexão - ficam bem escondidos. Mas não é possível optar por um visual totalmente livre de fios. Além disso, o subwoofer também é compacto e ficou bem discreto em cima do meu rack.

Essa soundbar JBL fica quase camuflada na televisão (Foto: Zoom)
Essa soundbar JBL fica quase camuflada na televisão (Foto: Zoom)

Uma vantagem desse modelo é que ele já vem com o kit de suportes para prender a barra na parede. Por isso, se você prefere deixar o rack mais livre, a SB 130 pode ser fixada abaixo da TV. Como ela é bem leve, é bem fácil fazer a instalação.

Potência de som

A potência de som é um ponto negativo da JBL SB130. Ela tem apenas 55W de potência, o que é pouco mesmo para as soundbars de entrada, e tem sistema de som de 2.1 canais. Por isso, esse aparelho é mais indicado para ambientes pequenos, como quartos ou salas pequenas. Como a minha TV não tem um som muito potente - tenho uma LG UN7310 de 50" - e a sala tem tamanho médio, a soundbar ajudou a aumentar a potência do áudio.

O subwoofer, com certeza, faz bastante diferença nos graves, deixando-os bem mais intensos. Acho que essa foi a principal diferença entre assistir televisão com a soundbar e sem ela. Se você não faz questão daquele super som de cinema, mas quer aumentar a potência da sua TV sem precisar investir muito dinheiro nisso, a JBL SB130 cumpre esse papel.

Veja aqui como montar um sistema de som para a sua sala de TV.

Recursos

Como é esperado em uma soundbar de entrada, a JBL SB130 não tem recursos muito avançados. Ela não tem ajuste automático da equalização, então isso deve ser feito pelo controle remoto. Além de ajustar o volume e escolher o tipo de conexão entre a barra e a TV, você pode selecionar o tipo de conteúdo que está sendo assistido - filme, música ou noticiário -, para encontrar a equalização ideal.

Além disso, essa soundbar JBL tem som Dolby Digital, o que proporciona boa qualidade sonora. Embora não seja uma das tecnologias de som mais modernas, ela garante que o áudio fique bem equilibrado e o aparelho não distorça o som.

Conectividade

O controle remoto da JBL SB130 é minimalista e fácil de usar (Foto: Zoom)
O controle remoto da JBL SB130 é minimalista e fácil de usar (Foto: Zoom)

A JBL SB130 tem três formas de conexão com a TV: por cabo HDMI, por cabo óptico ou por Bluetooth 4.2. A barra também tem uma entrada USB, mas ela funciona apenas para manutenção. Como o cabo HDMI veio junto com o aparelho, optei por esse tipo de conexão. Além disso, também usei a conexão Bluetooth para ouvir músicas do meu celular na soundbar.

Foi muito fácil conectar os dois aparelhos e, ajustando a equalização da SB130 para Music, a qualidade sonora foi excelente. Consegui praticamente fazer uma festinha em casa, alcançando volumes altos sem nenhuma distorção, além dos graves potentes proporcionados pelo subwoofer. Só não sei se os meus vizinhos gostaram desse teste. A conexão também foi bastante estável e apresentou poucas falhas.

Um ponto positivo para essa soundbar foi a conexão com o controle Smart Magic, da LG. Embora seja um aparelho JBL, a SB130 permite conectar a soundbar ao controle inteligente da TV. Para mim, que vivo perdendo controles remotos no sofá, isso foi um ponto positivo. Assim, depois de ligar a soundbar e escolher a equalização desejada, eu pude controlar o volume do aparelho pelo controle da televisão.

Quer saber se vale a pena comprar uma soundbar? Confira os prós e contras desse tipo de aparelho!

Custo-benefício

Se você busca uma soundbar de entrada e não quer gastar muito com isso, a JBL SB130 é uma boa opção. Ela ajuda a aumentar a potência de som da sua televisão e é indicada para ambientes pequenos, especialmente quartos. Seu principal ponto positivo é o preço, já que a SB130 pode ser encontrada a partir de R$ 899. Além disso, ela vem com subwoofer, o que é um extra para aparelhos básicos.

Por outro lado, a potência de apenas 55W é inferior a outros modelos de entrada com preços semelhantes. Por isso, se você procura uma soundbar para ambientes não muito espaçosos e gostaria de contar com um subwoofer, esse modelo é uma ótima escolha. Mas, se a sua sala é espaçosa, pode ser mais indicado comprar uma soundbar mais potente.

Encontre a melhor soundbar para você: confira nosso ranking com os melhores modelos de 2021.

Produtos similares

Quer conhecer outras opções de soundbar antes de escolher o modelo ideal para você? Se o que você procura é um aparelho de entrada com bom custo-benefício e potência ideal para ambientes pequenos ou médios, a Samsung HW-T555 e a LG SN4 são boas escolhas.

As duas soundbars também contam com subwoofer, mas têm potência superior à JBL SB130. Encontre aqui no Zoom as melhores ofertas para essas soundbars:

Aproveite para conferir o review da soundbar JBL SB130 no nosso canal no Youtube: