BCAA: como tomar o suplemento?

Conheça mais sobre o BCAA e entenda como tomar o suplemento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

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O BCAA é um suplemento composto por três aminoácidos essenciais para o corpo: leucina, isoleucina e valina. Quando a quantidade de proteínas ingerida pela alimentação não é suficiente para melhorar o desempenho nas atividades físicas, o BCAA funciona oferecendo mais energia. Isso porque ele auxilia no metabolismo dessas proteínas, sendo indicado, portanto, para recuperação muscular no prós-treino. Mas, você sabe como tomar BCAA?

A quantidade de BCAA que deve ser ingerida depende das necessidades individuais de cada um. Por isso, o ideal é buscar a orientação de um nutricionista. No geral, o suplemento pode ser utilizado como pré-treino ou pós-treino. Consumido antes do treino, ele entrega a força necessária para executar movimentos difíceis. Se utilizado como pós-treino, ele é eficiente no ganho de massa muscular. Quer entender um pouco mais sobre como tomar BCAA? Vem com a gente!

E não se esqueça: é fundamental consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Gostaria de saber qual é o melhor BCAA? Explore já o nosso artigo com os melhores BCAAs de 2021!

Entenda como tomar BCAA (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como tomar BCAA (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

BCAA: como tomar?

O BCAA pode ser tomado para ajudar a ganhar massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O BCAA pode ser tomado para ajudar a ganhar massa muscular (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como já dito anteriormente, a quantidade de BCAA deve variar de acordo com as necessidades reais e os objetivos pessoais de cada um, sendo importante buscar o auxílio de um profissional. Um ponto fundamental é que você deve tomar o BCAA se fizer exercícios físicos mais de três vezes na semana, pois o suplemento é um aliado durante períodos de maior cansaço e para treinos mais pesados, com mais exigência física.

O BCAA pode ser consumido como pré-treino ou pós-treino. Quando ingerido antes do treino, o suplemento entrega a força necessária para executar os movimentos mais difíceis. Agora, se utilizado como pós-treino, ele ajuda a prevenir o catabolismo e a realizar a síntese da proteína, sendo eficiente no ganho de massa muscular. A seguir, confira como tomar BCAA para emagrecer e ganhar massa muscular:

BCAA: como tomar para emagrecer?

O BCAA não apresenta como foco a perda de peso, mas ele pode auxiliar o processo de emagrecimento de algumas formas. O suplemento consegue reforçar o ganho de massa magra em dietas, auxiliando no controle da fome e aumentando a queima de gordura.

No entanto, é fundametal lembrar que, se o seu foco é emagrecer, o ideal é deve juntar o uso do suplemento a uma dieta saudável e hipercalórica, além de colocar a prática de exercícios físicos na sua rotina.

BCAA: como tomar para ganhar massa muscular?

A perda de massa muscular pode ocorrer durante e após os treinos, caso o organismo não consiga abastecer-se por falta de aminoácidos. E é nesse ponto que o BCAA ajuda.

O uso regular e de forma correta do suplemento ajuda a prevenir essa perda e a favorecer a formação da massa muscular.

BCAA: qual a melhor forma de tomar?

O BCAA deve ser consumido em pó, cápsula ou líquido (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O BCAA deve ser consumido em pó, cápsula ou líquido (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Existem algumas formas de tomar BCAA que vão depender da sua rotina de alimentação, treinos e, é claro, preferências. Com esse suplemento, é possível optar por consumo em pó, em cápsula ou líquido.

BCAA em pó

O BCAA em pó é consumido com a diluição em água ou outros líquidos de sua preferência, tendo como vantagem maior flexibilidade na dosagem, além de ser uma opção mais barata. Outro ponto positivo é que esse suplemento em pó é absorvido instantaneamente pelo estômago, e traz um grau de pureza maior. Um exemplo de BCAA em pó para você comprar é o BCAA Probiótica Powder.

BCAA em cápsula

O BCAA em cápsula é a versão mais prática do suplemento, já que não precisa de nenhuma diluição para o consumo. Mas, por outro lado, você não garante tanta liberdade quanto à dosagem. Algumas pessoas precisam de grandes quantidades para atingir a demanda, fora que as cápsulas também têm uma absorção mais lenta no estômago. Um dos melhores BCAAs nessa categoria é o BCAA Max Titanium 2400.

BCAA líquido

O BCAA líquido é ideal para quem não gosta da diluição do pó, mas quer ter mais liberdade em sua dosagem. Ele também conta com uma absorção instantânea pelo estômago, o que é mais um ponto positivo, assim como o BCAA em pó. O BCAA líquido traz a praticidade do BCAA em cápsula aliada à funcionalidade do BCAA em pó.

BCAA: antes ou depois do treino?

É possível consumir o BCAA antes e depois do treino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
É possível consumir o BCAA antes e depois do treino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O BCAA funciona de forma eficaz tanto no consumo antes quanto na ingestão depois do treino. Tudo vai depender do seu objetivo pessoal. Confira abaixo:

BCAA antes do treino

Tomar o BCAA antes do treino ajuda a regular o hormônio do estresse, que dificulta o ganho de massa muscular, promovendo um equilíbrio estável entre o anabolismo e o catabolismo. Isso é ideal para treinos longos e de alta performance. Além disso, a ingestão do BCAA antes do treino evita que surjam fadigas e diminui a dor muscular.

BCAA depois do treino

Quando você consome BCAA depois do treino, ele facilita a entrada dos nutrientes que você perdeu depois de uma atividade física intensa, fazendo com que os seus músculos se recuperem mais rápido. Assim, o suplemento repõe a perda dos nutrientes e diminui as dores causadas pelo treino.

Nesse artigo, você conseguirá entender um pouco mais sobre o que é, para que serve, quais os tipos e os benefícios do BCAA. Descubra aqui!

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