BCAA: para que serve, o que é e quais os benefícios

Veja para que serve o BCAA e entenda os benefícios desse suplemento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem é adepto de exercícios físicos ou simplesmente se interessa pelo assunto, provavelmente já ouviu falar do BCAA – e deve ter se perguntado: "Para que serve o BCAA?". É comum que essa dúvida apareça, já que existem diferentes tipos de suplementos usados para a finalidade esportiva, como Whey Protein, creatina, glutamina, hipercalóricos, e por aí vai!

O BCAA pode ser usado para suplementar ou complementar uma substância específica do nosso corpo. No entanto, antes de investir nele, é importante estar inteiramente informado e conhecer as melhores opções do mercado, pois a qualidade dos componentes do BCAA faz a diferença na sua absorção pelo organismo. Quer entender um pouco mais sobre para que serve, o que é e quais os benefícios do BCAA? Confira aqui!

E lembre-se: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é o melhor BCAA? Explore já o nosso artigo com os melhores BCAAs de 2021!

Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do BCAA (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do BCAA (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

BCAA: o que é?

O BCAA é uma sigla para Branched-Chain Amino Acids, que, em tradução literal, significa cadeia ramificada de aminoácidos. Ele é um suplemento que funciona como uma fonte de aminoácidos, os quais, por sua vez, são compostos capazes de desempenhar diferentes funções no organismo.

No caso do BCAA, existe o agrupamento de três aminoácidos: leucina, isoleucina e valina. Todos esses fazem parte das proteínas do corpo humano, em especial do tecido muscular. Por isso, quando o suplemento é ingerido, ele é metabolizado diretamente nos grupos musculares.

Ficou interessado em saber como tomar BCAA para emagrecer ou ganhar massa muscular? Nós explicamos nesse artigo!

BCAA: para quem é indicado?

O BCAA é indicado para quem gostaria de atuação direta nos músculos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O BCAA é indicado para quem gostaria de atuação direta nos músculos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O BCAA é um suplemento indicado para pessoas que não conseguem atingir a porção diária adequada de proteína e, portanto, precisam de complementação alimentar. Ele costuma ser utilizado por atletas devido à atuação direta nos músculos.

No entanto, o suplemento também é uma alternativa para pessoas com dificuldades de absorção da proteína. É importante ressaltar que, em ambos os casos, a indicação para tomar BCAA deve vir de um profissional da saúde especializado, como o nutricionista.

BCAA: quais são os tipos?

O BCAA pode ser encontrado na formas de cápsula, líquido ou pó. Na prática, não há evidências científicas de que um deles apresenta um melhor resultado do que o outro. O que pode variar entre os três tipos é o tempo de absorção, que costuma ser mais rápido no suplemento líquido e em pó, quando comparado à cápsula.

Como todos possuem a mesma eficácia, fica à critério de cada um escolher com qual opção se identifica mais. Uma questão fundamental a ser levada em consideração no momento da compra, e que influencia diretamente no resultado do produto, diz respeito à qualidade dos componentes.

Por esse motivo, o ideal é ler os rótulos e dar preferência para marcas já consolidadas no mercado, como a Max Titanium, Integralmédica, Growth e Probiótica, por exemplo. Os detalhes sobre os BCAAs desses e outros fabricantes, que estão entre os melhores do ano, podem ser encontrados neste link sobre o melhor BCAA de 2021.

BCAA: para que serve?

O BCAA serve para recuperação muscular, queima de gordura e melhoria de desempenho (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O BCAA serve para recuperação muscular, queima de gordura e melhoria de desempenho (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A resposta dessa pergunta não se resume a um único ponto. O suplemento pode contribuir tanto durante quanto após os treinos. Dentre suas principais funções, destacam-se a de recuperação muscular, queima de gordura e melhoria de desempenho. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:

Recuperação muscular

É comum que durante ou após a realização de exercícios físicos o corpo humano sofra com a perda de massa magra, pois, nesse momento, não há a reposição de aminoácidos.

O BCAA atua ao contribuir para a reposição desses aminoácidos e, assim, não só evitar a perda muscular, mas proporcionar o alívio de dores e da sensação de fadiga.

Queima de gordura

A perda de gordura também pode ser intensificada por meio da ingestão do BCAA, conforme indícios de que o suplemento consegue acelerar o metabolismo.

Entretanto, para que se chegue a esse resultado, é necessário combinar o uso do BCAA a uma alimentação balanceada à prática de exercícios físicos regularmente.

Melhoria de desempenho

O fato de o BCAA ser sintetizado no músculo o diferencia dos demais aminoácidos e faz com que, dentre outras coisas, ele libere energia.

Com isso, pode haver uma melhora na performance da atividade física. Junto a isso, a retardação do cansaço faz com que a disposição para exercícios físicos seja ainda maior.

BCAA: quais são os benefícios?

Além das funções que já mencionamos anteriormente, existem outros benefícios do BCAA que valem a pena ser mencionados. São eles:

  • Reduz o cansaço físico e mental, ;
  • Auxilia na concentração durante os exercícios;
  • Contribui para melhorar a imunidade;
  • Colabora com a produção de energia;
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Aumenta a velocidade da síntese proteica muscular;
  • Auxilia no ganho de massa muscular.

BCAA: qual é o melhor?

O melhor BCAA é aquele que vai atender às suas necessidades reais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O melhor BCAA é aquele que vai atender às suas necessidades reais (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O BCAA ideal para você é aquele que se encaixa com os seus gostos e objetivos pessoais. É importante avaliar para qual tipo de treino aquele BCAA é indicado antes de fazer a compra, para, assim, você garantir o melhor BCAA para você. Só não se esqueça de avaliar isso com a ajuda de um nutricionista de confiança, hein?

Nessa lista, você conhece 7 opções de BCAA para comprar!

Veja mais: