Colágeno hidrolisado: para que serve e quais os benefícios

Mais do que saber para que serve o colágeno hidrolisado, é importante entender os benefícios do suplemento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O colágeno é uma proteína que apresenta a função de sustentar e manter as células unidas, ou seja, ele é o responsável por manter a firmeza da pele, além de ser importante na restauração de células mortas. E para que serve o colágeno hidrolisado? Com o passar dos anos, o corpo passa produzir uma menor quantidade de colágeno e, por isso, pode ser que haja a necessidade de reposição dessa proteína. Esse é o papel do colágeno hidrolisado.

Em forma de suplemento alimentar, o colágeno hidrolisado estimula a produção de colágeno natural pelo organismo humano, contribuindo na prevenção do envelhecimento da pele, unhas, cabelos, ossos e articulações. O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em cápsulas ou em pó, que deve ser diluído em água, sucos ou chás, para ser melhor absorvido pelo corpo. Quer entender um pouco mais sobre para que serve, o que é e quais os benefícios do colágeno hidrolisado? A gente te conta!

E lembre-se: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Já sabe qual é o melhor colágeno hidrolisado? Explore aqui o nosso artigo com os melhores colágenos hidrolisados de 2021!

Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do colágeno hidrolisado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda para que serve, o que é e quais os benefícios do colágeno hidrolisado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Colágeno hidrolisado: o que é?

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar extraído da cartilagem bovina, sendo composto pela proteína colágeno quebrada em partes menores. Nesse formato, sua absorção pelo organismo se torna mais fácil (e seus benefícios são percebidos mais rapidamente).

A principal função do colágeno hidrolisado é proporcionar firmeza e elasticidade, além de combater a flacidez e o envelhecimento da pele. Esse suplemento também contribui para o fortalecimento dos cabelos e unhas. Se você quiser saber um pouco mais sobre a função do colágeno hidrolisado e como você deve tomá-lo, confira esse nosso artigo!

Colágeno hidrolisado: para quem é indicado?

O colágeno hidrolisado é recomendado para quem quer cuidar da pele (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno hidrolisado é recomendado para quem quer cuidar da pele (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O colágeno hidrolisado costuma ser indicado para pessoas acima dos 25 anos, pois, a partir dessa idade, o organismo passa a produzir menos essa proteína. É por isso que a estrutura da pele começa a perder integridade: as rugas aparecem, assim como as dores nas articulações, e a cartilagem fica mais fraca.

Além disso, para as mulheres, é normal haver uma redução na síntese de colágeno pelo corpo depois da menopausa ou após os 60 anos de idade. Vale lembrar que, por ser uma substância produzida pelo corpo, o colágeno hidrolisado também não possui contraindicações.

Portanto, tanto jovens quanto adultos e idosos podem consumir esse suplemento alimentar. No entanto, é importante ficar atento à qualidade do produto. Busque sempre por boas marcas e, por fim, respeite a dosagem recomendada pelos fabricantes. E não deixe de conferir a nossa lista com os melhores colágenos hidrolisados do ano.

Colágeno hidrolisado: quais são os tipos?

Existem três tipos de colágeno hidrolisado: tipo 1, tipo 2 e tipo 3. Todos eles têm papel importante para o organismo, mas se diferem na função principal. Alguns são mais indicados para fins estéticos, já outros para benefícios da saúde. Por isso, é fundamental saber qual é o seu objetivo nessa suplementação para adquirir o produto ideal para você.

Colágeno hidrolisado tipo 1

O colágeno hidrolisado tipo 1 é o mais comum no nosso corpo. Ele é encontrado em tendões, cartilagens e no tecido conjuntivo. A função do colágeno hidrolisado tipo 1 é dar resistência aos tendões e elasticidade para a pele. Ele é indicado para pessoas que buscam uma pele mais saudável e jovem.

Colágeno hidrolisado tipo 2

Já o colágeno hidrolisado tipo 2 é produzido através da proteína presente na cartilagem hialina e na elástica. Ele é parecido estruturalmente com o tipo 1, mas apresenta mais relação com a cartilagem do que com a pele. Por isso, o colágeno hidrolisado tipo 2 é mais indicado para o tratamento de doenças como artrite e artrose.

Colágeno hidrolisado tipo 3

O colágeno hidrolisado tipo 3 também é bastante encontrado na pele, principalmente nos órgãos internos, como o útero e intestino. Esse tipo de colágeno hidrolisado é recomendado para a saúde de uma forma geral e, também, para fins estéticos.

Colágeno hidrolisado: para que serve?

O colágeno hidrolisado possui diversos benefícios para a saúde (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O colágeno hidrolisado possui diversos benefícios para a saúde (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O colágeno hidrolisado apresenta uma série de benefícios para a estética, saúde e até para musculação. Confira:

Estética

O campo da beleza é o mais famoso quando se trata do uso do colágeno hidrolisado. Ele é utilizado para dar mais firmeza à pele, além de melhorar a elasticidade e evitar o envelhecimento precoce e as rugas. Ou seja, o colágeno hidrolisado é um aliado para deixar a pele com aspecto mais jovial.

Saúde

O colágeno hidrolisado também colabora para diminuir as dores de doenças como artrose e artrite. Além disso, o suplememto auxilia no tratamento e prevenção da osteoporose, ajuda na proteção e evita o desgaste das articulações e ainda contribui no controle da pressão arterial.

Musculação

Para quem é adepto da musculação, o colágeno hidrolisado pode ser utilizado para ganhar massa magra e, também, massa muscular, já que é composto, em sua maioria, de proteínas. Ele pode ser combinado com o uso de Whey Protein e outros suplementos, já que é natural e não causa efeitos colaterais.

Para que serve o colágeno hidrolisado Verisol?

O Verisol é o único colágeno para consumo via oral específico para a pele com comprovação científica de resultados. Ele é composto por peptídeos bioativos de colágeno em moléculas ainda menores do que o colágeno hidrolisado. Devido a essa característica, o colágeno hidrolisado Verisol é absorvido com mais facilidade pelo nosso organismo.

O colágeno hidrolisado Verisol é recomendado para ajudar a manter a saúde dos tecidos e das articulações, além de manter a pele mais firme, reduzir rugas e celulites e deixar cabelos e unhas mais fortes. Ele pode ser utilizado no café da manhã, juntamente com frutas, vitaminas, cereais matinais, iogurtes, leite e sucos.

Aqui, nós explicamos como tomar colágeno hidrolisado, bem como a quantidade ideal e o melhor horário. Descubra já!

Colágeno hidrolisado: quais são os benefícios?

Existem diversos benefícios da suplementação com colágeno hidrolisado, tanto para a estética quanto para a saúde. Ele contribui com a melhora da pele, ajuda a aliviar dores nas articulações, pode impedir a perda óssea, age na massa muscular e promove a saúde do coração.

Além disso, ele pode ser indicado para pessoas com problemas de artrite, osteoporose e artrose, por exemplo. Vale lembrar que os benefícios do colágeno hidrolisadoa podem ser potencializados quando há a união de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, na rotina.

Outros benefícios associados ao colágeno hidrolisado que podemos destacar são:

  • Auxilia na firmeza e elasticidade à pele;
  • Deixa a pele mais hidratada;
  • Fortalece unhas e cabelos;
  • Contribui para tratar os efeitos da flacidez;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Trata e previne a osteoporose;
  • Ajuda na proteção e desgaste das articulações;
  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Cuidado com relação aos ligamentos e tendões.

Quer saber qual o melhor horário para tomar colágeno? Preparamos aqui um artigo com tudo o que você precisa compreender!

Colágeno hidrolisado: qual é o melhor?

O melhor colágeno hidrolisado deve atender aos seus objetivos e necessidades (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O melhor colágeno hidrolisado deve atender aos seus objetivos e necessidades (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O colágeno hidrolisado ideal para você é aquele que se encaixa com os seus objetivos pessoais. É importante avaliar para qual tipo de circunstância aquele colágeno hidrolisado é indicado antes de fazer a compra, para, assim, você garantir o melhor suplemento para você. Só não se esqueça de avaliar isso com a ajuda de um nutricionista de confiança, hein?

Nessa lista, você conhece 10 opções de colágeno hidrolisado para comprar!

Veja mais: