Creatina: antes ou depois do treino?

Entenda se é melhor tomar a creatina antes ou depois do treino

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

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A creatina é um suplemento usado para melhorar a performance da prática de exercícios físicos, já que ela atua diretamente no ganho de força e massa muscular. Para além da suplementação, ela é um composto produzido pelo fígado que também está presente em alimentos como carne, frango, ovo, peixe, leite e derivados. Uma dúvida comum de quem considera o uso desse suplemento é sobre o melhor momento para tomá-lo. Afinal, o ideal é tomar a creatina antes ou depois do treino?

Quando aliada a uma rotina de atividades físicas, alimentação balanceada e acompanhamento nutricional, a ingestão da creatina aumenta o potencial de força, reduz o nível de fadiga e acelera a recuperação muscular, o que pode resultar em um melhor desempenho. Tudo isso também depende de como, quando e qual creatina tomar. A nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiel) explica melhor:

"A suplementação de creatina leva ao aumento dos estoques musculares de fosforilcreatina, substância essencial nos processos de produção de energia rápida, que sustenta exercícios de alta intensidade".

Se interessou em entender um pouco mais sobre o horário indicado para tomar creatina? Confira aqui! E não se esqueça: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Ficou interessado em saber qual é a melhor creatina para você? Explore aqui o nosso artigo com as melhores creatinas de 2021!

Entenda se é melhor tomar creatina antes ou depois do treino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda se é melhor tomar creatina antes ou depois do treino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Creatina: antes ou depois do treino?

A creatina pode ser ingerida tanto antes quanto depois do treino. No entanto, é válido ressaltar que esse é um amplo debate entre profissionais da área da saúde, já que até o momento não há comprovação científica sobre qual horário é mesmo o indicado para tomar o suplemento.

Aqueles que defendem tomar a creatina antes do treino afirmam que ela proporciona mais energia durante a atividade física. Os que aconselham a ingestão do suplemento depois do treino, por outro lado, acreditam que o resultado consiste em uma maior absorção da creatina ou em uma recuperação mais rápida.

Já pensou em como tomar creatina? Nós explicamos como consumir o suplemento em pó, em cápsulas ou para ganhar massa muscular. Veja aqui!

Creatina: antes ou depois do treino para emagrecer?

Até o momento não há estudos que comprovam se tomar creatina antes ou depois do treino pode influenciar no emagrecimento. No entanto, o suplemento pode contribuir para o ganho de massa magra, desde que acompanhado de uma alimentação balanceada.

A creatina, por si só, não possui valor calórico. Além disso, ao melhorar o desempenho do treino, o suplemento também pode potencializar a queima de gordura.

Creatina: antes ou depois do treino para engordar?

Como foi mencionado anteriormente, isoladamente, a creatina não possui a função de perda ou ganho de peso. Para além do suplemento, o ganho de peso está diretamente associado com a alimentação.

Daí a importância de um profissional especializado para desenvolver um cardápio que atenda ao objetivo de engordar.

Creatina: antes ou depois do treino para ganhar massa muscular?

Diferente do emagrecimento ou ganho de peso, o ganho muscular é um dos resultados diretos da ingestão de creatina, seja antes ou depois do treino, isto é, independente do horário a ser tomado. Há quem diga que é melhor ingeri-la depois do treino, pois sua absorção é maior com a ajuda de carboidratos, mas não existem estudos que comprovem esse argumento.

Um fator diferencial que deve ser levado em consideração tanto para emagrecer quanto para engordar ou ganhar massa muscular é a marca do suplemento. Um bom fabricante conta com ingredientes de qualidade e, consequentemente, proporciona o real ganho dos benefícios da creatina.

Nesse sentido, as creatinas da Max Titanium, Integralmédica e Growth, por exemplo, estão entre as melhores do mercado. Veja a lista completa com as melhores marcas de creatina do ano!

Qual é o melhor horário para tomar creatina?

Qual será o melhor horário para tomar creatina? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Qual será o melhor horário para tomar creatina? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Não há um consenso sobre o melhor horário para tomar creatina para obter um determinado resultado. Essa dúvida está até mesmo entre as pessoas com experiência na área. Por conta disso, acredita-se que a diferença do horário de ingestão possa ser mínima ou inexistente para ter acesso às vantagens do suplemento.

O que os especialistas afirmam, entretanto, é que os benefícios são percebidos a longo prazo. Isso quer dizer que a constância no uso da creatina é fundamental, se combinada, é claro, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos frequentemente.

Nesse artigo, você conseguirá entender um pouco mais sobre o que é, para que serve e quais os benefícios da creatina. Descubra agora!

Qual é o jeito certo de tomar creatina?

Não existe jeito certo de tomar creatina. Segundo Bruna, "isso vai depender do plano alimentar de cada pessoa". A nutricionista afirma que a suplementação da creatina pode ser interessante se combinada com carboidratos de absorção rápida, pois eleva o índice glicêmico, o que aumenta ainda mais a assimilação da creatina.

"O papel dos carboidratos é facilitar o transporte de creatina para o músculo. A dosagem será de acordo com a individualidade e os objetivos de cada um, mas a literatura garante um uso saudável de 3 a 5g de creatina por dia durante 30 dias", certifica.

O que a creatina faz com o corpo?

Confira o que a creatina faz com o corpo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira o que a creatina faz com o corpo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

De acordo com Bruna, a creatina participa do metabolismo de aminoácidos, e é encontrada, em sua maior parte, nos músculos esqueléticos. A suplementação com creatina é utilizada para melhorar o desempenho em exercícios físicos de força, alta intensidade e curta duração.

"Dependendo do objetivo do atleta, a creatina entra para auxiliar na melhora do desempenho na atividade física e na melhora do rendimento e performance. E vale lembrar que o resultado de uma suplementação é muito individual. Procure sempre um profissional nutricionista para te orientar e te auxiliar a ter os melhores resultados!", destaca a nutricionista.

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