Creatina: antes ou depois do treino?

Entenda se é melhor tomar a creatina antes ou depois do treino

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

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A creatina é um suplemento usado para melhorar a performance da prática de exercícios físicos, já que ela atua diretamente no ganho de força e massa muscular. Para além da suplementação, ela é um composto produzido pelo fígado que também está presente em alimentos como carne, frango, ovo, peixe, leite e derivados. Uma dúvida comum de quem considera o uso desse suplemento é sobre o melhor momento para tomá-lo. Afinal, o ideal é tomar a creatina antes ou depois do treino?

Quando aliada a uma rotina de atividades físicas, alimentação balanceada e acompanhamento nutricional, a ingestão da creatina aumenta o potencial de força, reduz o nível de fadiga e acelera a recuperação muscular, o que pode resultar em um melhor desempenho. Tudo isso também depende de como, quando e qual creatina tomar. Se interessou em entender um pouco mais sobre o horário indicado para tomar creatina? Confira aqui!

E não se esqueça: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Ficou interessado em saber qual é a melhor creatina para você? Explore aqui o nosso artigo com as melhores creatinas de 2021!

Entenda se é melhor tomar creatina antes ou depois do treino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda se é melhor tomar creatina antes ou depois do treino (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Creatina: antes ou depois do treino?

Veja se existe um melhor momento para tomar a creatina (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja se existe um melhor momento para tomar a creatina (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A creatina pode ser ingerida tanto antes quanto depois do treino. No entanto, é válido ressaltar que esse é um amplo debate entre profissionais da área da saúde, já que até o momento não há comprovação científica sobre qual horário é mesmo o indicado para tomar o suplemento.

Aqueles que defendem tomar a creatina antes do treino afirmam que ela proporciona mais energia durante a atividade física. Os que aconselham a ingestão do suplemento depois do treino, por outro lado, acreditam que o resultado consiste em uma maior absorção da creatina ou em uma recuperação mais rápida.

Já pensou em como tomar creatina? Nós explicamos como consumir o suplemento em pó, em cápsulas ou para ganhar massa muscular. Veja aqui!

Creatina: antes ou depois do treino para emagrecer?

Até o momento não há estudos que comprovam se tomar creatina antes ou depois do treino pode influenciar no emagrecimento. No entanto, o suplemento pode contribuir para a perda de peso, desde que acompanhado de uma alimentação balanceada.

A creatina, por si só, não possui valor calórico. Além disso, ao melhorar o desempenho do treino, o suplemento também pode potencializar a queima de gordura.

Creatina: antes ou depois do treino para engordar?

Como foi mencionado anteriormente, isoladamente, a creatina não possui a função de perda ou ganho de peso. Para além do suplemento, o ganho de peso está diretamente associado com a alimentação.

Daí a importância de um profissional especializado para desenvolver um cardápio que atenda ao objetivo de engordar.

Creatina: antes ou depois do treino para ganhar massa muscular?

Diferente do emagrecimento ou ganho de peso, o ganho muscular é um dos resultados diretos da ingestão de creatina, seja antes ou depois do treino, isto é, independente do horário a ser tomado. Há quem diga que é melhor ingeri-la depois do treino, pois sua absorção é maior com a ajuda de carboidratos, mas não existem estudos que comprovem esse argumento.

Um fator diferencial que deve ser levado em consideração tanto para emagrecer quanto para engordar ou ganhar massa muscular é a marca do suplemento. Um bom fabricante conta com ingredientes de qualidade e, consequentemente, proporciona o real ganho dos benefícios da creatina.

Nesse sentido, as creatinas da Max Titanium, Integralmédica e Growth, por exemplo, estão entre as melhores do mercado. Veja a lista completa com as melhores marcas de creatina do ano!

Qual é o melhor horário para tomar creatina?

Qual será o melhor horário para tomar creatina? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Qual será o melhor horário para tomar creatina? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Não há um consenso sobre o melhor horário para tomar creatina para obter um determinado resultado. Essa dúvida está até mesmo entre as pessoas com experiência na área. Por conta disso, acredita-se que a diferença do horário de ingestão possa ser mínima ou inexistente para ter acesso às vantagens do suplemento.

O que os especialistas afirmam, entretanto, é que os benefícios são percebidos a longo prazo. Isso quer dizer que a constância no uso da creatina é fundamental, se combinada, é claro, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos frequentemente.

Nesse artigo, você conseguirá entender um pouco mais sobre o que é, para que serve e quais os benefícios da creatina. Descubra agora!

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