Melhor vitamina B12 de 2021: 7 opções para comprar

A vitamina B12 é uma aliada para fortalecer a imunidade; entenda qual a melhor vitamina B12 para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A vitamina B12 (ou cobalamina) é uma aliada de quem busca fortalecer a imunidade, já que atua no desenvolvimento de células do sangue e do sistema nervoso central. Ela também serve para prevenir o organismo da anemia perniciosa, pois replica os glóbulos vermelhos na circulação sanguínea, o que permite a absorção desta e de outras vitaminas importantes para o corpo. Essa vitamina do complexo B está presente em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios, mas pode ser obtida por meio de suplementação.

Como uma vitamina do complexo B, ela preserva o sistema cognitivo de idosos e contribui para o bem-estar no geral. A escolha pela vitamina B12 deve ser orientada por alguns pontos: identificar qual o tipo de cobalamina, entender qual a dose mais adequada e considerar qual o melhor formato, em cápsulas ou tabletes sublinguais. Mas, não se esqueça de consultar um profissional de saúde antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Quer saber qual a melhor vitamina B12 para você? Neste artigo, nós ainda contamos com a colaboração da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiel). Confira abaixo!

Você já sabe o que é e para que serve a vitamina B12? Explore já o nosso artigo para tirar todas as suas dúvidas!

Veja a nossa seleção das melhores vitaminas B12 de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja a nossa seleção das melhores vitaminas B12 de 2021! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como escolher a melhor vitamina B12?

Segundo Bruna, é fundamental observar o tipo de cobalamina, a forma de suplementação (cápsula ou sublingual) e, é claro, a dosagem recomendada pelo profissional médico ou nutricionista. Ela também destaca a importância de verificar se a marca apresenta reconhecimento (e aprovação) da ANVISA. A nutricionista explica:

"Sobre a origem da cobalamina (metilcobalamina ou cianocobalamina), os dois tipos de cobalamina possuem uma ótima absorção pelo organismo, sendo a primeira uma forma natural e a segunda uma forma sintética. Também vale observar a lista de ingredientes, para entender se não contém açúcar ou conservantes. Veganos e vegetarianos ainda precisam prestar atenção no tipo de cápsula utilizada, caso a cápsula seja de gelatina de origem animal".

Bruna também comenta sobre as diferenças entre a suplementação em cápsula e a sublingual: "A forma sublingual possui uma absorção mais rápida, porém o sabor muitas vezes não é agradável. Hoje, existem suplementos com sabor, que podem ter uma aceitação maior pelo seu paladar".

1. Vitamina B12 Lauton Nutrition

A vitamina B12 Lauton Nutrition é um dos melhores suplementos para comprar em 2021. Além de ser vegana, sua embalagem traz 60 cápsulas que podem durar até 2 meses. Ela contém metilcobalamina, que é a extração natural da vitamina B12.

Essa vitamina B12 traz benefícios importantes que estimulam a saúde e o bem-estar, como o afastamento da depressão e da fadiga, a redução do risco de doenças cardíacas, de dores nos nervos e de rigidez, além do combate à fraqueza muscular.

2. Vitamina B12 Wvegan

A vitamina B12 Wvegan é vegana, sendo uma indicação para quem se preocupa com a origem dos componentes presentes no suplemento. São 30 cápsulas e, além de conter metilcobalamina, ela ajuda, principalmente, na formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.

Os vegetarianos e os veganos são os que menos consomem a vitamina B12 a partir da fonte natural, já que ela é encontrada em alimentos de origem animal. A necessidade do suplemento surge para evitar a anemia perniciosa, entre outras complicações, como derrame cerebral e doenças cardíacas.

3. Vitamina B12 Now Foods

A vitamina B12 Now Foods traz 250 cápsulas com cianocobalamina e ácido fólico em sua composição, atuando para estimular a oxigenação sanguínea. A ingestão adequada de vitamina B12, ácido fólico e vitamina B6, presentes nesse suplemento, também contribui para uma saúde cardiovascular saudável.

A Now é uma fabricante de suplementos que tem ganhado popularidade no Brasil, já que seus produtos são reconhecidos mundialmente pela qualidade. Vegana, essa vitamina B12 é ideal para quem precisa de uma quantidade mais robusta de suplementação. Com um bom custo-benefício, o valor pego por dose também é bem competitivo.

4. Vitamina B12 Nature's Bounty

Vitamina B12 Nature's Bounty (Imagem: Divulgação/Nature's Bounty)
Vitamina B12 Nature's Bounty (Imagem: Divulgação/Nature's Bounty)

A vitamina B12 Nature's Bounty é um suplemento sublingual, de 300 cápsulas de rápida dissolução. Com sabor cereja natural, ela deve ser colocada sob a língua para se dissolver rapidamente.

Ela garante energia para o metabolismo e contribui para a saúde do sistema nervoso e do coração. Essa é uma vitamina B12 indicada para vegetarianos, sem conservantes, sem açúcar, sem leite, sem lactose, sem soja, sem glúten, nem fermento ou sódio.

5. Vitamina B12 Maxinutri

A vitamina B12 Maxinutri conta com 60 cápsulas de gelatina, compostas por cianocobalamina, a extração sintética da B12. Esse suplemento age como coenzima no processo de metabolização de carboidratos, gorduras e na síntese de proteínas.

Ela também pode ser indicados para atletas, e se torna indispensável para o crescimento e a reprodução celular. Além disso, essa vitamina B12 não contem glúten em sua composição.

6. Vitamina B12 Growth

Vitamina B12 Growth (Imagem: Divulgação/Growth)
Vitamina B12 Growth (Imagem: Divulgação/Growth)

A vitamina B12 Growth é feita com metilcobalamina, que apresenta maior biodisponibilidade e aproveitamento pelo organismo quando comparada à fórmula sintética. São 120 cápsulas com um bom custo-benefício.

Vale lembrar que a quantidade ideal a ser ingerida vai depender de aspectos biológicos e das necessidades de cada pessoa. Por isso, é importante enfatizar a importância de buscar orientação nutricional.

7. B Complex Sundown Naturals

O polivitamínico da Sundown Naturals é rico em vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12. São 100 cápsulas, nas quais a vitamina B12 vai auxiliar na formação de células vermelhas do sangue e na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

A vitamina B2 também auxilia na visão, no metabolismo e ainda contribui para a manutenção da pele e de mucosas, além do funcionamento do sistema imune. Esse suplemento é 100% natural. Isso significa que ele é livre de glúten, lactose, açúcar, sabores artificiais e transgênicos.

Aproveite para conferir todas as nossas ofertas de vitamina B12!

Veja mais sobre o universo dos suplementos: