Whey Protein: engorda ou emagrece?

Quer saber se o Whey Protein engorda ou não? Confira!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Será que o Whey Protein engorda? Caso você seja um consumidor do suplemento (ou deseja começar a tomá-lo), é provável que essa pergunta já tenha aparecido na sua cabeça. O Whey Protein pode fazer com que você emagreça ou ganhe massa muscular e, portanto, engorde. Isso vai depender, é claro, do seu objetivo pessoal, mas também do tipo de proteína que você for consumir e do nível de treino que você pretender realizar. Quer entender se o Whey Protein engorda ou emagrece? Nós convidamos a nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiel) para explicar!

O Whey Protein pode ser encontrado no mercado em três formas: Whey Protein isolado, com menos gorduras e lactose, o Whey Protein concentrado, com mais gorduras e sabor forte, e o Whey Protein hidrolisado, com maior velocidade de absorção. Antes de escolher o melhor Whey Protein para você, fique atento em relação a alguns fatores, como a pureza da proteína, os tipos de aminoácidos e até mesmo a quantidade de carboidratos.

Mas, lembre-se: é necessário consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar.

Está querendo saber qual é o melhor Whey Protein? Explore já o nosso artigo com os melhores Whey Protein de 2021!

Entenda se o Whey Protein engorda ou emagrece (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda se o Whey Protein engorda ou emagrece (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Whey Protein engorda?

O Whey Protein ajuda a potencializar a formação de massa magra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein ajuda a potencializar a formação de massa magra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de mais nada, o Whey Protein é um suplemento resultado de um mix de proteínas retiradas do soro do leite. Depois de passar por processos de filtragem e secagem, é possível chegar ao Whey Protein em pó. Ele é um suplemento de fácil absorção pelo organismo, com baixo teor de gorduras, carboidratos e lactose.

O Whey Protein ajuda a potencializar a formação de massa magra e, também, a recuperação muscular, sendo indicado para quem faz musculação. Por ser um suplemento calórico, o Whey Protein engorda apenas de usado em excesso.

"O Whey é um suplemento com baixa quantidade de carboidrato, mas, sendo utilizado de forma incorreta em uma dieta desbalanceada, o que determina se você engorda ou emagrece é o seu balanço energético ao longo dos dias", destaca Bruna.

Além disso, existem fórmulas de Whey Protein no mercado com corantes, gorduras e açúcares, o que também pode engordar. Por isso, antes de consumi-lo, procure por um nutricionista que deverá lhe indicar o Whey Protein e a dosagem ideais.

Não sabe como tomar Whey Protein? Nesse artigo, nós destrinchamos como o suplemento pode ser consumido!

Whey Protein concentrado engorda?

Assim como os outros tipos de Whey Protein, o Whey Protein concentrado engorda se consumido em excesso e sem um acompanhamento médico. Também é importante ressaltar que o ideal é que somente quem faça musculação deve consumi-lo, pois ele auxilia no ganho de massa muscular e na recuperação do músculo pós-treino.

O suplemento possui 70% de proteína pura, supre a necessidade de proteína e apresenta absorção lenta pelo organismo. Essa é o melhor Whey Protein para quem busca tonificar o músculo.

Se você se interessou pelo Whey Protein concentrado, confira abaixo uma ótima opção de compra:

Whey Protein Growth Supplements:

O Whey Protein da Growth Supplements ajuda no aumento da massa magra, recuperação do tecido muscular, inflamação local das fibras e redução de gordura e saciedade. Ele está disponível em diversos sabores, rende 33 doses e é indicado para praticantes de atividade física e atletas de alto desempenho.

Whey Protein isolado engorda?

O Whey Protein isolado engorda, novamente, se consumido de forma errada. O suplemento possui cerca de 90% de proteína pura e é livre de gordura e de carboidratos. Ele é quase isento de gordura, carboidrato e lactose, sendo eficiente para quem já está habituado a treinos intensos, devido à rápida absorção pelo organismo.

Caso você tenha interesse em consumir o Whey Protein isolado, veja aqui uma opção a se considerar:

Whey Protein Optimum Nutrition:

O Whey Protein da Optimum Nutrition é composto por proteína isolada do soro do leite, podendo ser consumido antes ou depois do treino. O suplemento conta com um alto padrão de qualidade e foi premiado como a melhor proteína do mundo. Ele ajuda no ganho de massa magra, além de oferecer os aminoácidos essenciais, como o BCAA.

Já pensou em qual é o Whey Protein isolado ideal para você? Descubra agora quais são os melhores Whey Protein isolados do ano!

Whey Protein hidrolisado engorda?

O Whey Protein hidrolisado engorda, também, caso você o consuma em excesso. Ele possui o teor mais alto de proteína pura, entre 80% e 90%. O suplemento é aconselhado para atletas com treinos rigorosos, que precisam de uma reposição imediata de nutrientes. Com ótima digestibilidade, o Whey hidrolisado é absorvido pelo organismo mais facilmente.

Para quem se interessar pelo Whey Protein hidrolisado, um dos melhores do mercado é o da Dymatize Nutrition.

Whey Protein Optimum Nutrition:

O Whey Protein da Dymatize Nutrition apresenta rápida absorção pelo corpo e oferece resultados precisos para atletas de alto desempenho. O suplemento é um pouco mais caro que os outros tipos de Whey Protein. No entanto, ele é ideal para quem tem intolerância à lactose, além de ser fácil de digerir.

Como usar o Whey Protein para engordar?

Segundo Bruna, a função do Whey Protein é o aumento de massa – o que não necessariamente significa engordar. Para auxiliar no ganho de massa, a nutricionista indica usar o suplemento nos momentos corretos, de acordo com o estilo e o nível de atividade física.

"Associar sempre uma boa alimentação, com qualidade nutricional, e atividade física regular, faz com que o resultado final seja o ganho de massa magra. Lembrando que o profissional nutricionista é o responsável pela adequação da alimentação para o seu objetivo. Investir em saúde é investir em qualidade de vida", afirma.

Whey Protein emagrece?

O Whey Protein pode ajudar no emagrecimento se combinado com dieta balanceada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O Whey Protein pode ajudar no emagrecimento se combinado com dieta balanceada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Whey Protein não emagrece diretamente, pois esse não é o objetivo final do suplemento. No entanto, se o Whey Protein for consumido regularmente, com uma dieta balanceada, após atividades físicas de alta intensidade e com indicação e supervisão de um nutricionista, o benefício pode ser o de um emagrecimento.

Além disso, o Whey Protein ajuda a saciar e a controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina, um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia. Outro benefício desse suplemento é acelerar a queima de gordura.

"As proteínas promovem saciedade. Acaba que o uso do Whey Protein promove o aumento da saciedade, e pode ser usado como uma estratégia dentro do plano alimentar. E vale lembrar que a necessidade de suplementação deve ser feita de forma individualizada", comenta Bruna.

Caso você queira saber mais sobre os benefícios, o que é e para que serve o Whey Protein, nós explicamos nesse artigo!

Como usar o Whey Protein para emagrecer?

Como a nutricionista havia explicado, o Whey Protein é comumente usado para o ganho de massa magra. Bruna dá algumas dicas para quem possui a intenção de emagrecer com o auxílio do suplemento:

"Não pular as refeições e evitar os beliscos. Aumentar o consumo de água e utilizar o suplemento em receitas. Associá-lo com fibras e frutas. E sempre com o aval de um profissional nutricionista".

Veja mais sobre o universo dos suplementos: