Galaxy Tab s6 Lite: um tablet intermediário com suporte a S Pen

Confira a nossa análise do tablet intermediário da Samsung

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Tablets são ótimos dispositivos para navegação na internet, estudos, jogar e usar outras ferramentas. Para quem busca um tablet intermediário, ou seja, não é dos mais avançados de uma fabricante, mas conta com recursos interessantes, o Galaxy Tab S6 Lite é uma excelente opção da Samsung, e tem como diferencial a S Pen, caneta inteligente da fabricante.

O Galaxy Tab S6 Lite é potente e consegue rodar boa parte dos apps da Play Store. Ele possui tela com resolução Full HD, alto-falantes estéreos e conexão 4G, ideal para quando você quiser usar o dispositivo em algum lugar sem Wi-Fi.

Quer saber mais sobre o tablet da Samsung? Veja a seguir a análise completa que o Zoom preparou com ficha técnica, principais características e melhores preços do Galaxy Tab S6 Lite!

Veja quais são os melhores tablets infantis para comprar no Brasil

Conheça todos os detalhes sobre o Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Shutterstock)
Conheça todos os detalhes sobre o Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Shutterstock)

Ficha técnica do Galaxy Tab S6 Lite:

  • Tela de 10,4 polegadas com resolução WUXGA+ (2000x1200)
  • Processador Exynos 9611 octa-core de 2,3Ghz
  • Memória RAM de 4 GB
  • Armazenamento de 64 ou 128 GB expansível
  • Câmera traseira de 8 MP (f/1.4)
  • Vídeos em Full HD @ 30 fps
  • Câmera frontal de 5 MP
  • Bateria de 7.040 mAh
  • Carregamento turbo de 15W
  • Sistema operacional: Android 10
  • S Pen acompanha o tablet
  • Tem conexão 4G
  • Cores: Cinza, Rosa e Azul
  • Peso: 467 gramas

Design

Design do Galaxy Tab S6 Lite. (Foto: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy Tab S6 Lite. (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Tab S6 Lite possui construção feita em alumínio, mas aposta na simplicidade como principal característica do seu design. Sua traseira é totalmente lisa, com a câmera localizada mais a lateral na parte superior. Já na parte frontal, o aparelho conta com bordas relativamente finas, com a câmera de selfies quase camuflada na moldura.

Esse tablet pesa cerca de 467 gramas e é vendido em três cores: rosa, azul e cinza. O lado positivo é que ele ainda possui entrada para fone de ouvido, diferente de outro modelo da linha, o Galaxy S5e.

Tela e áudio

Veja mais sobre a tela do Galaxy Tab S6 (Foto:Shutterstock)
Veja mais sobre a tela do Galaxy Tab S6 (Foto:Shutterstock)

O Galaxy S6 Lite possui tela de 10,4 polegadas, proporção de 5:3, resolução WUXGA+ (2000 x 1200 pixels). Ele faz o dever de casa ao apresentar bom tamanho e alta resolução, mas seu painel é TFT, tecnologia que é mais barata para ser produzida, mas não entrega boas cores e brilho.

Você ainda poderá assistir vídeos e filmes em alta resolução, mas não terá tanta qualidade quanto em modelos IPS, por exemplo. O que ameniza isso são os quatro alto-falantes da AKG, que proporcionam um som estéreo 3D de qualidade, melhorando a experiência multimídia do aparelho.

É válido destacar que o Galaxy Tab S6 Lite possui suporte a S Pen, caneta inteligente que você pode usar para desenhar, fazer anotações ou mesmo navegar pelos aplicativos. Caso esteja assistindo alguma vídeo-aula, por exemplo, você pode abrir o Samsung Notes e deixá-lo com a interface quase transparente, assim faz as anotações sem atrapalhar na visualização do conteúdo que está sendo ministrado.

Desempenho

O Galaxy Tab S6 Lite é um ótimo tablet para jogos. (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy Tab S6 Lite é um ótimo tablet para jogos. (Foto: Divulgação/Samsung)

Para o Galaxy Tab S6 Lite, a Samsung optou por um processador de fabricação própria, o Exynos 9611. É um modelo octa-core que alcança até 2,3 GHz e consegue rodar praticamente qualquer aplicativo ou jogo da Play Store, mesmo não sendo avançado.

Ao todo, são 4 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno, espaço que é o suficiente para boa parte dos usuários. É possível aumentar esse espaço com um cartão de memória microSDXC.

O Galaxy Tab S6 Lite já chega de fábrica com o Android 10 instalado, além da interface personalizada One UI 2, da Samsung. É um ótimo tablet para o uso no dia a dia, ou mesmo para quem gosta de passar horas e horas jogando.

Você pode sincronizá-lo com celulares Galaxy. (Foto: Divulgação/Samsung)
Você pode sincronizá-lo com celulares Galaxy. (Foto: Divulgação/Samsung)

Se você tiver um smartphone Galaxy, pode sincronizá-lo com o tablet para receber notificações de mensagens e chamadas telefônicas. O Galaxy S6 Lite usa a tecnologia Knox, uma proteção reforçada para a integridade e privacidade dos seus dados.

(Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

Além da conexão Wi-Fi, ele também tem suporte às redes LTE (4G), então basta você colocar um chip no Galaxy S6 Lite e aproveitar a internet onde estiver, sem depender das redes Wi-Fi disponíveis no local.

Câmeras

Câmera traseira do Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Shutterstock)
Câmera traseira do Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Shutterstock)

Na parte traseira, o Galaxy S6 Lite possui uma câmera de 8 MP, com abertura f/1,4 e HDR integrado. Não é uma câmera ruim, mas devemos lembrar que o foco desses aparelhos não é apresentar sensores tão bons quanto os dos celulares. Ela faz filmagens em Full HD a 30 FPS. Na parte frontal a câmera é de 5 MP e faz vídeos em Full HD.

Bateria

A Samsung destaca a bateria duradoura do Galaxy Tab S6 Lite, mas não informa a autonomia. (Foto: Divulgação/Samsung)
A Samsung destaca a bateria duradoura do Galaxy Tab S6 Lite, mas não informa a autonomia. (Foto: Divulgação/Samsung)

A bateria do Galaxy S6 Lite tem 7.040 mAH, mas a Samsung não informa qual a autonomia média, apesar de ressaltar que ela é duradoura. É válido destacar que esse tablet possui carregamento turbo e suporta carregadores de até 15W.

Vale a pena comprar o Galaxy S6 Lite?

O Galaxy Tab S6 Lite está custando em torno de *R$ 2.285, um valor um pouco alto, mas que não surpreende se olharmos os valores de qualquer tablet nessa faixa de mercado. Ele é um tablet bom, possui tela Full HD, som estéreo, conexão 4G e consegue rodar boa parte dos apps e jogos da Play Store.

Veja opções de tablets bons e baratos para comprar no Brasil

No entanto, se você não pretende usar a S Pen e prioriza tela com melhor qualidade, o Galaxy Tab S5e é uma opção melhor e custa apenas um pouco mais caro (*R$ 2.399). Ele possui painel com tecnologia Super AMOLED e câmeras melhores, mas não tem suporte à caneta inteligente da Samsung.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 28/02/2021. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo tablet.

Veja os melhores preços para o Galaxy Tab S6 Lite aqui no Zoom: