iPadOS 14: conheça os novos recursos do sistema para tablets da Apple

Mais interações com o Apple Pencil e sistema de buscas aprimorado são destaques.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

A Apple fez a apresentação oficial do iPadOS 14, nova versão do sistema operacional para os tablets da marca, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2020. Com a atualização, a empresa da maçã aproxima a usabilidade dos iPads a de notebooks – algumas funções foram redesenhadas e a interface conta com menos distrações, visando aumentar a produtividade.

A interação com textos escritos à mão e outras funções da Apple Pencil estão melhores e mais úteis. Há ainda um novo sistema de buscas, mais eficiente e compacto, que pode ser usado a partir de um toque em qualquer tela.

Leia também: Melhores Tablets em 2020: 8 modelos para comprar no Brasil

iPadOS 14 é a nova versão do sistema da Apple para tablets. (Imagem: Divulgação/Apple)
iPadOS 14 é a nova versão do sistema da Apple para tablets. (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple Pencil

Scribble permite conversão de texto manuscrito para o digital

Um dos focos do iPadOS 14 foi deixar a integração com o Apple Pencil ainda mais inteligente. Com o recurso Scribble, você pode usar o lápis em qualquer campo de texto, como se estivessem com um caderno e caneta convencionais em mãos, e o sistema irá traduzir tudo que for escrito para texto digital. As ações podem ir desde responder mensagens no iMessage, pesquisar algo no Safari ou mesmo fazer anotações.

A empresa usará o Smart Selection para distinguir o manuscrito de desenhos, e, o texto convertido poderá ser copiado e colado em outro documento. O sistema inteligente também irá permitir que o usuário desenhe formas geometricamente perfeitas e as encaixem em suas anotações.

Como funciona o Scribble no iPadOs14. (GIF: Divulgação/Apple)
Como funciona o Scribble no iPadOs14. (GIF: Divulgação/Apple)

O reconhecimento do manuscrito vai além de apenas converter anotações em texto. Agora ele será capaz de reconhecer números de telefone, datas e endereços, dando ao usuário novas possibilidades. Por exemplo, você pode escrever o número que deseja utilizar para fazer uma ligação e apenas tocar sobre ele para iniciar a chamada. Inicialmente, porém, o Scribble oferecerá suporte somente para o inglês e o chinês.

Nova interface

Aplicativos nativos ganham visual mais limpo

A Apple melhorou a interface de vários dos seus aplicativos nativos para que eles ofereçam uma experiência mais agradável e direta, focando no que você está consumindo e evitando que outras coisas tirem a sua atenção . As barras laterais foram redesenhadas para consolidar a navegação em um único local, mantendo o conteúdo principal sempre à frente e no centro.

Nova interface do aplicativo “Galeria” no iPad. (Foto: Divulgação/Apple)
Nova interface do aplicativo “Galeria” no iPad. (Foto: Divulgação/Apple)

Além disso, as chamadas telefônicas agora serão mais “discretas”, com o objetivo de não interromper o que o usuário possa estar fazendo no momento. A ideia é que você possa atender ou recusar uma ligação com um simples toque, mas sem atrapalhar o uso em qualquer aplicativo.

Quando o usuário receber uma ligação, uma pequena janela pop up irá aparecer no topo, com a informação de quem está ligando, um botão para aceitar e outro para recusar. Isso vale para todos os aplicativos de chamada do iPadOS, até mesmo os de vídeo como o FaceTime.

Chamadas terão uma pequena janela pop up. (Foto: Divulgação/Apple)
Chamadas terão uma pequena janela pop up. (Foto: Divulgação/Apple)

Siri

Assistente virtual está mais discreta

A Siri também ficará mais discreta, então ao chamá-la, apenas uma pequena bolha irá aparecer na parte inferior da tela. Agora, a assistente virtual da Apple também será mais eficiente ao oferecer respostas e informações ao usuário, muitas vezes mostrando na tela o que você busca.

Buscas

Maior praticidade para encontrar apps e arquivos

O sistema de buscas também sofreu mudança e agora está mais prático e compacto, podendo ser executado em qualquer tela com um simples toque. Com ele, você pode localizar e iniciar aplicativos, acessar contatos, procurar por arquivos ou mesmo ter respostas para perguntas comuns, sobre pessoas ou lugares, por exemplo.

Além disso, as pesquisas no Safari estão mais “poderosas e refinadas", de acordo com a empresa. A ideia é oferecer sugestões mais relevantes conforme o usuário digita, além de entregar resultados de forma rápida e precisa.

Novo sistema de buscas do iPadOS14. (Foto: Divulgação/Apple)
Novo sistema de buscas do iPadOS14. (Foto: Divulgação/Apple)

Outros recursos

Realidade Aumentada melhorada

A Apple garante que os recursos de AR (realidade aumentada) serão melhores com o iPadOS 14. Com o ARKit 4, os desenvolvedores terão acesso a uma API de profundidade totalmente nova e com várias informações capturadas pelo Scanner LiDAR, presente no novo iPad Pro.

Desse modo, eles poderão usar os dados em seus aplicativos para diversas funções, como fazer medições corporais, testes virtuais mais precisos e visualizar cores para pintura de um cômodo antes de pintá-lo.

Recurso de AR do iPad Pro. (Foto: Divulgação/Apple)
Recurso de AR do iPad Pro. (Foto: Divulgação/Apple)

Outras novidades chegarão com o novo sistema, como aperfeiçoamento dos recursos de acessibilidade, mais transparência em tudo que os aplicativos serão capazes de acessar sobre a sua privacidade, melhorias em aplicativos nativos de mensagem, controle de objetos inteligentes da sua casa, entre outros.

Além disso, também é importante destacar o novo design da tela inicial, com a possibilidade do uso de widgets em meio aos aplicativos e uma “gaveta” que os agrupam em blocos e para oferecer mais praticidade e organização. Você pode conferir mais de perto essas mudanças aqui no nosso artigo sobre o iOS 14.

iPads compatíveis

Veja quais dispositivos da Apple suportam o iPadOS 14

  • iPad Air 2
  • iPad Mini 4
  • iPads de quinta geração ou superiores
  • Todos os modelos do iPad Pro

Data de lançamento

Quem faz parte do programa de desenvolvedores da empresa já tem o sistema operacional disponível para download. A primeira versão beta do iPadOS14 estará pronta para o público no mês de julho, e a versão final deve ser apresentada no fim de setembro.

Ofertas

Encontre os melhores preços para iPads no Zoom