Entenda antes de comprar em Tablet

Quer comprar um tablet? Tire antes todas as suas dúvidas

Dê um Zoom nos tablets e saiba o que você pode fazer com eles.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Um tablet é como se fosse um computador, só que tem o formato de uma prancheta e não tem teclado físico. Sua tela é sensível ao toque e é através dela que você interage com arquivos e aplicativos instalados neste equipamento. Você pode usar um tablet para leitura de livros digitais, usar os vários aplicativos, além, é claro, de navegar na web, atualizar redes sociais e enviar e receber e-mails.

Tamanho da tela do tablet

Na hora de comprar um tablet, fique de olho no tamanho da tela. Você encontrará tablets com telas de 4 a 10 polegadas. Se você é um leitor voraz, daqueles que consome livros, revistas e jornais em formato eletrônico, um tablet 10", aproximadamente, vai oferecer o conforto visual ideal.

Para quem consulta e-mails, notícias ou atualizações das redes sociais rapidamente, embora pouco maiores do que um smartphone, as telas com até 5 polegadas dão conta da função.

Outro detalhe a se observar é a portabilidade. Se você pretende andar com o seu tablet na bolsa, em casa, no trabalho ou em viagens, modelos intermediários, como um tablet 7 polegadas ou 8 polegadas, vão oferecer bons recursos sem abrir mão da leveza e facilidade de uso.

Qual memória interna escolher para o tablet?

Um tablet não vive sem conteúdo, por isso é importante optar pelo tamanho da memória interna que esteja alinhado com a função do tablet em sua vida:

- Tablet 8GB de memória: é um espaço ideal para acessar redes sociais, sites e ler e-mails;
- Tablet 16GB de memória: para quem usa o tablet para ouvir suas músicas preferidas e ainda para ler alguns livros digitais;
- Tablet 32GB ou 64GB de memória: serão suficientes para quem quer uma biblioteca inteira em sua mochila.

Tablets e seus sistemas operacionais

Na hora em que são ligados, os tablets começam a funcionar bem mais rapidamente que notebooks e netbooks. Grande parte desta rapidez é decorrente de versões adaptadas de sistemas operacionais como: iOs (de um iPad), um tablet Android, um tablet com BlackBerry OS e um tablet Windows.

Para saber ainda mais sobre as vantagens desses sistemas operacionais, podemos destacar alguns para você:

- iOS: pioneiro para telas de toque;
- Android versão 3.1: chamada honeycomb, é pensada inteiramente para este tipo de aparelho;
- Windows 8: também customizado para a experiência nos tablets.

Conectividade do tablet

Fique atento ao tipo de conectividade que você precisa ter na hora de comprar um tablet. Para quem quer utilizar o equipamento apenas como um leitor, sempre em casa ou em escritórios dotados de internet sem fio, um tablet Wi-Fi (conexão sem fio) tem a vantagem de o preço ser mais em conta.

Se o seu negócio é mobilidade, inclusive em suas viagens a negócios ou lazer, um tablet 3G é fundamental. Mas não se esqueça: a sua conexão 3G tem a ver com o plano de dados da sua operadora.

Fique de olho também na conexão Bluetooth, importante para a ligação de teclados, fones de ouvido e demais acessórios que complementam a experiência do tablet. Alguns modelos têm também portas USB para troca de arquivos.

Agora que você já aprendeu muito mais sobre o mundo dos tablets, aproveite para escolher o que tenha mais a ver com o seu estilo de vida.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet