Produtos e novidades em Tablet

Tablet do Google ajuda médicos na luta conta o ebola na África

Tecnologia a favor da saúde! Como um tablet do Google pode ajudar no combate ao ebola.

Tablet Google
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Uma coisa é certa: a tecnologia não para de inovar e, muitas vezes, ainda consegue nos surpreender. Com o avanço da tecnologia, inclusive na Medicina, doenças foram combatidas, novos equipamentos para a área médica surgiram... e, por falar em equipamentos, você já pensou em usar um tablet para ajudar a combater alguma epidemia? Pois é, o Google pensou!

No ano passado, o mundo todo acompanhou o surto de ebola na África Ocidental, que ocasionou milhares de mortes. Diante desta triste realidade, o Google entrou em cena, ao criar um tablet diferente, porém bastante inovador: o dispositivo tem corpo feito em policarbonato. Com esse material, o tablet do Google pode ser mergulhado no cloro por 10 minutos, para que o aparelho seja higienizado. Após isso, o tablet pode ser usado novamente.

E como esse tablet passou a ajudar no combate ao ebola? Bom, ele passou a deixar o processo mais prático. O médico que o utiliza, em uma zona de quarentena, registra no tablet todos os dados. Profissionais que estão fora dessa área de risco recebem os dados e avaliam a doença com maior agilidade.

Antes da chegada desse tablet do Google, os médicos registravam tudo em um papel, de um jeito bem tradicional. Mas como os papéis não podiam sair da área de quarentena (pois podiam estar contaminados), os médicos passavam todas as informações oralmente para quem estava do lado de fora. Não era o processo mais prático, ainda mais se tratando de uma situação de emergência, né?

O tablet do Google foi divulgado agora, apenas. Porém, já tem um tempo que o tablet foi criado e passou a atuar. Em setembro de 2014, período de grande concentração da doença lá na África, médicos que trabalhavam em Serra Leoa perceberam a necessidade de contar com um produto mais moderno, para agilizar consultas e até salvar vidas. Aí, então, que entraram em cena os desenvolvedores do Google, e criaram o que já sabemos: um tablet para facilitar o dia a dia dos médicos.

Como a gente também sabe, o ebola ainda não foi erradicado – o processo é longo e a doença ainda tem feito vítimas pela África. Contudo, é interessante saber que tem empresa que usa tudo que entende de tecnologia também para ajudar.

E você, já tinha imaginado como um tablet pode ter papel bem importante, inclusive na hora de cuidar da saúde?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet