Como escolher o melhor tênis para caminhada?

Montamos um Guia de Compras para você não errar na hora de comprar um tênis para caminhada

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

Não é nenhuma novidade que caminhar é um atividade física benéfica para a saúde e o bem-estar. Por outro lado, para alcançar maiores resultados, é fundamental saber escolher o melhor tênis para caminhada. Embora essa seja uma decisão de extrema relevância, diversas pessoas desconhecem o fato de que existem tênis adequados para caminhar, que podem, inclusive, ajudar a diminuir o impacto das passadas.

Portanto, como escolher o melhor tênis para caminhada? Para te ajudar a fazer uma escolha assertiva, montamos esse Guia de Compras com ajuda da influenciadora digital e maratonista Rafa Arlotta (@rafaarlotta) para explicar uma série de pontos determinantes sobre os principais modelos e marcas do mercado. Será possível conhecer mais sobre os tipos de pisada, amortecimento, estabilidade, flexibilidade e numeração do tênis, superfícies onde ele poderá usado, e mais. Confira já!

Se você está procurando por um tênis para caminhada, não deixe de conferir a nossa lista com os melhores modelos de 2021!

Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber antes de comprar um tênis para caminhada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber antes de comprar um tênis para caminhada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que levar em consideração na hora da compra?

Antes de iniciarmos o nosso Guia de Compras, Rafa conta o que levar em consideração na hora de comprar um tênis para caminhada. "Quando vou escolher um tênis para caminhadas, meu ponto principal é o conforto e a estabilidade", ela explica. Ela continua:

"Aqui, não penso em performance, mas em vestir algo que não me machuque".

A maratonista também chama atenção para a superfície do treino e a multifuncionalidade do calçado. "Outro ponto é em qual terreno eu vou caminhar. Mas, não deixo de pensar também na versatilidade do calçado. Gosto dos tênis que podem ir da atividade física direto para atividades casuais", finaliza.

Tipos de Pisada

A maneira como cada pessoa pisa é um motivo que ajuda a compreender suas características anatômicas e, nesse caso, o tipo de pé pode ser considerado um dos fatores de influência. Atualmente, a ortopedia permite classificar os pés em três categorias distintas: o pé normal, o pé cavo e o pé plano.

Além disso, a ortopedia também avalia a disposição dos joelhos, o ângulo resultante da disposição do quadril e a flexibilidade das articulações. A soma de todas essas particularidades representa um tipo de pisada específico. São três classificações: pisada neutra, pisada supinada e a pisada pronada.

  • Dica: Se você não sabe qual é o seu tipo de pisada, o recomendado é procurar um médico ortopedista. O profissional será capaz de fazer uma avaliação física ou até mesmo confirmar o desgaste do solado do seu calçado ou tênis para caminhar antigo.

Pisada Neutra

A pisada neutra promove o impulso das passadas por meio da parte frontal dos pés. Esse impulso se dá com o uso da parte externa dos calcanhares e o pé tende a rotacionar levemente para dentro, o que permite o contato do solo com a lateral externa do calcanhar. Aqui, a passada deve terminar na região central da planta do pé.

É válido destacar que aproximadamente 45% da população em âmbito mundial apresenta esse tipo de pisada. São pessoas que precisam lidar com menos restrições na hora de fazer a escolha do tênis de caminhada, já que um calçado com leve amortecimento pode ser o suficiente.

Pisada Supinada

Já a pisada supinada refere-se àquela que depende do uso da parte externa dos pés, principalmente com relação ao dedo mínimo, que comumente é usado para promover o impulso das passadas. Esse tipo de pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares, já que faz contato do lado externo com o solo e finaliza com a base dos dedinhos.

Normalmente, pessoas com o pé cavo são as que realizam esse tipo de pisada, mas apenas 5% da população mundial pode ser classificada como “supinadora”. Nesse caso, o melhor tênis para caminhada ou o melhor tênis para corrida são aqueles com maior amortecimento e controle para estabilidade.

Pisada Pronada

Por último, temos a pisada pronada, que traz como característica iniciar a passada com a parte lateral dos calcanhares e finalizar o movimento com o dedão. Nesse tipo de pisada, o pé tende a fazer uma rotação mais expressiva para dentro ou, em alguns casos, uma rotação acentuada para dentro.

Cerca de 50% da população mundial apresenta esse perfil de pisada, que pode ser mais comum em mulheres. Portanto, a recomendação, nesse caso, é considerar um tênis para caminhada com bom amortecimento, mas que também traga um controle efetivo para leve estabilidade.

Amortecimento do Tênis

Para que o tênis seja confortável, é importante se atentar ao amortecimento (Imagen: Reprodução/Shutterstock)
Para que o tênis seja confortável, é importante se atentar ao amortecimento (Imagen: Reprodução/Shutterstock)

A escolha do melhor tênis para caminhar também depende de um bom sistema de amortecimento. Quando o usuário caminha, o impacto do pé em relação ao chão pode ser de 1.5x o peso do corpo. Por isso, o recomendado para amenizar esse efeito e agregar mais conforto é considerar um tênis para caminhada flexível e com amortecimento.

Cabedal

O cabedal do tênis é a parte externa do calçado, ou seja, seu corpo. Ele ainda inclui a lingueta ou língua. Sua função principal é manter os pés protegidos, promover conforto e até mesmo estilo. Por isso, diversas marcas investem esforços no cabedal para deixar os tênis para caminhada mais chamativos e com personalidade.

Palmilha

Já a palmilha do tênis é a parte que contribui para que os pés fiquem em uma posição correta dentro do calçado. Existem alguns modelos de tênis para caminhada em que a palmilha pode ser ortopédica ou removível, de maneira a facilitar bastante a higienização do calçado.

Entressola

A entressola do tênis é a parte escondida do calçado. Sua localização é entre o solado e o cabedal. É na entressola que ficam os amortecedores e as espumas, que promovem a absorção do impacto e ainda facilitam o controle dos movimentos durante a atividade física.

Solado

O solado do tênis é fabricado conforme o tipo de atividade física ou o tipo de pisada do usuário. O mais importante é que o solado apresente uma adaptação qualitativa ao pé, e que também garanta uma boa tração e estabilidade, ou seja, uma boa aderência. Isso permite o uso do tênis para caminhada em diferentes ambientes, além de minimizar riscos de escorregar, por exemplo.

Entenda mais sobre cada parte do seu tênis neste artigo que preparamos!

Tecnologias

Em relação às tecnologias de amortecimento dos tênis para caminhada, o mercado e as principais marcas apresentam algumas alternativas:

  • Boost (Adidas): Os tênis para caminhada da Adidas que trazem essa tecnologia consolidam a união entre maciez e amortecimento responsivo. Sua entressola é feita em partículas expandidas, que promovem ação conjunta para elevar a resposta nas passadas. Além disso, esses tênis para caminhada são ideais para usuários com pisada neutra que queiram conforto e retorno de energia em sua rotina. Os tênis com tecnologia Boost são versáteis, podendo ser usados tanto para caminhar quanto para correr ou treinar.
  • Wave (Mizuno): O conceito da tecnologia Wave, criada para os tênis para caminhada da Mizuno, é agregar maior efetividade no amortecimento e performance. Esse amortecimento mais eficiente ocorre por conta dos polímeros, que também são capazes de ajudar na durabilidade do calçado. São tênis para caminhar e correr com cabedal em material sintético e recortes em mesh, entressola EVA e ideais para quem apresenta pisada neutra.
  • Tecnologia Infinity Wave (Mizuno): A tecnologia Infinity Wave traz como objetivo minimizar impactos, amortecer e estabilizar, de maneira a dissipar melhor a energia que é acarretada pelo contato com o solo. Esses tênis de caminhada da Mizuno contam também com composição em Pebax, que ajuda a garantir que a placa Wave do calçado volte ao estado original de maneira instantânea. São modelos indicados para pessoas com pisada neutra.
  • Tecnologia Flytefoam (Asics): Os tênis para caminhada da Asics com tecnologia Flytefoam apresentam mais leveza na entressola, que é fabricada com microfibras de celulose somadas à espuma de EVA.
  • Tecnologia Flytefoam Propel (Asics): A fabricação dos tênis para caminhada da Asics com tecnologia Flytefoam Propel é feita com elastômero com elevada responsividade, também adicionada à espuma em EVA. Ela garante um ótimo retorno de energia e performance durante a atividade física.
  • Tecnologia Gel (Asics): Essa é uma tecnologia usada nos tênis para caminhada da Asics desde 1986. O objetivo da tecnologia Gel é garantir uma melhor proteção ao corpo, que é gerada em casa passada e mudança no centro de gravidade.
  • Tecnologias Lunarlon e Air Max (Nike): São duas tecnologias presentes nos tênis para caminhada da Nike que permitem leveza e respirabilidade. Tudo isso é somado ao revestimento, língua e colarinho, bem como ao cabedal sem a presença de costuras.

Estabilidade do Tênis

Outro ponto determinante para garantir a escolha do melhor tênis para caminhada ideal é a estabilidade e o apoio que o calçado proporciona. A estabilidade do tênis é um aspecto que ajuda a manter o pé alinhado durante a caminhada. É importante ficar de olho nesse detalhe, uma vez que sempre um dos dois pés estará em contato permanente com solo.

Flexibilidade do Tênis

A flexibilidade do tênis para caminhar também é outro ponto importante para que o usuário faça uma escolha assertiva. Isso porque esse é um aspecto que ajuda a alcançar a articulação ideal dos pés durante a caminhada, ou seja, desde o calcanhar até o dedão. O detalhe é fundamental para prevenir lesões tanto no joelho quanto nos pés, provocadas pelo atrito.

Respirabilidade do Tênis

Outro item que deve ser considerado na hora de comprar o melhor tênis para caminhada é sua capacidade de ventilação, que normalmente está ligada ao cabedal do calçado. A respirabilidade é fundamental para evitar uma intensa transpiração durante uma caminhada mais intensiva. Nesse caso, é aconselhável que o produto traga um tecido ventilado em sua parte superior.

Mesh

O mesh é uma malha entrelaçada que ajuda a ventilar os pés (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O mesh é uma malha entrelaçada que ajuda a ventilar os pés (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Mesh é um tecido que ganha destaque quando o assunto é a ventilação do tênis, seja para caminhada ou para corrida. Ele consiste em uma malha entrelaçada que ajuda a proporcionar leveza, recrescência e conforto. Trata-se de uma tela composta por malha filtrante fio a fio com diâmetros simétricos, e pode ser encontrado em diversos tênis para caminhada.

Tipos de Superfície

Esse é um outro critério relevante na decisão do melhor tênis para caminhada. É preciso levar em consideração o tipo de superfície em que o tênis será usado com maior frequência, ou seja, na esteira, rua ou até mesmo em trilhas. Esse é um ponto que pode determinar não somente a qualidade da atividade física, mas também a durabilidade do produto e sua performance.

Esteira

Para caminhar na esteira, o ideal é focar em amortecimento e estabilidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Para caminhar na esteira, o ideal é focar em amortecimento e estabilidade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Caminhar ou correr na esteira é uma alternativa interessante para manter a rotina de atividades físicas, principalmente para quem quer evitar um maior impacto nas passadas. Nesse caso, o ideal é optar por um tênis para caminhada com sistema de amortecimento e que agregue conforto e estabilidade. Outra opção é optar por tênis com drop baixo, ou seja, com pouca diferença de altura entre a ponta do pé e do calcanhar.

Leia também: Melhores esteiras ergométricas de 2020: 7 modelos para comprar

Rua

Para caminhar na rua, o aconselhado é considerar um bom sistema de amortecimento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Para caminhar na rua, o aconselhado é considerar um bom sistema de amortecimento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quem prefere caminhar ao ar livre não somente terá benefícios para a saúde e para o corpo, mas também para a mente! Por outro lado, para que todas essas vantagens sejam devidamente alcançadas, é preciso fazer a escolha certa do tênis para caminhada. Além disso, é importante que o local seja o mais plano possível, uma que eventuais desníveis podem acarretar uma desestabilização das articulações.

  • Dica: Na hora de escolher o tênis ideal para caminhar na rua, é válido considerar modelos com sistema de amortecimento mais robusto, principalmente porque o impacto nesse tipo de superfície é muito maior do em esteiras. Além disso, é interessante que o produto tenha ventilação e estabilidade igualmente eficientes.

Trilhas

Para caminhar em trilhas, opte por um tênis com boa capacidade de ventilação (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Para caminhar em trilhas, opte por um tênis com boa capacidade de ventilação (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

No caso de trilhas, uma dúvida comum é a escolha entre o tênis para caminhada ou a bota que costuma ser usada para essa finalidade. O lado positivo de se optar por um tênis é o fato de que ele é um calçado mais leve e que apresenta uma capacidade de respirabilidade superior. Para isso, é importante focar no tipo de sola, que precisa ser flexível e garantir uma boa aderência e resistência ao solo, para evitar escorregões.

Numeração do Tênis

Outro critério que exige atenção é a numeração do tênis para caminhada, que não pode ser apertado demais e tampouco largo nos pés. O mais importante é que os seus pés tenham espaço suficiente para se movimentar dentro do tênis. Por isso, o ideal é que você perceba o que é mais confortável para você durante as atividades físicas.

  • Dica: É possível que aconteça uma pequena variação do tamanho do calçado de uma marca para outra. Se você não possuir familiaridade com a confecção, pode ser interessante optar por um número maior do que o habitual. Isso deve evitar riscos de o tênis ficar justo ou até mesmo machucar os pés.

Preço do Tênis

Quem não sabe exatamente quanto investir em um tênis para caminhada, precisa ter em mente que alguns fatores podem ajudar a organizar melhor esse orçamento. Nesse sentido, os principais aspectos que influenciam diretamente no preço de um calçado como esse são a marca e as tecnologias envolvidas. Por outro lado, também é possível encontrar tênis para caminhar com um ótimo custo-benefício, com valores entre R$70 e R$400, aproximadamente.

Dicas para escolher o melhor tênis para caminhada

Veja algumas dicas para não errar na hora de escolher o melhor tênis para caminhada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja algumas dicas para não errar na hora de escolher o melhor tênis para caminhada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A escolha do melhor tênis para caminhada nem sempre é uma decisão simplória. Afinal, é necessário avaliar uma série de pontos importantes para garantir que o calçado proporcione conforto, bem-estar e não seja até mesmo nocivo para a saúde. Nesse caso, algumas dicas podem fazer toda a diferença, como:

  • O tênis para caminhada precisa ser confortável, e isso está diretamente relacionado ao sistema de amortecimento, estabilidade, flexibilidade, ventilação e tecnologias.
  • Avalie todos os critérios e diferenciais do tênis para caminhada antes de confirmar a compra. A frequência de uso e o tipo de superfície são critérios relevantes e que poderão até mesmo impactar no valor a ser investido.
  • Uma boa alternativa é experimentar o tênis esportivo para caminhada após finalizar as atividades físicas. Nesse momento, é comum que os pés estejam mais inchados, e será possível atestar o conforto.
  • Para averiguar o tamanho, é fundamental medir o comprimento do seu pé com meias apropriadas para atividades físicas. De preferência, aquelas que você usa habitualmente para caminhar.
  • Quanto estiver provando o tênis para caminhada, ande com ele. Lembre-se de amarrar o cadarço e prestar atenção se o calcanhar está firme, pois ele não pode ficar escapando do calçado.
  • Considere ter mais de um tênis para caminhada. Segundo especialistas, é importante ter um par de tênis para descanso.

Pronto! Agora que você sabe já todos os termos, tecnologias e diferenciais existentes no mundo dos tênis para caminhada, fica mais fácil encontrar o modelo ideal para você. Dê um Zoom!

Veja mais sobre o universo de tênis: