Entenda antes de comprar em Tênis

Como limpar tênis de camurça

Passo a passo mostra como usar materiais que todo mundo tem em casa para limpar sapatos de camurça.

como limpar tênis de camurça
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Confortáveis e versáteis, os tênis de camurça são aqueles sapatos coringa que todo mundo quer ter no armário porque caem bem em diferentes situações.

No entanto, como esse material é mais sensível do que o de outros tipos de tênis, é preciso ter atenção ao limpá-los, para não danificar o sapato.

A boa notícia é que esse procedimento pode ser mais fácil do que você pensa! Quer saber como? Então, veja algumas dicas de como limpar tênis de camurça.

Leia também: Melhores Tênis Casuais

1. Borracha escolar pode salvar o dia

É claro que você lembra daquelas borrachas brancas que usava na escola, não é? Em caso de sujeira leve em camurça clara, é só passar a borrachinha na mancha, como se fosse em um caderno!

2. Vinagre branco para manchas mais resistentes

Para tirar manchas mais pesadas do tênis de camurça – como as de café e vinho –, você pode usar o bom e velho vinagre branco, que todo mundo tem na cozinha.

Misture uma colher de sopa de vinagre em um copo de 200 mL de água e use um paninho embebido nessa solução para esfregar levemente a mancha. Espere secar e, depois, passe uma escovinha com cuidado.

Vinagre pode limpar tênis de camurça

3. Amido de milho para tirar gordura do tênis de camurça

Outra coisa que quase todo mundo tem em casa é amido de milho, uma boa dica para remover manchar de gordura do sapato de camurça.

Espalhe o amido de milho na região manchada, deixe agir de um dia para outro. Por fim, remova o material com cuidado usando uma escovinha.

4. Como limpar tênis de camurça com lama

Na maior parte dos casos, o indicado é que você corra para limpar o tênis de camurça o quanto antes. Mas com lama é diferente!

Enquanto o sapato ainda estiver úmido, passe uma escovinha de leve, para tirar o excesso. Depois, espere o material secar e remova o resto da sujeira com uma escova um pouco mais resistente.

5. Palha de aço para limpar tênis de camurça

Você lembra das "mil e uma utilidades" das lãs de aço? Aqui vai mais uma: elas podem substituir a escova ao limpar sapatos de camurça. Esfregue o material suavemente sobre o tecido para remover a sujeira.

Como limpar tênis de camurça com palha de aço

6. "Lixar" a sujeira do sapato de camurça

Além da escovinha e da lã de aço, a lixa de unha é outra aliada na hora de limpar tênis de camurça, principalmente em caso de sujeira leve. É só seguir a mesma linha: passe suavemente pela mancha para resolver o problema.

7. Condicionador de cabelos – sim, eles também funcionam!

É isso mesmo! Além de ajudar a remover algumas manchas do tênis de camurça, o condicionador também vai deixar o material mais macio e sedoso (o mesmo que a gente espera que ele faça nos cabelos).

Dilua uma colher de sopa de condicionador em três colheres de sopa de água, passe no sapato, deixe agir por cerca de 10 minutos, remova com um paninho levemente umedecido e deixe secar naturalmente.

Como limpar tênis de camurça com condicionador

8. Molhou o tênis de camurça?

Caso você tenha apenas molhado o tênis ou sapato de camurça, mas sem nada que cause manchas, é só deixar secar naturalmente, protegido do sol ou de outras fontes de calor.

Para evitar que o tênis tenha seu formato danificado, você pode encher o interior do sapato com papel toalha ou papel branco, que vai absorver o excesso de umidade. Ah, mas nada de jornal, ok? Ninguém quer as manchetes do dia estampadas no sapato!

Depois de secar, o material perdeu um pouco do visual original? Hora de lembrar do condicionador!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tênis