Como limpar tênis de camurça

Confira o passo a passo e saiba como limpar tênis de camurça com produtos da sua casa

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Estilosos, confortáveis e versáteis, os tênis de camurça são sapatos-coringa que todo mundo quer ter no armário porque caem bem em diferentes situações. No entanto, como esse material é mais sensível do que o de outros tipos de tênis, é preciso ter atenção ao limpá-los, a fim de não danificá-los. A boa notícia é que esse procedimento pode ser mais fácil do que você pensa! Quer saber como limpar tênis de camurça?

Existem várias formas de limpar tênis de camurça sem estragar, livrando-se das manchinhas ou sujeiras do dia a dia. Para te ajudar nessa, preparamos um tutorial que reúne todas as maneiras de limpar tênis de camurça. Não desanime de comprar um tênis de camurça, viu? Dê um Zoom e confira as nossas dicas abaixo!

Leia também: Como tirar amarelado de tênis branco

Confira como limpar tênis de camurça com as nossas dicas! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira como limpar tênis de camurça com as nossas dicas! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Produtos para limpar tênis de camurça

Entenda o que você vai precisar para limpar o seu tênis de camurça

Veja os produtos para limpar tênis de camurça que você vai precisar! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja os produtos para limpar tênis de camurça que você vai precisar! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como já mencionado anteriormente, existem diversos produtos que ajudam a resolver o problema de como limpar tênis de camurça. E a maioria deles você já vai ter na sua casa! Entre os produtos para limpar tênis de camurça, temos: borracha escolar, vinagre branco, amido de milho, palha de aço, lama, lixa e condicionador de cabelos. Quer saber como utilizá-los? Veja abaixo!

Como limpar tênis de camurça

Confira como limpar tênis de camurça

Entenda como limpar tênis de camurça abaixo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como limpar tênis de camurça abaixo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

São várias as formas de limpar um tênis de camurça. A vantagem disso é que muitos dos produtos necessários para fazer a limpeza da maneira correta provavelmente você já tem dentro da sua casa. A higienização desse material não pode ser feita de qualquer jeito, mas, seguindo o passo a passo, você vai ter sempre um tênis limpo. Entenda como limpar tênis de camurça abaixo!

Como limpar tênis de camurça com borracha escolar:

É claro que você lembra daquelas borrachas brancas que usava na escola, né? Em caso de sujeira leve, principalmente em camurça clara, é só passar a borrachinha na mancha, como se fosse em um caderno.

  • Para começar a limpeza com a borracha, é preciso limpar as áreas mais sujas como se estivesse apagando mesmo a sujeira;
  • Feito isso, passe uma escova para retirar os resíduos que a borracha deixou;
  • Se perceber que ficou alguma sujeira, você pode repetir todo o processo até o tênis estar bem limpo.

Como limpar tênis de camurça com vinagre branco:

Para tirar manchas mais pesadas do tênis de camurça, como as de café e vinho, é possível usar o bom e velho vinagre branco, item que todo mundo dispõe na cozinha de casa.

  • Para fazer a limpeza com vinagre, é importante umedecer um pano com vinagre e aplicá-lo em toda a área do tênis;
  • Logo depois, limpe o calçado com um pano umedecido em água;
  • Deixe-o secar em um ambiente arejado, de forma que o tecido não fique exposto diretamente ao sol.

Como limpar tênis de camurça com amido de milho:

Outro item que quase todo mundo tem em casa é o amido de milho. Essa é uma boa opção para remover manchas de gordura do tênis de camurça.

  • Para utilizar o amido de milho é bem simples: basta espalhar o amido na região manchada do tênis fazendo movimentos circulares;
  • Deixe o produto agir no calçado por pelo menos 12 horas;
  • Após, remova o amido de forma delicada, utilizando uma escova de limpeza. Você pode repetir o processo se não estiver totalmente satisfeito ainda.

Como limpar tênis de camurça com palha de aço:

Você lembra das "mil e uma utilidades" da palha de aço? Aqui vai mais uma: ela pode substituir a escova ao limpar tênis de camurça.

  • Para utilizar a palha de aço nesse processo você deve ser bem cuidadoso, já que o material é delicado. Para isso, passe a palha fina sempre no mesmo sentido, até toda a sujeira sair;
  • Ao final, passe uma esponja normal, com a parte mais lisa, para dar um melhor acabamento.

Como limpar tênis de camurça com lama:

Esse item é um pouco diferente, já que vamos tratar da sujeita em si. Se você sujar o seu tênis de camurça com lama, o indicado é que você corra para limpar o calçado o quanto antes!

  • Caso você esteja com o seu tênis de camurça sujo de lama, o primeiro passo é retirar o excesso enquanto o calçado estiver ainda úmido;
  • Feito isso, espere o tênis secar totalmente e, com uma esponja, retire toda a sujeira aos poucos.

Como limpar tênis de camurça com lixa:

Além da escovinha e da palha de aço, a lixa de unha é outra aliada na hora de limpar tênis de camurça, principalmente em caso de sujeira leve.

  • A limpeza com lixa é indicada para usar quando o tênis estiver sujo em determinados locais apenas. Para isso, basta pegar uma lixa de unha e lixar suavemente os locais sujos;
  • Após fazer isso, passe um pano úmido por todo o calçado para retirar todos os resquícios e deixe-o secar em um local arejado.

Como limpar tênis de camurça com condicionador de cabelo:

É isso mesmo! Além de ajudar a remover algumas manchas do tênis de camurça, o condicionador também vai deixar o material mais macio e sedoso (o mesmo que a gente espera que ele faça nos cabelos).

  • O condicionador de cabelo também é um bom produto para fazer essa limpeza. Basta você aplicar o condicionador por todo o tênis utilizando uma escova pequena;
  • Depois de espalhá-lo em todo o calçado com a ajuda da escova, umedeça o tecido e limpe-o com um pano seco;
  • Deixe em algum local arejado até o tênis secar totalmente.

Dicas para conservar tênis de camurça

Veja algumas dicas para conservar tênis de camurça

Separamos algumas dicas para você conservar tênis de camurça! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Separamos algumas dicas para você conservar tênis de camurça! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Agora que você sabe como limpar tênis de camurça, existem algumas formas de conservar o seu calçado e tê-lo sempre com aspecto de novo. Para isso, é importante lembrar de nunca guardar o tênis de camurça molhado. Deixe-o sempre secando em um ambiente arejado. Além disso, lembre-se também de evitar deixar o sapato exposto diretamente ao sol, já que o calor excessivo pode danificá-lo.

Se o dia estiver mais frio ou úmido e for mais difícil secá-lo, você pode utilizar um secador de cabelo para ajudar. Outras formas de conservar o seu tênis de camurça é utilizar bolinhas de papel ou jornal dentro do calçado na hora de guardá-lo. Isso ajuda a manter o formato e auxilia no combate à umidade e proliferação de bactérias.

Aproveite para conferir alguns modelos de tênis de camurça!

Leia também: