Homem calçando o tênis para corrida

Tênis leve: 6 melhores modelos para corrida e caminhada em 2022

Selecionamos as melhores opções de tênis leve e confortável para quem quer correr ou caminhar com tranquilidade - fique de olho neles!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você é corredor, sabe que um tênis leve para corrida gera mais conforto enquanto você faz a sua atividade física preferida, não é mesmo? Afinal, com o calçado adequado, são visíveis os ganhos em desempenho no exercício e também na diminuição das dores nos pés ou nas pernas no pós-treino.

Além disso, o tênis leve para corrida também é indicado como uma forma de evitar lesões que podem ser ocasionadas nos tendões por conta da intensidade da pisada e o impacto forte com o chão ao correr. Por todos esses motivos, antes de começar uma nova prática esportiva, convém encontrar um tênis que seja adequado para você, né?

E então, precisa de ajuda para escolher um tênis leve e confortável masculino ou feminino para corrida? Para que você saiba como encontrar a opção ideal, desenvolvemos uma lista com 6 modelos que podem ser encontrados aqui no site. Acompanhe!

Quer ver tênis específicos para caminhada? Dá uma olhada na nossa lista com 12 modelos para comprar

1. Tênis Olympikus Ultraleve

Você sabia que existem diferenças entre os tênis masculinos e femininos que vão muito além das cores e da aparência? Isso mesmo! Homens e mulheres tem anatomia distintas. As mulheres, por exemplo, têm menos massa muscular e ossos mais frágeis.

Por esse motivo, precisam de um tênis leve feminino - um que garanta o máximo de conforto durante a prática de exercícios. Para elas, uma boa dica é o Olympikus Ultraleve, que é feito de material confortável e que se adapta ao formato do pé feminino. Ele é ideal para caminhadas e pode até ser usado em corridas leves, e tudo isso pesando apenas 155g!

Características do Olympikus Ultraleve:

  • Cabedal estilo meia com tecnologia HyperSox que ajuda na respirabilidade e conforto
  • É um tênis feminino leve e confortável para caminhadas
  • Ideal apenas para corridas leves
  • Amortecimento básico com espuma EVASense
  • Indicado apenas para pisada neutra
  • Requer baixo investimento de grana

Que tal conferir uma seleção de tênis Olympikus para corrida? Veja 7 melhores modelos para comprar em 2021

2. Tênis Saucony Kinvara 12

Já ouviu falar na linha Kinvara da marca Saucony? Ela tem a proposta de ser minimalista e oferecer tênis de drop baixo (que ajuda a diminuir o risco de lesões entre corredores amadores). É por isso que, na prática, o Saucony Kinvara 12 pode ser uma boa opção de tênis confortável masculino - leve e ideal para treinos de corrida diários.

Isso porque o modelo tem o peso estimado em 212g e tem um solado de borracha antiderrapante que ajuda a garantir tração e aderência na esteira ou na rua. Além disso, destaque também para a entressola confeccionada em EVA e polímeros que absorvem o impacto e deixam o tênis leve e responsivo, mantendo o bom ritmo da corrida.

Características do Saucony Kinvara 12 Masculino:

  • Pode ser usado para corrida na rua ou esteira
  • Tem o calcanhar acolchoado que ajuda a dar suporte e conforto aos pés
  • É um tênis leve confortável para corridas e maratonas
  • Indicado apenas para pisada neutra
  • Pede um investimento intermediário de grana

3. Tênis Nike Air Zoom Alphafly NEXT%

Por outro lado, para aqueles que querem um tênis leve e estão dispostos a investir uma boa grana para isso, vale considerar o modelo Nike Air Zoom Alphafly NEXT%. Ele é, segundo a marca, um modelo consistente, rápido e eficiente - tudo, claro, sem perder a leveza que é uma de suas características marcantes. Ele pesa apenas 210g!

O preço elevado se justifica em tecnologias e na confeccção do calçado: o modelo conta com uma placa estabilizadora de fibra de carbono para dar mais agilidade durante a passada, e ainda é feito de AtomKnit, um tecido vaporizado que garante um ajuste leve e ergonônimo aos pés (tudo com melhor respirabilidade).

Características do Nike Air Zoom Alphafly NEXT%:

  • Indicado para corredores profissionais que queiram competir uma maratona
  • Conta com duas unidades de Zoom Air - cápsula localizada no antepé que proporciona amortecimento reativo e impulso durante a corrida
  • Requer um investimento consideravelmente alto
  • Solado tem o design perfeito para garantir tração e manter a pegada em todas as fases da corrida

É fã do tênis Nike para corrida? Então confira uma lista com 7 modelos para comprar em 2021!

4. Tênis Asics Gel Excite 8

O tênis Asics Masculino Gel Excite 8 Corrida também é tido por muitos como o melhor tênis leve para corrida. E o melhor: com ele, dá pra ter leveza nos pés sem gastar muito, viu? Isso porque o investimento não é dos mais altos e as tecnologias são bem interessantes: ele traz a combinação da entressola AmpliFoam + GEL.

Essa combinação de tecnologias diminui o impacto dos pés na corrida, gerando muito mais maciez nas pisadas. No entanto, vale ter atenção: embora seja um tênis leve, ele não é tão macio, ok? O encaixe dos pés é um pouco justo e, em alguns casos, pode ser recomendado comprar um número maior.

Características do Tênis Asics Gel Excite 8:

  • Mais indicados para corredores que estão começando no esporte
  • É um modelo mais barato, não pede um investimento tão alto
  • Indicado para pisada neutra
  • Cabedal confeccionado em mesh garante mais respirabilidade aos pés durante a corrida
  • Pesa 255g no modelo masculino e 210g no modelo feminino

5. Tênis Nike Air Zoom Pegasus 38

Para quem busca um tênis leve para corrida no asfalto, o Nike Air Zoom Pegasus 38 pode ser uma ótima pedida! Ele tem amortecimento extra na parte de trás, que ajuda a cadenciar melhor a passada em chãos mais rígidos como os de ruas e estradas, por exemplo. Além disso, vale destacar a tela ventilada na parte de cima do cabedal que ajuda a circular melhor o ar dentro do calçado.

Outro destaque está na flexibilidade desse modelo de tênis leve: ele conta com a tecnologia Nike React, uma espuma que proporcionar ótimo amortecimento, além de uma unidade da cápsula do Zoom Air, que ajuda a dar impulso a cada passo. Ele é um dos mais 'pesados' da lista quando olhamos o valor em gramas, mas ainda assim, a sensação é de leveza nos pés durante o uso, viu?

Características do Tênis Nike Air Zoom Pegasus 38:

  • Possui um antepé mais largo que ajuda a dar mais espaço para os dedos dos pés
  • Ideal para corredores que praticam a atividade ao ar livre
  • O peso aproximado do tênis é 301g para o modelo masculino e 284g para o modelo feminino
  • Indicado para pisada neutra
  • Tem o drop de 10mm, considerado alto

6. Tênis Mizuno Superfast Wave Prophecy 9

O Mizuno Superfast Wave Prophecy 9 é um tênis leve que atende desde o corredor mais experiente até aqueles que estão começando a se aventurar nas corridas. Isso porque ele conta com uma tecnologia de amortecimento tradicional da Muzino, a Infinity Wave, que garante boa estabilidade a cada passada.

Além disso, vale destacar o solado X10 em borracha de carbono, garantindo mais durabilidade do produto e ótima tração durante o contato dos pés com o solo na corrida. Por fim, mas não menos importantes, o cabedal é produzido em mesh - o que significa que esse é um tênis leve e confortável, com ótima respirabilidade.

Características do Tênis Mizuno Superfast Wave Prophecy 9:

  • Pode ser usado para corrida na rua ou esteira
  • É um modelo de tênis leve unissex - ou seja, entra na lista opções de tênis confortável masculino e feminino
  • Requer um investimento considerável de grana
  • É confeccionado em material resistente e durável
  • Indicado para pisada neutra

E aí, gostou da lista? Aproveite que você já sabe quais são os melhores tênis leves para corrida e caminhada e confira também sobre outros assuntos aqui no blog

Leia também: