Zoom indica em Tênis

Top 15 Melhores Tênis para Correr em 2016

Escolha o tênis para corrida que melhor se adapta ao seu estilo.

Tênis para correr
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Preparamos uma lista com os 15 melhores tênis de corrida para te ajudar a escolher o modelo que vai fazer você sair do sofá.

Mas antes, você precisa entender a importância de investir em um tênis ideal para praticar esse esporte. E o primeiro passo é determinar qual o seu tipo de pisada. Esta é uma tarefa simples, e que pode ser realizada no consultório de um ortopedista, fisiatra ou até mesmo em um teste, como o indicado em nosso infográfico sobre tênis.

Outros fatores como conforto, durabilidade, ventilação, tecnologia de amortecimento e até mesmo o peso do tênis podem influenciar a escolha. Então, o melhor tênis vai ser aquele que reunir as tecnologias mais indicadas para cada tipo de corrida, pisada e corredor específico.

Mas, vamos ao que interessa? Veja os modelos de tênis de corrida escolhidos:

15. Mizuno Empower para corredores iniciantes

Um bom tênis para quem quer começar a correr é este Mizuno Empower, disponível também na versão feminina. Ele é um tênis de corrida mais barato, mas que conta com bom amortecimento e cabedal respirável. Este também é um tênis que tem boa durabilidade, pois conta com estrutura resistente e solado composto por borracha de carbono.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Amortecimento, durabilidade e conforto
  • Ideal para: Corredores iniciantes

14. Saucony Type A5 garante conforto e maior aderência

Um tênis Saucony pode até não ser conhecido por todo mundo, mas a boa notícia é que a marca oferece vários modelos bacanas para corrida. Um deles é o Type A5, indicado para corredoras de pisada neutra que querem mais flexibilidade nas passadas e também boa aderência – já que o Saucony Type A5 tem solado em borracha com a tecnologia XT900, que proporciona maior tração.

  • Tipo de pisada: neutra
  • Pontos fortes: flexibilidade e aderência
  • Indicado para: treinos curtos e médios

13. Air Max Sequent para quem quer um tênis Nike mais simples

Com um sistema simples de amortecimento, mas muito eficiente, este Nike Air é mais uma boa indicação de tênis para corrida. Ele tem sido, inclusive, um tênis muito buscado aqui no Zoom. Além de ter preço atrativo, ele conta com as principais tecnologias que um modelo de corrida precisa ter e, claro, é um tênis Nike. Veja também o Nike Air Max Sequent feminino.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Amortecimento e conforto
  • Ideal para: Treinos longos, meia-maratona e maratona

12. Para a próxima maratona, o Olympikus Rio 3 pode ser uma boa opção

Um tênis para correr longas distâncias e maratonas, este Olympikus Rio é um dos modelos da marca voltados para atletas de alta performance. Apesar deste tênis Olympikus ser um dos mais em conta da lista, ele traz diversas tecnologias que não deixam a desejar. No calcanhar, por exemplo, ele tem uma placa reforçada que diminui o risco de torções e, no solado, a borracha chamada Gripper e o sistema Supporter aumentam a estabilidade e a aderência durante a sua corrida.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Leveza, estabilidade e performance
  • Ideal para: Treinos longos, meia-maratona e maratona

11. Tênis Adidas Springblade Drive é para corredores que querem velocidade

Esse é um tênis Adidas para quem quer performance. Além de ter um design diferenciado, este Adidas Springblade conta com 16 lâminas de polímero que foram desenvolvidas para oferecer ao corredor uma explosão de retorno de energia, melhorando, assim, seu desempenho. O amortecimento também é digno de um dos melhores tênis para corrida, e pode até causar uma sensação de flutuação, o que é interessante para corredores que não fazem questão de sentir o solo. Os corredores também podem se beneficiar das tecnologias desse tênis, pois existe ainda o Springblade Drive masculino.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Amortecimento, estabilidade e performance
  • Ideal para: Treinos de velocidade

10. Reebok Zpump Fusion 2.0: o tênis para corrida que se adapta aos seus pés

Sem dúvida, a tecnologia que mais chama a atenção nesse tênis Reebok é a Pump. O calçado tem, simplesmente, uma câmara de ar junto ao cabedal, e ela pode ser inflada facilmente ao apertar um botão do lado desse tênis de corrida. E se você encher demais, basta pressionar o outro botão para esvaziar e, assim, ir ajustando o calçado no seu pé de maneira que dê mais segurança para correr. Também disponível na versão Zpump Fusion 2.0 feminina, de maneira geral ele é um bom tênis para correr em terrenos off-road, como areia, pois deixa o pé bem próximo do solo, é leve, drena a água que entra rapidamente, e não tem muito amortecimento. O que não impede, claro, de correr no asfalto de vez em quando.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Estabilidade, conforto e aderência
  • Ideal para: Treinos longos, meia-maratona e maratona

9. Se procura um tênis durável, opte pelo Adidas Supernova Glide Boost 8

Esse é um dos melhores tênis de corrida para treinos diários, também disponível na versão Supernova Glide Boost 8 feminina. Indicado para quem tem pisada neutra ou supinada, esse tênis Adidas oferece resposta rápida e aderência graças a algumas tecnologias, que inclusive fazem com que o tênis se adapte ao seu estilo de corrida e ofereça bom desempenho, independentemente do clima ou do terreno estar seco ou úmido.

  • Tipo de pisada: Neutra ou supinada
  • Pontos fortes: Durabilidade, amortecimento e performance
  • Ideal para: Treinos diários e de longa duração

8. Outra opção durável, Mizuno Wave Prophecy 4 é para quem corre muito!

Mesmo não sendo o modelo mais atual da linha, este Mizuno Wave pode ser encontrado por um preço mais em conta, e continua sendo um dos melhores tênis para correr. É que sua entressola, feita em polímeros, garante a absorção dos impactos e faz com que você se sinta correndo sobre molas! Também por causa do seu ótimo sistema de amortecimento, ele é um dos melhores tênis para corrida se você está com sobrepeso, por exemplo, ou se você corre longas distâncias e precisa de conforto, além de ser uma boa opção de tênis para maratona. Quer um tênis de corrida feminino? Veja o modelo de Wave Prophecy 4 para mulheres.

  • Tipo de pisada: Neutra ou supinada
  • Pontos fortes: Estabilidade, conforto e amortecimento
  • Ideal para: Treinos longos, meia-maratona e maratona

7. Kenya Racer 3 é um tênis leve, bom para maratonas

Corredores de maratonas e meia-maratonas precisam ser bem exigentes em relação ao tênis de corrida, já que este é o principal equipamento da atividade. E o melhor tênis para essa modalidade deve ser confortável e leve, mas sem interferir na performance. Este Fila Kenya foi especialmente desenvolvido para maratonistas. De acordo com a marca, cada grama a mais pode interferir no desempenho, por isso este tênis pesa em média 176 gramas e tem solado e cabedal elaborados para oferecer a melhor pisada para os atletas de alta performance. Conheça também a versão feminina.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Leveza, flexibilidade e conforto
  • Ideal para: Treinos longos, meia-maratona e maratona

6. Flexibilidade e ajuste confortável são os pontos fortes do Free RN Flyknit

Feito com cabedal Flyknit, que lembra uma espécie de meia, o tênis Nike Free RN Flyknit oferece muita flexibilidade para corredores que desejam uma passada natural. Ele é um tênis leve e confortável, que conta com cabos que se integram ao cadarço assimétrico para dar suporte, sem fazer muita pressão nos pés. Para quem quer a sensação de "pés descalços", sem abrir mão da segurança do amortecimento, este tênis Nike é uma ótima opção. Além da versão feminina, é possível encontrar também o Free RN Flyknit masculino.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Leveza, flexibilidade e conforto
  • Ideal para: Treinos diários e de longa duração

5. Asics Kayano 23: o melhor tênis para corrida com estabilidade

Uma boa evolução do modelo anterior, Este Asics Gel é cheio de tecnologia. Mas vamos direto ao ponto: ele tem cabedal muito confortável, sem costuras e com cortes a laser, que além de deixarem os pés "respirarem", não desfia, aumentando a durabilidade. Esse ainda é um dos melhores tênis para corrida para quem tem pisada pronada, porque tem uma placa interna que corrige a pronação e dá mais estabilidade e segurança nas passadas. Aliás, é bom ressaltar que ele é, sim, um tênis mais duro, mas é de propósito. Quer dizer, esse é um ótimo tênis para correr para quem é muito pronado, e até para quem está acima do peso. Ah, esse é o tênis para corrida feminino, mas também tem o Asics Kayano 23 masculino!

  • Tipo de pisada: Pronada
  • Pontos fortes: Amortecimento, estabilidade e conforto
  • Ideal para: Treinos longos, meia-maratona e maratona

4. Asics Nimbus 18 é um dos favoritos dos corredores supinadores

No Asics Nimbus 18 feminino, além do conhecido GEL, que proporciona um dos melhores amortecimentos, a marca apostou em uma entressola mais leve e em um cabedal praticamente sem costura. Essa combinação entre bom amortecimento e conforto faz dele um dos melhores tênis para corrida feminino, ideal para as corredoras neutras e supinadoras terem bom desempenho em percursos longos. Mas, os rapazes também podem fazer uso dos benefícios desse tênis Asics, pois também tem o Asics Nimbus 18 masculino.

  • Tipo de pisada: Neutra ou supinada
  • Pontos fortes: Amortecimento, estabilidade e conforto
  • Ideal para: Treinos curtos, médios e longos

3. Conforto e amortecimento são os pontos altos do Nike Lunarglide 8

Um tênis Nike é sempre um dos mais lembrados por quem busca um tênis para correr, e este Nike Lunarglide pode ser uma boa escolha para a prática dos exercícios de quem tem pisada neutra ou pronada. A espuma com tecnologia Lunarlon é destaque nesse tênis, já que oferece ao corredor um amortecimento maior e mais estabilidade nas passadas. Mais uma tecnologia é a Flywire, que faz o tênis se ajustar aos pés para garantir melhor sustentação durante a corrida. Conheça também o Nike Lunarglide 8 feminino.

  • Tipo de pisada: Neutra ou pronada
  • Pontos fortes: Leveza, estabilidade e conforto
  • Ideal para: Treinos longos

2. Para ter alto desempenho, Asiscs Gel Quantum 360

Escolhemos o Asics Gel Quantum 360 como o segundo melhor tênis para correr. Indicado para quem quer potência em atividades de alto desempenho, esse é um tênis da Asics que oferece amortecimento em GEL. A vantagem desse amortecimento é que garante maior absorção de impactos. Além disso, sua entressola vem com a tecnologia Trusstic System, que promove estabilidade. Ah, e a marca também oferece a versão Asics Gel Quantum 360 feminino.

  • Tipo de pisada: neutra / supinada
  • Ponto forte: amortecimento
  • Indicado para: treino de alto desempenho e resistência

1. O Mizuno Wave Creation 17 é uma opção para quem quer conforto

Mais um excelente tênis de corrida, o Mizuno Wave Creation 17 tem tecnologia Wave, que proporciona mais amortecimento e estabilidade. Há ainda outros recursos que vão aumentar o seu desempenho como, por exemplo, a tecnologia Dynamotion Fit, que garante uma aderência perfeita entre seus pés e o calçado. O resultado é que, além de você ter muito mais conforto, ainda evita contusões. Este tênis Mizuno também tem ótimo calce e é mais indicado para quem tem pisada neutra. Aliás, também tem o Mizuno Wave Creation 17 feminino aqui no Zoom.

  • Tipo de pisada: Neutra
  • Pontos fortes: Amortecimento, estabilidade e conforto
  • Ideal para: Treinos longos


Leia também: Melhores Tênis do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tênis