Produtos e novidades em Tênis

Nike desenvolve tênis para pessoas com deficiência física

Com o novo tênis da Nike, veja como o sonho de um jovem com paralisia cerebral se tornou realidade.

Tênis Nike
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Um tênis Nike pode ser conhecido pelo conforto e também pelo estilo, certo? A novidade de agora é que a empresa acabou de lançar mais um tênis. Moderno e estiloso, parece ser mais um modelo, no meio de tantos outros que a marca já produziu. Porém, não é! O novo tênis da Nike foi criado especialmente para pessoas com deficiência, e tem como objetivo facilitar aquilo que para muitas pessoas é tão simples no dia a dia: calçar os sapatos.

Mas como vai ser o novo tênis da Nike?

Tênis NikeO tênis ganhou o nome de Zoom Soldier 8 Flyease e, em vez de usar os tradicionais cadarços, o calçado conta com um zíper, que envolve os pés. Com isso, o tênis pode ser colocado com apenas uma das mãos e, para retirá-lo, basta deslizar os pés.

A Nike, com esse novo tênis, pretende deixar tudo mais prático para portadores do Mal de Parkinson, pessoas que sofreram derrame, pessoas amputadas e com outros problemas de locomoção. A ideia realmente é interessante, e mostra o quanto a empresa está de olho na inclusão.

E olha só da onde surgiu a ideia do tênis...

A história do tênis é bem legal, e aconteceu assim: Matthew Walzer é um jovem que sofre de paralisia cerebral. Matthew estava bem preocupado com o seu dia a dia na faculdade, já que ele iria se mudar para outra cidade... e não teria mais seus pais por perto para amarrar os seus tênis!

Mas o jovem resolveu agir, e sabe o que ele fez? Escreveu uma carta contando a sua história e Tobie Hatfield, designer da Nike, resolveu apostar em um novo conceito de tênis. Conclusão: o próprio adolescente Matthew acabou participando do projeto, que teve, por exemplo, reuniões por Skype, tudo para transformar o sonho do jovem em realidade.

E o processo foi longo. Ao todo, foram três anos em que Tobie Hatfield e outros profissionais da Nike trabalharam em parceria com o jovem Matthew. Durante esse processo, a Nike enviava protótipos do tênis ao adolescente. E isso aconteceu até chegarem ao produto final, o Zoom Soldier 8 Flyease.

Tênis NikeSe a gente olhar para esse novo tênis da Nike vai perceber que ele se parece bastante com um tênis de basquete, mas não por acaso. O resultado final do produto foi este porque Matthew é fã do esporte.

Depois do tênis, Matthew ganhou mais um presente: foi convidado para participar do vídeo promocional do tênis Zoom Soldier 8 Flyease. E sabe quem também participou do vídeo? O seu maior ídolo, o jogador de basquete LeBron James (como você pode conferir na imagem aqui do Zoom).

O novo tênis foi lançado este mês, em uma edição limitada. Será que ele chega ao Brasil? Seria ótimo, né? E que história bacana, aliás, por dois motivos: o primeiro é saber que o sonho de um adolescente se tornou realidade. Já o segundo é que muitas pessoas com deficiência física vão poder aproveitar essa novidade, tão útil para elas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tênis