Tênis Asics Novablast é bom? Confira análise do tênis de corrida

Entenda se vale a pena comprar o tênis de corrida Asics Novablast

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Para quem ama praticar exercícios físicos, principalmente a corrida, escolher um tênis que ajude a tornar esse momento mais efetivo e prazeroso faz toda a diferença. Os tênis para corrida contam com tecnologias avançadas e pensadas para reduzir o impacto nos joelhos e nos pés, evitando, assim, possíveis lesões. E o tênis que ficou conhecido em 2020, sendo aclamado por diversos corredores brasileiros, foi o Asics Novablast. Com um design exclusivo para a linha de corrida da Asics, o Novablast da oferece uma dose de energia extra aos usuários.

A Asics é um dos maiores nomes do mercado de tênis e está há mais de 70 anos trazendo novidades e, é claro, tecnologia para os corredores. Nesse caso, o Novablast é um tênis de corrida leve, confortável e que garante um salto energético a cada passada. Para que você conheça ainda mais sobre esse lançamento da marca e entenda se esse é o tênis de corrida ideal para você, preparamos uma análise sobre a pisada, o tecido, o amortecimento, o solado, o drop e o design do Novablast. Dê um Zoom e confira se esse tênis da Asics é bom para correr!

Leia também: Como escolher o tênis de corrida ideal?

Confira a análise de ficha técnica do tênis de corrida Asics Novablast! (Imagem: Divulgação/Asics)
Confira a análise de ficha técnica do tênis de corrida Asics Novablast! (Imagem: Divulgação/Asics)

Ficha técnica

  • Tipo de Tênis: Corrida
  • Material do Tênis: Malha
  • Material da Sola: Borracha
  • Tamanho do Tênis: Variável
  • Altura do Tênis (Drop): 10mm
  • Tipo de Pisada: Neutra
  • Cores Disponíveis: Preto, cinza e azul

Pisada

Entender qual é o seu tipo de pisada é fundamental na hora de comprar um tênis de corrida

O Asics Novablast é um tênis de corrida para pisada neutra (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Novablast é um tênis de corrida para pisada neutra (Imagem: Divulgação/Asics)

Antes de qualquer coisa, para saber se aquele tênis de corrida é ideal para você, é necessário entender qual é o seu tipo de pisada: pisada neutra, pisada pronada ou pisada supinada. A pisada neutra é caracterizada por impulsionar a passada com a parte frontal do pé. Nela, o pé atinge o solo de maneira uniforme.

Já a pisada pronada é aquela que começa do lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas ao dedão. É o típico "pisar para dentro". Por fim, a pisada supinada é justamente o contrário. Ela inicia no calcanhar e mantém o contato do pé com o solo no lado externo, terminando a pisada no dedinho.

No caso do Asics Novablast, o tênis de corrida é indicado para corredores com pisada neutra. Isso porque ele favorece a absorção do impacto, já que esse tipo de pisada distribui o peso do corpo pelo pé. Esse tênis da Asics foi projetado para ajudar a promover uma sensação energizada a cada passada durante a corrida ou caminhada.

Tecido

O Asics Novablast traz uma malha macia com ótimo fluxo de ar

O Asics Novablast tem cabedal leve e macio, com um ótimo fluxo de ar (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Novablast tem cabedal leve e macio, com um ótimo fluxo de ar (Imagem: Divulgação/Asics)

O tênis de corrida Asics Novablast conta com o cabedal, ou seja, a parte superior do tênis, em uma malha macia, que oferece um ótimo fluxo de ar para uma corrida mais fria. Ele foi projetado para ser não apenas macio e confortável, mas também resistente para segurar e apoiar os pés. O cabedal também é feito em duas camadas diferentes, uma elástica e outra mais firme para mais suporte e resistência.

Além de manter os pés frescos, o Novablast ainda possui, no cabedal, detalhes reflexivos. Isso ajuda a dar uma visibilidade extra para os corredores serem vistos mesmo em condições de pouca luz, evitando, assim, possíveis acidentes que possam ocorrer durante uma corrida de rua noturna. Usuários ainda relataram que não há restrição do tamanho do tênis durante o movimento da corrida.

Solado

O Asics Novablast conta com tecnologia para que o tênis seja leve e resistente

O Asics Novablast traz uma entressola que impulsiona o corredor para frente (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Novablast traz uma entressola que impulsiona o corredor para frente (Imagem: Divulgação/Asics)

O Asics Novablast oferece uma sola intermédia Flytefoam Blast com microfibras de celulose, adicionadas à espuma de EVA, para um salto energético a cada passada, além de uma sola Ahar+ de borracha com formulação especial para resistir ao desgaste. Essa tecnologia traz leveza e tração para o tênis, além de resistência.

A sola e a entressola do Novablast foram projetadas para ajudar a promover a sensação energizada da tecnologia Flytefoam Blast, criando um efeito de "trampolim" que o impulsiona para frente. Segundo a marca, é o material mais leve de entressola que eles já fabricaram.

Amortecimento

O Asics Novablast amortece cada passada amortecimento no tênis de corrida é fundamental para reduzir impactos

O Asics Novablast é um dos tênis mais leves da marca (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Novablast é um dos tênis mais leves da marca (Imagem: Divulgação/Asics)

O tênis de corrida Asics Novablast apresenta uma entressola cheia de sulcos (recortes) geométricos, que contribuem para uma melhor absorção de impacto. Com a tecnologia Flytefoam Blast, já mencionada anteriormente, o amortecimento desse modelo vai dos calcanhares até a ponta dos pés.

É possível sentir o amortecimento e a responsividade a cada passada, tornando o Novablast um tênis para longões, maratonas e treinos diários. No entanto, de acordo com usuários, a estabilidade do modelo deixou a desejar. Devido aos recortes na entressola, o tênis pode não ser recomendado para corrida em trilhas, por exemplo.

Drop

O Asics Novablast é um tênis de corrida com drop alto

O Asics Novablast é um tênis de corrida com drop mais alto que a maioria (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Novablast é um tênis de corrida com drop mais alto que a maioria (Imagem: Divulgação/Asics)

O Asics Novablast foi pensado para ser um tênis mais alto do que a maioria dos tênis de corrida, de forma a promover maior conforto em longas distâncias. O drop alto é ideal para quem pratica exercícios físicos de maneira constante e, por isso precisa de resposta muscular.

Já o drop baixo é recomendado para quem deseja alcançar uma alta performance, pois, quanto menor o drop, mais impulso você consegue durante os movimentos. Com a tecnologia de amortecimento, o Novablast oferece justamente o oposto: um tênis com drop alto, mas que garante um impulso extra.

Design

O Asics Novablast possui design moderno, leve e diferenciado

O Asics Novablast tem desigh diferenciado e moderno, com diversas opções de cores (Imagem: Divulgação/Asics)
O Asics Novablast tem desigh diferenciado e moderno, com diversas opções de cores (Imagem: Divulgação/Asics)

O tênis de corrida Asics Novablast possui um design moderno e diferenciado, que se destaca dos outros da mesma categoria. O destaque vai para o solado mais alto e as ranhuras no mesh do cabedal. Por conta de sua malha leve e respirável, o modelo garante conforto e segurança para diversas atividades.

Esse tênis da Asics pode ser encontrado tanto em modelos masculinos quanto em modelos femininos. No caso do Novablast masculino, você encontra os tênis nas cores preto, azul e cinza. No Novablast feminino é possível encontrar praticamente as mesmas opções de cores, variando entre uma e outra.

Vale a pena comprar?

Descubra se vale a pena comprar o tênis de corrida Asics Novablast

Com preço médio entre R$ 719,00 e R$ 799,00, o tênis de corrida Asics Novablast não é um tênis para corrida barato. Ele pode atrair aos corredores que já estão envolvidos no esporte há mais tempo, ou aqueles que podem investir um pouco mais nesse tipo de calçado. Seu preço mais elevado pode não atrair a todos, mas compensa devido à qualidade e às tecnologias empregadas no tênis.

Além de ser um tênis de corrida, o Novablast pode ser usado no dia a dia ou para a prática de outros exercícios físicos, como a caminhada, por exemplo. Ele também é um modelo ideal para pessoas acima do peso ou com problemas nos joelhos e nas articulações. Por ser um tênis que parece um "trampolim", o Novablast pode valer a pena para quem quer melhorar a performance na corrida.

Prós:

  • Possui material resistente e com fluxo de ar
  • Possui solado de borracha mais alto
  • Possui tecnologia que impulsiona para frente
  • Possui faixa reflexiva noturna
  • Disponível em diversas cores
  • Funciona para diversos exercícios, além da corrida

Contras:

  • É um tênis exclusivamente para pisada neutra, podendo não favorecer usuários com outros tipos de pisada;
  • Seu preço mais alto pode não ser tão atrativo.

Leia também: