Zoom indica em Tênis

Conheça os tênis Vibram Five Fingers

Conheça o tênis dos dedinhos.

por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

A máquina de pisar que a natureza criou, nossos pés, é perfeita. Foram anos de evolução para que equilibrados pelo artelhos (nome científico dos dedos do seu pé), pudéssemos povoar todo o planeta. É esse tom que a turma do Vibram Five Fingers utiliza para definir e evangelizar os corredores para aquilo que chamam de "barefoot shoes", ou, em bom português, tênis minimalistas, criados pela marca em 2006.

Quando você vê de perto um tênis Five Fingers entende o conceito: é como se fosse um pé descalço, só que envolto por materiais ultraresistentes e solados anatômicos.

Seus criadores acreditam que ao utilizar um tênis assim para caminhar e correr você será mais saudável, feliz e conectado ao seu próprio corpo e aos terrenos onde estará pisando. Mais do que um produto é, portanto, um movimento de mudanças de postura.

Tenis Five FingersVocê conta com diferentes linhas de produtos Vibram Five Fingers para ir a qualquer lugar. Veja alguns deles mais famosos.

A linha Casual Five Fingers, por exemplo, oferece o solado patenteado Vibram Five Fingers e padrões de design mais modernos e arrojados para todo tipo de solo ou situação. Se pudéssemos definir a linha causal em uma única palavra seria: versatilidade.

Já a linha Fitness Five Fingers promete transmitir os benefícios dos tênis minimalistas à prática da academia. Segundo eles, os exercícios na esteira ou na sessão de ginástica rendem mais quando feitos em contato mais direto com o solo.

A linha Trekking Five Fingers é anunciada como uma revolução na prática de caminhadas ou escaladas. Segundo a Vibram Five Fingers, ao mesmo tempo em que você se vê livre do "confinamento" que os modelos tradicionais promovem em seus pés, terá respostas do solo como em nenhum outro tipo de calçado. A integração com o solo, contudo, não se traduz em riscos para articulações, já que a proteção é garantida em função do solado especial.

Uma curiosidade interessante é que ter um tênis Five Fingers demanda que você reaprenda a andar descalço, já que perdemos alguns dos truques e posturas que a natureza dos ensinou, ou nos preparou para ter, ao longo dos anos usando tênis tradicionais.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tênis