Entenda antes de comprar em Tênis

Como saber quando trocar o tênis

Desgaste na sola não é o único termômetro para saber quando chegou a hora de comprar um tênis novo.

por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Muitas vezes seu tênis está na hora de ser trocado, antes mesmo de mostrar danos aparentes, como furos, rasgos e sola desgastada. Para alguns especialistas, o momento de trocar seu calçado é quando você já percorreu entre 500 a 800 km. Então, mesmo que ele ainda esteja aparentemente bom para o uso quando passar pelos 800 km, não titubeie em trocá-lo, pois depois desse período você estará mais exposto a lesões.

Quando comprar um tênis novo?

Seu corpo também é um importante termômetro para ter certeza de que é hora de trocar de tênis. Quando o sistema de absorção do seu tênis de corrida começa a ceder, aumenta o impacto entre o solo e seus pés, provocando dores nas articulações e pernas.

Se a sola está desgastada até a altura da entressola – região que abriga espumas e amortecedores –, então já passou da hora de trocar de tênis. Outra indicação importante que pode ajudar você a identificar que é o momento de procurar novos modelos de tênis é a inclinação dos calçados. Quando você coloca os tênis em pé e eles não ficarem mais retos, ou seja, quando a sola está mais desgastada na parte de trás ou da frente, eles não serão capazes de proteger seus pés da forma adequada. Isso significa que os tênis já passaram de sua vida útil.

Você sabia que quando você volta a correr depois de uma lesão é recomendável que troque de tênis? Pois é. O tênis novo é mais firme, porque ainda não está laceado (mais alargado) pelos seus pés, e ajuda você a voltar à rotina, sem riscos de novas lesões. Também vale lembrar que para os corredores mais pesados, o desgaste das solas ocorre mais rapidamente.

Escolha o tênis certo e garanta o seu conforto

Então, não importa para qual momento do dia você precisa de um calçado confortável: seja um tênis para caminhada, um tênis para academia ou mesmo para corrida, sempre escolha tênis confortáveis, com bons sistemas de amortecimento, que garantem menor impacto entre seus pés e o solo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tênis