Zoom indica em Tequila

Descubra quais são as melhores tequilas existentes no mercado

Veja quais são os tipos e as formas de produção das melhores tequilas.

melhor tequila existente no mercado

Se você é fã dos destilados, provavelmente aprecia as melhores tequilas. Os tradicionais shots com sal e limão da bebida mexicana são bem recebidos em comemorações e festas das mais diversas. Há, também, quem prefira degustá-la pura, para ter uma percepção maior do sabor.

Ela é feita a partir do cozimento do Agave, uma planta nativa do México, com néctar adocicado que também é consumido no país em substituição ao açúcar. Já as classificações dependem do tempo de descanso da bebida em barris de carvalho. Acompanhe o texto para descobrir mais!

Quais são os tipos de tequila?

De acordo com a Norma Oficial Mexicana (NOM), a tequila pode ser Blended (misturada com componentes provenientes da cana-de-açúcar), ou 100% Agave. As bebidas desse último grupo normalmente têm o sabor mais acentuado.

Quanto ao envelhecimento, as melhores tequilas recebem 5 classificações. Quanto mais tempo o produto descansa nos barris de carvalho, mais suave é o sabor. Além disso, conforme os meses (ou anos) vão passando, a bebida adquire colorações mais escuras. Veja:

  • Blanco ou prata: não passam por envelhecimento;
  • Jovem: ficam até 2 meses em descanso;
  • Reposado: variam de 3 a 24 meses em descanso;
  • Añejo: ficam entre 2 e 3 anos em descanso;
  • Extra-añejo: passam mais de 3 anos em descanso.

 

Além disso, a tequila pode ter variações de sabor e aroma devido a alguma particularidade no processo de produção. Os fabricantes também costumam adicionar essências ou especiarias diferenciadas para trazer destaque à bebida.

Como as tequilas são feitas?

O processo de produção das melhores tequilas tem origem na região de Jalisco, no México. No local, a bebida é tão popular que costuma estar presente nos mais diversos tipos de ocasiões, desde confraternizações familiares até reuniões de negócios. As principais etapas de fabricação são:

  • Colheita do Agave;
  • Cozimento da planta;
  • Repouso e trituração;
  • Fermentação;
  • Destilação;
  • Armazenagem.

O Agave é bastante comum no México e pode ser encontrado em cerca de 400 variedades. A planta só é colhida quando está madura e apresenta uma flor, o que acontece por volta do sétimo até o nono ano após o plantio. A raiz do Agave pesa cerca de 30 kg a 60 kg e é capaz de fazer até 8,5 litros de tequila.

Depois da colheita, a planta vai para um forno especial. Nas grandes fábricas, esse recipiente pode comportar até 50 toneladas de raiz. O cozimento dura quase dois dias e, após algumas horas de repouso, o produto é triturado e recebe pequenas quantidades de água. Aos poucos, a planta moída vai gerando o chamado mel de Agave.

Esse néctar é colocado em uma tina aberta e recebe um fungo capaz de metabolizar o açúcar e produzir álcool. O caldo fica por alguns dias em processo de fermentação, enquanto a levedura realiza seu trabalho. Algumas tequilas são fermentadas com as tinas fechadas: o processo é mais rápido, mas apresenta variações no sabor.

Depois, o produto é destilado em uma máquina própria. Essa etapa é a mais rápida e dura somente algumas horas. O líquido é exposto a altas temperaturas para evaporar e condensar novamente. Normalmente, as melhores tequilas recebem dupla destilação.

Por último, a bebida é armazenada em barris de carvalho. Se há ou não envelhecimento e quanto tempo a tequila fica em descanso é o que confere a ela as classificações que você já conhece.

Quais são as melhores tequilas?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de bebida de acordo com o envelhecimento, veja um ranking com algumas das melhores tequilas comercializadas no Brasil, desde a Sauza, com valor mais acessível, até a José Cuervo Platino, feita com safra limitada!

6. Tequila Sauza Gold, refrescante e com toques de caramelo

Com preço bastante acessível, a Tequila Sauza Gold é uma 100% Agave destilada duas vezes. O sabor dela é levemente refrescante e tem toques de baunilha e de caramelo. Outro diferencial é o aroma de carvalho com lembranças sutis de pimenta. A graduação alcoólica é de 40%.

5. Tequila Jose Cuervo Gold Reposado, a tequila mais vendida no mundo

A Jose Cuervo Gold é a tequila mais vendida no mundo. Normalmente, o tempo de descanso do Agave nos barris de carvalho é de 6 a 12 meses, portanto, tem uma coloração mais amarelada e um sabor mais suave do que a prata ou a blanco. O volume de álcool também é de 40%.

4. Tequila Blanco Carmim Violeta, suave e sedosa

A Tequila Blanco é 100% Agave, portanto, tem um sabor tradicional da tequila mais acentuado. Ainda assim, a Blanco Carmim Violeta é bastante suave e sedosa. A graduação alcoólica é de 40% e seu diferencial é a cor rosada, conseguida por meio de um corante natural.

3. Tequila El Jimador Reposado, com traços de baunilha

Assim como a Jose Cuervo Gold, a El Jimador é uma tequila Reposado, o que significa que a planta tem um tempo de descanso nos barris. Nesse caso, a bebida é envelhecida por 2 meses. O destaque fica para o sabor de baunilha e algumas especiarias selecionadas. O teor de álcool é de 40%.

2. Tequila 1800 Silver, com sabor autêntico do agaves azul

Considerada uma das fabricantes das melhores tequilas premium, a 1800 é lembrada por produzir bebidas com sabor mais macio, autêntico e de alta qualidade. A Silver se destaca pela sua tonalidade, conseguida por meio do cozimento da Agave azul. A graduação alcoólica também é de 40%.

1. Tequila Jose Cuervo Platino Dourado, a mais saborosa do mundo

A primeira colocada no nosso Top 6 de melhores tequilas é a Jose Cuervo Platino, também produzida com Agaves azuis e indicada pelo Beverage Tasting Institute como a tequila com melhor sabor do mundo. A safra é limitada e artesanal. Além disso, cada garrafa é numerada e selada com o brasão da família Cuervo individualmente.

Certamente, bebidas sofisticadas são ótimos presentes para a época de fim de ano. Além de terem um sabor encorpado, as melhores tequilas reservam um charme muito particular e merecem acompanhar momentos especiais!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!