Dia do Consumidor: saiba tudo sobre a data no Brasil

Veja como garantir bons descontos no evento.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Dia do Consumidor acontece no dia 15 de março no Brasil. E, seja no comércio físico ou online, a data marca um evento importante para as lojas e, claro, para o público. Além dos bons descontos nas compras, o Dia do Consumidor que, na realidade, segue com ofertas e boas condições por toda a semana em questão, traz alguns assuntos relevantes à tona: o valor dos clientes e, o principal, os seus direitos.

Nós do Zoom preparamos, inclusive, um artigo sobre o Código de Defesa do Consumidor, que foi criado no Brasil em 1990. Confira e saiba como garantir os seus direitos na hora da compra. A propósito, se quiser dar uma olhada nas listas dos melhores produtos e outros conteúdos para fazer valer o Dia do Consumidor, confira a página que preparamos para a data.

Dito isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor o Dia do Consumidor, sua importância tanto para o comércio quanto para os clientes e como economizar de verdade no evento que, como falamos, será no dia 15 de março em 2021. Dê um Zoom!

Veja como economizar e garantir bons descontos no Dia do Consumidor. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja como economizar e garantir bons descontos no Dia do Consumidor. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quando é o Dia do Consumidor?

Em 2021, o Dia do Consumidor no Brasil acontecerá em uma segunda-feira. O dia 15 de março marcará as aberturas dessa semana de comemoração. Lojas físicas e onlines vão oferecer promoções e ofertas com condições especiais de compras, como frete grátis.

Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor foi estabelecido em homenagem ao discurso de John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, ao Congresso. Em sua fala no dia 15 de março de 1962, ele defendeu quatro conceitos básicos da proteção dos interesses dos consumidores: direito à segurança, informação, escolha e direito a ser ouvido. Em 1985, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), 15 de março foi adotado como Dia Mundial do Consumidor.

O evento é uma forma de reforçar a importância dos direitos protegidos pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1991, que segue os mesmos princípios do discurso de John Kennedy e da Assembleia Geral das Nações Unidas, que oficializou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor.

É claro que ter seus direitos garantidos é o mínimo que o consumidor espera, seja de produtos ou de serviços. Mas algumas promoções também são sempre muito bem recebidas! Assim, já há alguns anos que o Dia do Consumidor é uma das principais datas do varejo no Brasil, ocupando o primeiro lugar em importância no primeiro trimestre do ano.

Dia do Consumidor virou a Semana do Consumidor

Antes do Dia do Consumidor ganhar essa dimensão, os picos de vendas do varejo passavam por um hiato de alguns meses entre o Natal, em dezembro, e o Dia das Mães, em maio, época que também tem destaque no calendário das lojas físicas e online. Assim, o comércio viu no Dia do Consumidor uma chance de turbinar as vendas no primeiro trimestre do ano.

Embora a data oficial do Dia Mundial do Consumidor seja dia 15 de março, as lojas no Brasil terão ofertas e boas condições para os clientes durante toda a semana que vai até o dia 19 de março. Portanto, o cenário atual é de uma semana inteira de descontos.

Em que produtos vale a pena ficar de olho no Dia do Consumidor?

A Social Miner e a Opinion Box fizeram um levantamento em 2019 no qual chegaram à conclusão de 46,9% das pessoas conheciam a data no Brasil naquela época. Em 2020, esse número saltou para 64,1%. A tendência é que, em 2021 e nos próximos anos, o Dia do Consumidor se torne ainda mais conhecido pelos brasileiros.

Segundo esse mesmo estudo, a última edição do Dia do Consumidor faturou R$ 3,62 bilhões para o comércio eletrônico na primeira quinzena de março. Levando em consideração, ainda segundo o levantamento que 47% das pessoas que compraram em 2020 eram novos consumidores, a expectativa é grande por ainda mais crescimento.

Sem surpresas, descontos de itens de tecnologia, como TVs e celulares, estão entre os mais esperados. Abaixo, algumas ofertas de smartphones no Zoom que poderão estar com valores bons no Dia do Consumidor.

Assim como os celulares e as TVs, geladeiras e outros eletrodomésticos, como lavadoras, também devem figurar entre os itens mais procurados no Dia do Consumidor. Veja abaixo alguns modelos interessantes para se considerar na data especial do comércio.

Recentemente, a busca por dispositivos smart, como lâmpadas e caixinhas de som inteligentes e eletrodomésticos com plataforma de inteligência artificial, por exemplo, também cresceu. Então, vale dar olhada no nosso guia da casa inteligente para ficar por dentro dos produtos mais interessantes do segmento. Dispositivos como tablets e smartwatches também prometem ter bastante procura. Confira algumas ofertas abaixo!

E, para te dar uma forcinha, separamos alguns artigos que podem te ajudar a tomar uma boa decisão. Dá uma olhada:

Como aproveitar os descontos no Dia do Consumidor?

Bom, a dica para aproveitar a comemoração do Dia do Consumidor é, como sempre, pesquisar e acompanhar os preços, comprar em lojas seguras e ter as informações mais importantes sobre o que você vai comprar. Por isso, veja aqui como identificar se um desconto é real ou fraude.

Outra possibilidade é dar uma olhada no Histórico de Preços, uma ferramenta aqui do Zoom que mostra a variação de valor dos produtos nos últimos meses. Assim, você descobre se um desconto está realmente valendo a pena ou não. Confira nosso tutorial e aprenda a usar a ferramenta!

Por último, após analisar os valores recentes, você pode criar um Alerta de Preço no item que deseja comprar, sinalizando quanto deseja pagar por ele. Quando o preço for atingido, uma notificação será enviada ao seu e-mail ou celular. Veja nosso passo a passo de como criar o lembrete nesse artigo ou, se preferir, no nosso vídeo do Youtube abaixo:

Veja mais artigos que podem te ajudar em suas compras no Dia do Consumidor: