O que é a Semana do Brasil?

De 3 a 13 de setembro acontece a segunda edição da Semana do Brasil, período com muitas ofertas ao público.

Miguel SantosEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

A segunda edição da Semana do Brasil começou e empresas do varejo e do ramo imobiliário buscam antecipar as promoções que se concentravam em novembro, na Black Friday. A temporada de descontos foi criada pelo Governo Federal, em 2019, com o objetivo de movimentar a economia do país em um dos meses de resultados mais baixos para diversos setores.

Quando é a Semana do Brasil 2020?

A Semana do Brasil 2020 rola de 3 a 13 de setembro. A data ganhou este nome por acontecer próximo às comemorações do dia da Independência do Brasil, que é no dia 7 de setembro.

Quanto aos horários, vai de cada loja e plataforma, já que as promoções podem ocorrer, inclusive, de madrugada. Por isso é muito importante estar atento a esses detalhes. Se quiser ficar por dentro de como aproveitar melhor os descontos que ocorrem nesses dez dias, é só conferir as dicas para economizar e fazer boas compras durante a Semana do Brasil 2020.

Como foi a Semana do Brasil 2019?

Muitas vendas na Semana do Brasil 2019. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Muitas vendas na Semana do Brasil 2019. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Em seu ano de estreia, a Semana do Brasil foi considerada um sucesso pelos organizadores. Teve adesão de mais de 13 mil empresas e, segundo dados da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República,apresentou crescimento de 12% nas vendas do varejo em quatro dias de campanha — entre 6 e 9 de setembro. A comparação foi feita com o mesmo período de 2018.

Uma pesquisa realizada pela Cielo, por exemplo, aponta cosméticos como o setor que apresentou maior aumento de vendas, com 20% de crescimento. Em seguida aparecem áreas como móveis e decoração, eletroportáteis e vestuário e artigos esportivos. Também em comparação com o ano anterior, as vendas online aumentaram mais de 30%.

Como está sendo a Semana do Brasil 2020?

A Semana do Brasil 2020 chega para recuperar a economia. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A Semana do Brasil 2020 chega para recuperar a economia. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O varejo passou por momentos de incerteza com a pandemia do Covid-19, e a Semana do Brasil 2020 já é vista por algumas marcas como a chance de antecipar resultados que seriam alcançados só em novembro. Com isso, mais de 80 marcas e associações comerciais de todo o país já confirmaram aderência ao evento.

Isso significa que muitas oportunidades podem aparecer após uma alta constante nos preços de diversas categorias. Esse período pode ser a chance de comprar o produto por um valor até menor do que o "real" - aquele que existia antes da quarentena. Inclusive, separamos alguns produtos que podem ter descontos consideráveis, é só dar um Zoom aqui embaixo:

Leia também: