Zoom indica em TV

Ainda vale a pena comprar uma TV de Tubo?

Veja se a tecnologia das TVs antigas ainda é um bom negócio.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Parece que quanto mais o tempo passa, mais aquela televisão de Tubo que está na sua sala fica feia, fora de moda? Com exceção do apelo das decorações retrô, certamente a TV de Tubo se transformou em um elefante branco no meio da sala nesses últimos anos.

Mas antes de crucificar o antigo em função da beleza e praticidade dos modelos mais recentes, vamos pensar de forma bem prática. Afinal de contas, ainda vale a pena comprar uma TV de Tubo?

Quer dizer, se você não está doido para trocar a sua velha por uma TV de Plasma, LCD ou LED, será que o modelo de Tubo ainda pode ser um bom negócio? A resposta pode variar dependendo do caso.

Entre os modelos de TVs disponíveis, as fabricadas com a tecnologia CRT, ou simplesmente com tubos de raios catódicos, possuem os benefícios de apresentar imagens com bom contraste e alto brilho, além de um excelente ângulo de visão: o formato encurvado da tela garante que a imagem possa ser vista de qualquer ponto da sala.

Vantagens e desvantagens da TV de Tubo

E quem associa as televisões de Tubo como aquelas do tempo da vovó, e que ocupam muito espaço nas prateleiras, pode tirar essa ideia da cabeça. Afinal, para seguir a tendência mundial de telas planas, muitas TVs de Tubo vêm sendo lançadas com um formato mais fino e plano: como as famosas TVs Slim.

Assim, quem pretende adquirir um televisor de tela plana pode comprar sem medo uma TV de Tubo, com a vantagem de pagar bem menos do que se optasse por uma tecnologia mais moderna. Isso sem comprometer a qualidade, que continua boa. O tamanho, porém, deve ser de até 36 polegadas, caso contrário as TVs de LCD e LED ganham a parada em termos de custo-benefício.

Outro ponto negativo está no consumo. Quanto mais moderna for a tecnologia, menor será seu consumo de energia e impacto ambiental. A covardia fica na comparação com uma TV LED, por exemplo, que é muito mais econômica e cujo material pode ser reciclado, diferente do que acontece com a televisão de Tubo. Vale lembrar que algumas TVs de Tubo também são prontas para transmitir sinal de TV digital em alta definição.

Portanto, se você quer economizar na compra do aparelho ou ainda não faz questão de uma televisão muito grande, a TV de Tubo ainda vale a pena, sim. Mas se busca por telas maiores e redução na conta de luz, é melhor ficar longe dessa opção e aderir às TVs de LED.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv