Produtos e novidades em TV

Android TV: veja lançamento da linha de televisores da Sony

A primeira linha de TV com Android no Brasil é da Sony!

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Chegou uma novidade no mundo das Smart TVs: a Sony divulgou o lançamento da sua nova linha de TVs aqui no Brasil. O maior diferencial é que essa linha traz a plataforma Android TV: isso quer dizer que a Sony, pelo menos no nosso país, sai na frente, sendo a primeira fabricante a oferecer para os consumidores daqui televisores com o sistema do Google. E se por aqui esse sistema já é tão tradicional entre smartphones com Android e tablets com Android, agora é a vez dos televisores!

Por dentro dos modelos Sony Android TV

Todos os modelos vão ser TVs com tela grande. E olha só a resolução delas: você vai encontrar TVs Full HD com tamanhos que vão de 50 a 75 polegadas. Mas a Sony foi além e também vai entregar nessa nova linha TVs 4K, que podem variar entre 49 a 75 polegadas.

A fabricante também vai entregar nesses televisores o processador X1, que promete oferecer mais nitidez e melhorias nas cores, contraste e profundidade. Além disso, o processador possibilita maior qualidade nas imagens em 4K transmitidas por alguns apps, como o YouTube. Também vamos encontrar nas Sony Android TV a tecnologia Triluminous, capaz de entregar maior realismo às imagens.

É claro que a ideia de ter a plataforma Android na TV é bastante inovadora, porém, para quem curte tecnologia, muitos pontos podem agradar. Para deixar tudo mais fácil, vamos usar como exemplo esse sistema no smartphone, que você pode acessar os mais variados aplicativos. Com as Sony Android TV não será diferente. Para você ter uma noção, esses novos televisores já vão chegar com 120 apps no Google Play, mas a tendência é que o número de aplicativos aumente com o tempo.

Como vai ser a usabilidade dessas novas TV da Sony

A gente realmente só vai saber como será navegar pela internet e acessar os mais variados apps por meio de testes ou tendo uma TV dessas em casa. No entanto, o que a gente já pode garantir é que, para a Sony oferecer produtos tão diferenciados, foi que de certa forma ela conseguiu desenvolver televisores com uma plataforma que rode com fluidez. Resumindo: essa parceria do Google com a Sony realmente pode oferecer TVs com ótimos recursos para o mercado.

Para começar, a TV da Sony com Android não vai contar com navegador integrado. Os apps aparecem dispostos na tela, e podem ser acessados por meio do toque em uma área do controle remoto. Nessas TVs, você vai encontrar, integrados, serviços de músicas e vídeos, por exemplo. Ah, e essas novas TVs oferecem a função Google Cast, para transferir conteúdos de smartphones e tablets compatíveis para a grande tela dos novos televisores da Sony.

Nessas Sony Android TV, a gente vai encontrar um serviço de busca, para usar por meio da voz. E olha alguns exemplos bem interessantes: você pode falar para procurar apps,procurar  games e até para saber a previsão do tempo, seja na sua cidade ou até em cidades de países bem distantes. O que a gente pode perceber aqui é o quanto essas TVs prometem ser interativas: não é apenas entregar o conteúdo, mas como esses conteúdos fazem parte do seu dia a dia.

Controle SonyOutra vantagem deve ser o controle One Flick, que garante uma navegação mais prática. Mas atenção: é possível que esse controle só venha com as TVs a partir de 55 polegadas. Para as TVs com telas menores, será preciso investir no One Flick separadamente.

Porém, não será exatamente um problema não ter o controle. Com os apps Android TV Remote Control (do Google) e TV Side View (da Sony), você pode controlar as funções do televisor por meio de um smartphone compatível.

E tudo bem se você quiser ter em casa uma TV para jogos, afinal esse é o desejo de muitos consumidores. No entanto, no caso das Sony Android TV, resta saber se a Sony vai entregar modelos que rodem os mais variados games, inclusive os mais pesados. A boa notícia é que as televisões vão contar com suporte ao controle DualShock 4 do PS4, para ser usado por meio do Bluetooth.

Como as novas TVs da Sony oferecem o sistema Android, é claro que vamos ter nesses modelos uma experiência com vários serviços do Google Play. E quando o assunto é diversão por meio de vídeos, não custa lembrar do app Crackle, que é da Sony.

TV com Android: o que a gente pode esperar

Por enquanto, tudo novo. Vamos ver, nesse lançamento, a Sony como a pioneira no Brasil, entregando televisores com Android. Para quem curte tecnologia, provavelmente vai acompanhar a chegada dessas TVs por aqui, e também sabe que estamos falando do Android, ou seja, um sistema que tem grandes desenvolvedores, e que entregam cada vez mais aplicativos.

Se você questionar que o sistema trava, que games não rodam com fluidez... ok, com o tempo vamos poder falar melhor sobre essas questões. Mas, vale destacar que o próprio Google faz o uso de uma série de requisitos para uma empresa ser sua parceira. Dessa forma, a Sony atendeu às expectativas e ganhou espaço no segmento de TVs com Android.

Quando vai ser o lançamento das TVs da Sony no Brasil?

As primeiras TVs chegam ao mercado brasileiro em julho. A Sony revelou que os modelos de TVs 4K podem ter um preço que varia de R$ 5 mil a R$ 18 mil! Porém, lembre-se: assim que esses televisores estiverem disponíveis aqui no Zoom, você vai poder comparar os preços. Por enquanto, as TVs com resolução Full HD ainda não tiveram o seu valor divulgado.

Para quem busca maior entretenimento, as TVs da Sony vão oferecer ainda mais diversão, e desta vez com a plataforma Android.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv