Casal negro de costas sentado em frente a uma TV e segurando tablet, com conteúdo espelhado para a tela da TV.

Aparelho para transformar TV em smart TV: quais são as principais opções?

Tem uma TV antiga e quer ter acesso aos apps de streaming? A TV box e o Chromecast deixam a TV smart e modernizam a sua tela

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Existem diversos aparelhos que transformam TVs em smart disponíveis no mercado brasileiro. Entre Chromecasts e muitas opções de TV box, os media centers - como também são chamados - levam internet aos televisores e permitem, assim, o acesso aos apps e conteúdos de streaming. Mas afinal, qual deles é o melhor?

Para te ajudar no momento da decisão, nós montamos uma lista com os melhores aparelhos para deixar a TV smart em 2021. A seleção inclui produtos de marcas como Amazon, Xiaomi, Google e, até, da Apple. Confira a seguir!

Leia também: Melhor TV 4K custo-benefício 2021

Chromecast 4K e o seu controle remoto, lado a lado, apoiados em mesa preta
O novo Chromecast 4K dispensa o uso dos celulares durante o funcionamento. Abaixo, confira esse e outros aparelhos que transformam a TV em smart (Foto: Mosaico)

1. Chromecast 3

Começando pela opção mais barata da nossa lista, o Chromecast 3 é um aparelho desenvolvido pelo Google para transformar as TVs em smart. Ele tem um design bem simples e funciona acoplado ao HDMI da televisão, que geralmente fica na parte de trás da tela.

O Chromecast não tem um menu ou um controle próprio. Basicamente, ele permite que todo o conteúdo do seu smartphone (Android ou iOS) seja facilmente espelhado na tela da televisão. Assim, você aproveita todos os aplicativos do seu celular em tela grande e, o melhor, em resolução Full HD.

Nós, inclusive, já testamos o aparelhinho do Google. Confira o nosso review completo do Chromecast 3ª geração!

2. Amazon Fire TV Stick Lite

Agora, entrando no mundo das TVs box, apresentamos o Amazon Fire TV Stick Lite. Diferente do Chromecast, a TV box conta com controle remoto e traz uma nova interface para a sua televisão. Ou seja, nada de depender do celular com estes aparelhinhos! Além dessa grande vantagem, o Fire TV Stick Lite tem resolução Full HD e conexão Bluetooth disponível.

Com ele, você tem acesso aos aplicativos da Amazon, como Prime Video e Prime Music, além de outras plataformas de streaming, como Netflix, Disney Plus, Star Plus e mais de 4 mil aplicativos e jogos. Além disso, o aparelho oferece comando de voz, então é possível controlar tudo pela assistente virtual Alexa. Para mais detalhes, confira a nossa análise detalhada do Amazon Fire TV Stick Lite.

Leia também: TV Box ou Chromecast: qual a diferença entre esses aparelhos que transformam TV em smart?

3. Mi TV Stick Xiaomi

O Mi TV Stick, da Xiaomi, funciona de forma parecida com o Fire Stick, da Amazon, mas o seu sistema operacional é o Android TV, compatível com a maioria dos aplicativos disponíveis para os celulares Android. Ele tem o formato parecido com um pen-drive e deve ser conectado na TV pela entrada HDMI.

Como vantagem, destacamos o Chromecast integrado, que permite que você espelhe o conteúdo do celular direto na tela da TV. A Google Assistente integrada também é um ponto positivo dessa TV box Xiaomi, pois possibilita o comando de voz. O Mi TV Stick tem, ainda, conexão Bluetooth e traz resolução Full HD. Se você preza por uma excelente gama de apps, com certeza o Mi TV é uma boa pedida.

Ah, nós já testamos o dispositivo da Xiaomi! Confira o nosso review do Mi TV Stick e descubra se ele é a melhor opção para você.

4. Fire TV Stick 4K

Deixando o Full HD de lado, agora entraremos no mundo das TVs box 4K. E o primeiro aparelho que transforma a TV em smart com esta resolução é o Fire TV Stick 4K. Assim como o irmão Lite, o design desse dispositivo Amazon é simples e o controle remoto é bastante intuitivo.

Ele também conta com a Alexa integrada e oferece uma série de aplicativos (Netflix, Prime Video, Disney Plus e outros), mas traz a vantagem da alta qualidade de imagem. Então, se você já tem uma televisão 4K em casa, mas pensa em modernizar o seu aparelho para ter acesso à mais apps, o Fire TV Stick 4K é uma boa opção.

Leia também: Amazon Fire TV Stick 4K: o que muda? Confira a análise dessa TV Box

5. Mi Box S

Outro modelo de TV box 4K é a Mi Box S, da Xiaomi. O design dela lembra uma caixinha - diferente do Fire TV Stick 4K, que segue o formato de um pen drive. A Mi Box S tem resolução 4K e sistema operacional Android TV, o mais elogiado no quesito compatibilidade com aplicativos e serviços de streaming.

Além disso, o aparelho tem Chromecast integrado e a Google Assistente embutida, que pode ser facilmente ativada através do controle remoto. Quanto ao som, a Mi Box tem DTS 2.0+ e Dolby Digital Plus, ou seja, proporciona um áudio potente e mais imersivo. Ideal para quem adora assistir aos filmes e séries, né? Para conhecer melhor o modelo, vale dar uma olhada no nosso review da Mi Box S 4K.

Leia também: Melhor app para assistir filmes: confira 5 opções

6. Chromecast com Google TV 4K

Lembra que lá no início do artigo destacamos o Chromecast 3 como um aparelho que transforma a TV em smart? Agora, a Google lançou o Chromecast com Google TV, que funciona de maneira independente do celular e tem resolução 4K. O dispositivo oferece controle remoto próprio e, o mais legal, com a Google Assistente integrada.

Para isso, ele utiliza o Google TV, um sistema operacional relativamente novo, similar ao tradicional Android TV. A boa notícia é que a compatibilidade com os aplicativos é tão boa quanto a do Android. Ou seja, o Chromecast 4K oferece mais qualidade de imagem, uma gama variada de apps e ainda acaba com a dependência do smartphone durante o uso do media center.

Nós testamos o Chromecast 4K e, no review, contamos se o novo dispositivo do Google vale a pena, confira!

7. Apple TV

Para fechar a nossa lista de aparelhos que deixam a TV smart, destacamos a Apple TV. Trata-se de um dispositivo mais caro, mas que realmente vale o investimento. O modelo traz resolução 4K, além do HDR, que garante cores mais vivas e detalhes mais nítidos. As configurações de áudio também não ficam para trás e a TV box da Apple surpreende com a presença do Dolby Atmos, que torna o som mais imersivo.

A Apple TV 4K conta, ainda, com um controle remoto com microfone, que permite o gerenciamento dos conteúdos por comando de voz. No caso do Apple TV, os filmes e séries baixados ficam sincronizados no iCloud, e não no aparelho.

Para conhecer melhor esse aparelho, vem ver o nosso review da Apple TV 4K!