Aprenda: como baixar apps na smart TV Samsung

Saiba como baixar aplicativos na smart TV Samsung, sejam eles de streaming, jogos, dentre outros

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Baixar aplicativos na smart TV Samsung é simples e fácil, mesmo se você não tiver muita experiência com tecnologia. Com apenas alguns cliques no controle remoto é possível ter diversos serviços de streaming de filmes, séries e jogos, por exemplo, de maneira rápida e prática.

Quer saber como baixar apps na smart TV Samsung? Confira abaixo o passo a passo que fizemos para te ajudar e se divertir muito mais com a sua smart TV. Além disso, também te ensinamos como conectar o celular na TV Samsung e como espelhar celular na TV Samsung. Dê um Zoom!

É bem simples baixar aplicativos na smart TV Samsung (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
É bem simples baixar aplicativos na smart TV Samsung (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como funcionam os aplicativos da smart TV Samsung?

O primeiro passo para aproveitar melhor o aparelho é conhecer um pouco mais sobre ele. No caso de uma smart TV, por exemplo, é importante entender que ela funciona como se fosse um computador voltado para os conteúdos de vídeos e, assim, conta com processador e memória interna. Além disso, é claro, há um sistema operacional que permite navegar pelos recursos da TV, alterar configurações e também baixar, instalar e desinstalar aplicativos.

No caso das TVs Samsung o sistema operacional utilizado é o Tizen, desenvolvido pela própria fabricante e considerado um dos melhores do mercado, mesmo para quem nunca teve uma smart TV antes. É bem intuitivo e fácil de usar, com uma interface bem parecida com a do Android.

Se você quiser saber mais detalhes sobre esse sistema operacional, é só clicar aqui.

Como baixar apps na smart TV Samsung

Tecla "Smart HUB" no controle remoto da Samsung vem com o símbolo da casinha. | Divulgação: Samsung
A tecla Smart HUB no controle remoto da Samsung vem com o símbolo da casinha (Imagem: Divulgação/Samsung)

Bom, mas vamos ao que interessa? Confira o passo a passo de como baixar apps na smart TV Samsung:

Passo 1

Pressione a tecla “Smart Hub” no controle remoto - símbolo da casinha;

Passo 2

Neste momento você vai abrir o aplicativo “Samsung Apps”, que é uma espécie de loja de apps;

Passo 3

Navegue à vontade para escolher o app que deseja instalar. Você pode optar por Vídeos, Jogos, Esportes, Estilo de vida, Informação ou Educação. Há também a possibilidade de fazer a busca pelo nome do aplicativo.

Passo 4

Depois de escolhido, vá na opção “Transferir” para que o download e a instalação sejam iniciados. Quando o app estiver baixado, é só clicar em “Executar".

Se você quer assistir Globoplay na sua smart TV, confira aqui como fazer isso.

Obs: Fique atento! Alguns apps são gratuitos e outros são pagos. Caso haja um custo, o valor será exibido na tela e o pagamento será feito por meio de cartão de crédito. Oriente as crianças para não ter surpresas na hora de pagar a fatura.

Outro detalhe importante é a capacidade de armazenamento da TV. Assim como nos computadores, a memória tem limitações. Por isso, confirme essa quantidade de acordo com o seu modelo de TV.

Ah, e se você achar que está na hora de trocar seu aparelho, você pode dar uma olhadinha nas nossas listas, como a de melhor TV 4k custo-benefício e a de melhor TV Samsung de 50 polegadas.

Como apagar aplicativos de dentro da TV Samsung?

Se quiser desinstalar apps da TV Samsung, é só seguir o passo a passo (Imagem: Divulgação/Samsung)
Se quiser desinstalar apps da TV Samsung, é só seguir o passo a passo (Imagem: Divulgação/Samsung)

Se você não curtiu o aplicativo ou se a memória da televisão estiver muito cheia, é hora de fazer o caminho contrário e excluir o app. Você pode excluir qualquer app que você tenha baixado - seja de streaming ou jogos - para esvaziar o armazenamento interno da sua TV e ter mais espaço para baixar nossos aplicativos.

Não sabe como fazer isso? Não tem problema. É só seguir o passo a passo a seguir:

Passo 1

Pressione a tecla “Smart Hub” no seu controle remoto - a mesma que mostramos anteriormente, na hora de baixar o aplicativo;

Passo 2

Encontre a opção “Meus Aplicativos”;

Passo 3

Selecione o app que você quer excluir;

Passo 4

Aperte e mantenha pressionado por alguns segundos o botão central do seu controle remoto;

Passo 5

Com isso, o menu que aparecerá na tela, e ai é só clicar em “Excluir” caso queira deletar apenas um aplicativo, ou em “Multiexclusão”, para desinstalar várias aplicações de uma só vez.

Só temos um ponto de atenção aqui: não se esqueça que alguns apps fazem parte do sistema operacional da TV e não podem ser excluídos.

Sabia que é possível assistir conteúdos indisponíveis na Netflix? Confira aqui o passo a passo para fazer isso!

Como conectar o celular na TV

Confira duas formas de conectar seu celular à smart TV Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)
Confira duas formas de conectar seu celular à smart TV Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

Se você prefere baixar os apps no celular e conectá-lo na smart TV Samsung para transmitir o conteúdo na tela grande, existem algumas formas de fazer isso.

Existem algumas formas de espelhar celular na TV Samsung. Se você usa um celular Android, confira nesse artigo o passo a passo de como conectar o celular na TV. Já para os donos de iPhones, veja o tutorial para conectar celular à TV via WiFi.

Confira outros artigos:

Entenda antes de comprar!