Homem branco mexendo em cabos na parte traseira de uma TV plana

Como esconder os fios da TV: dicas para deixar o ambiente mais organizado

Confira maneiras simples de esconder os fios da TV na sua casa

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você provavelmente já se perguntou como esconder os fios da TV na hora de planejar a decoração da sala ou do quarto, né? Embora eles sejam essenciais para conectar a televisão e outros aparelhos, os emarenhados de cabos podem criar uma aparência poluída e confusa na sua casa. Por isso, é importante saber como esconder os fios para manter o ambiente arrumado e bonito.

Além da parte estética, deixar fios soltos por aí pode provocar acidentes domésticos, incluindo choques elétricos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a entender como esconder os fios da TV e deixar a sua casa mais arrumada e segura. Confira!

Se você não sabe como escolher o melhor tamanho de TV para você, confira algumas dicas para acertar

1. Como esconder os fios da TV no painel?

Sala de estar com painel de madeira e TV presa a ele, acima de rack preto
Estantes, hacks ou até mesmo painéis muitas vezes possuem saídas para fios (Foto: Shutterstock)

Móveis como estantes, painéis ou racks são muito úteis para esconder os fios da TV, além de servirem como apoio para os equipamentos eletrônicos. Muitos modelos oferecerem compartimentos para a passagem ou reservatório dos fios.

Essa é uma forma mais prática de não deixar os fios à mostra. O ideal, para esconder os fios da TV atrás do painel, é que isso seja feito no momento da instalação do móvel. Mas isso também pode ser feito posteriormente. Caso você já tenha um desses móveis, verifique se ele oferece essa função, mas se ainda não tiver, fique atento a essa característica no momento de compra.

Aproveite para descobrir como escolher o painel ideal para a sua casa

2. Como esconder os fios da TV pendurada na parede?

Sala de estar com rack de madeira e branco e TV plana pendurada na parede branca acima do rack
A parede de gesso ou o suporte articulado podem ajudar a esconder os fios da TV (Foto: Shutterstock)

Se você prefere não usar um painel e pendurar a TV diretamente na parede, também dá para deixar os fios escondidos - ou ao menos mais discretos. A gente explica como esconder os fios da TV usando suporte articulado ou parede de gesso.

Na parede de gesso

Se você tem uma parede de gesso na sua sala, também é possível esconder os fios da TV pendurada nela. Antes de tudo é importante explicar que, como a parede de gesso é menos resistentes que as comuns, o mais indicado é usar um suporte fixo - os modelos articulados são mais pesados e o gesso pode não suportar.

Na hora de fazer a instalação da TV, você pode esconder os fios fazendo o furo no gesso e passando-os por trás da parede. Assim, eles ficam totalmente escondidos no ambiente.

Com suporte articulado

Já quem vai ficar a televisão em uma parede convencional pode optar pelo suporte articulado para esconder os fios da TV. Alguns modelos de suporte têm locais na estrutura para passar os fios de forma discreta. Se não for possível furar a parede para passar os cabos por dentro e deixar o cômodo totalmente clean, você pode usar canaletas para guiar os fios bem discretamente até a tomada - ou mesmo para outros cômodos.

Que tal conferir nossa lista com os melhores suportes para TV?

3. As canaletas ajudam a organizar os fios

Parede amarela com canaletas brancas com tomada a passagem para esconder fios e cabos
Feitas de PVC, as canaletas funcionam como protetores para os fios de TV (Foto: Shutterstock)

As canaletas são aqueles protetores de fios, elaboradas em materiais como PVC. Diferentemente dos móveis, que guardam os fios sem que seja possível perceber que há fios lá dentro, as canaletas cumprem o seu papel ao proteger o ambiente e esconder os fios da TV, mas elas são perceptíveis no ambiente.

Porém, se você comprar uma canaleta de cor semelhante à da sua parede ou móvel, ou fizer a instalação em locais mais estratégicos, é possível camuflar esse equipamento.

4. Aproveite o rodapé para esconder os fios da TV

Mão instalando um fio de TV dentro de um rodapé de madeira
Colocar os fios da TV dentro do rodapé é uma alternativa para escondê-los (Foto: Shutterstock)

Essa dica pode ser um pouco mais trabalhosa, afinal, ela interfere em um aspecto da construção da casa. No entanto, utilizar o rodapé para esconder os fios da TV é igualmente eficaz, especialmente para os casos em que os fios passam por vários cômodos.

O rodapé pode armazenar os fios dentro dele, mas para isso é necessário desmontá-lo e colocá-lo novamente. Por isso, essa opção é mais indicada para quem já planeja fazer alguma obra ou reforma em casa. É recomendado que isso seja realizado por alguém especializado, para evitar a danificação do fio durante a colocação do rodapé.

Veja também: