Zoom indica em TV

Como funciona a tecnologia 3D?

Entenda tudo sobre a nova sensação do mercado de TVs.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na hora de comprar uma televisão, as TVs de Plasma, LCD e LED sempre são lembradas. Mas uma nova mania invade o sonho de consumo do público: a TV 3D. Televisores com imagens tão reais que parecem saltar da tela. Como isso é possível?

O 3D é um efeito produzido no cérebro, conhecido como estereoscopia. Nele, o cérebro mescla em uma única imagem duas imagens iguais, com uma leve diferença de posição, cada uma captada por um olho. É o mesmo que acontece com o som estéreo, que é transmitido em canais diferentes, sendo cada um captado por um ouvido. Depois os sons são unidos como um só, dando maior nitidez.

A fusão das duas imagens potencializa as sensações de profundidade e distância, o que faz com que a imagem "salte" da tela. Mas, para ver a TV 3D, nem sempre basta olhar para a tela, é preciso estar munido de um par de óculos especial próprio.

Os primeiros óculos 3D eram feitos de papel, com lentes de acetato ou mesmo um tipo mais resistente de papel celofane, azul e vermelho. Os óculos 3D modernos se assemelham a óculos de sol.

Possuir uma TV 3D não é garantia de programa compatível. Por enquanto, não há programação fixa de TV em 3D, apenas eventuais programas de teste. Para assistir a uma programação tridimensional, é preciso um aparelho tocador de Blu-Ray que reproduza discos Blu-Ray 3D.

Hoje, já são encontradas com preços mais acessíveis. Contudo, lembre-se que você ainda precisará comprar o Blu-Ray Player 3D, ou seja, um custo a mais. Confira também se a sua TV acompanha os óculos. Comprá-los separadamente pode ser um pouco salgado, principalmente com família grande.

Uma boa pedida é a linha LG Cinema 3D. Ela já traz 4 óculos inclusos. Além disso, os óculos não precisam de bateria e são bem mais leves, garantindo maior conforto durante longas exibições.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv