A televisão é um dos aparelhos domésticos mais utilizados no cotidiano. Graças à tecnologia é comum que esse aparelho acumule poeira ou manchas de gordura na sua tela — ainda mais em casa com crianças. Saber como limpar TV de LED é fundamental para evitar prejuízos e danos ao aparelho. Veja o nosso passo a passo!

Passo a passo para limpar TV de LED

O alto investimento em uma TV LED pode ser perdido se a limpeza não for feita corretamente. Isso porque esses aparelhos são delicados e precisam ser higienizados com cuidado e material específico.

Normalmente, o manual da televisão apresenta instruções específicas para fazer a higienização. Porém, existe um passo a passo que é comum para qualquer tipo de aparelho ou marca. Olha só!

Desligue o aparelho da tomada

Para começar a limpar a televisão, é preciso garantir que todas as manchas e poeiras fiquem visíveis. Por isso, o ideal é desligar o aparelho da tomada. Com o contraste da tela desligada, a sujeira fica mais perceptível, permitindo agir diretamente sobre ela.

Além disso, tirar a tomada da energia evita qualquer possibilidade de choque durante o processo.

Use apenas água

As telas de LED são sensíveis, portanto, evite usar produtos que tenham em sua fórmula acetona ou tolueno. Os detergentes e desinfetantes também estão fora de cogitação, pois todos esses materiais podem manchar a tela. O ideal é utilizar água filtrada ou destilada (que pode ser encontrada em lojas especializadas).

Não se deve borrifar a água diretamente na tela, pois ela é sensível e a umidade pode prejudicar na qualidade da imagem.

Limpe com panos de microfibra

Para evitar arranhões ou fiapos soltos, o correto é utilizar um pano macio, feito de microfibras. O tecido precisa estar levemente umedecido, portanto, nada de afundá-lo em um balde cheio de água. No momento da aplicação, é preciso fazer movimentos circulares, sem colocar muita pressão sobre a tela. Essa técnica é fundamental para que a limpeza fique uniforme.

Para tirar a poeira que fica no cantinho da tela, pode-se utilizar um pequeno pincel — sem a necessidade de umedecê-lo. Caso as manchas persistam após a primeira aplicação, repita o processo, mas sem utilizar mais força. Apenas refaça o procedimento e garanta que os movimentos sejam uniformes e circulares.

Evite o uso de produtos químicos

É natural que a televisão acumule poeira e sujeira durante um período de uso. Para evitar o excesso, é necessário fazer a limpeza com frequência. Evitar o uso de polidor de automóveis ou produtos de limpeza industrial — como cera — previne que novas manchas surjam após o processo.

Muitas vezes, as pessoas utilizam lustra-móveis para dar brilho à tela, entretanto, essa aplicação é inadequada e pode prejudicar a qualidade da imagem. Os produtos químicos podem descolorir a tela ou causar danos ainda maiores.

Agora que você já sabe como limpar uma TV de LED, que tal escolher o melhor modelo para você?