A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 mexe com os nervos de todo mundo, seja pelo lado positivo em torcer pelos jogos que o Brasil disputa, ou pelo negativo, já que muitas residências e estabelecimentos comerciais, principalmente aqueles que tem TV a cabo, estão sendo afetados por um atraso (delay) na transmissão das partidas.

Para exemplificar, essa situação acontece quando você está lá olhando fixamente para a tela da TV esperando o gol da Marta e, antes mesmo do jogador chutar a bola, em questão de segundos, percebe que os vizinhos já estão comemorando o gol que só é exibido na sua tela um tempinho depois.

Por que isso acontece com a minha TV?

Compare preços de TV no Zoom:

Se você se identificou com esse problema, saiba que isso acontece porque o receptor, aquela caixinha que fica acoplado à TV e exibe o número do canal, precisa decodificar as imagens que vêm pelo cabo ou antena, descompactá-las e depois enviá-las para a tela do televisor.

O processo parece simples, mas se levarmos em consideração que as transmissões são em alta definição e cada imagem tem cerca de 2 megapixels, além de algumas interferências no sinal no momento da transmissão, o atraso pode ser de até 5 segundos, o que faz toda a diferença ao assistir os jogos de futebol, ainda mais na Copa do Mundo Feminina.

Leia também: Conversor ou Receptor de TV Digital? Entenda as diferenças

Mas calma, pois tudo na vida tem solução e para resolver esse problema definitivamente há duas formas:

Se você tem TV a cabo ou por satélite (Sky, Oi TV, Claro TV, Vivo TV...) e quer continuar assistindo aos jogos da Copa em resolução HD ou Full HD (essa questão depende do modelo do seu televisor), uma saída é optar por utilizar uma antena.

Há modelos de antenas externas como a Aquário DTV-3000, que captam não só o sinal digital, mas também o analógico.

Antena de TV Externa Aquário DTV-3000

Mas se você está com um pouco mais de pressa e não tem como fazer uma instalação externa, outra opção são os modelos de antena digital interna, como Aquário DTV-150, que ocupa menos espaço e apesar do tamanho capta canais VHF, UHF, HDTV e até sinais de rádio FM.

Antena de Rádio TV Interna Externa Aquário DTV-150

Lembrando que é necessário que a sua TV tenha o conversor digital integrado ou, caso contrário, será preciso adquirir um à parte. Entre as opções melhores opções está o CD636 Intelbras, que tem saídas HDMI, Cabo A/V, USB Antena VHF/UHF, grava a programação e ainda transmite tudo em resolução Full HD.

Conversor Digital Full HD HDMI USB CD636 Intelbras

Agora, se você não liga muito para a qualidade das imagens e quer mesmo é acabar com o atraso/delay e depois retornar com o uso do sinal a cabo ou de satélite, uma opção mais econômica e rápida é optar por receber sinais pelo sistema analógico, que tem resolução máxima de 720 x 480 pixels, o chamado sinal SD.

Para acabar com o delay temporariamente é só seguir estes passos:

1) Desconecte o cabo branco que vem da rua do codificador da sua operadora de TV e ligue o mesmo diretamente à televisão, na entrada "antena" ou "RF";

2) Em seguida, acesse o menu de configurações da TV e altere o sistema de recepção para "TV" ou "CATV";

3) Prontinho! Agora basta digitar pelo controle remoto da televisão o canal que você quer assistir aos jogos da Copa do Mundo e celebrar os gols do Brasil ao mesmo tempo que os vizinhos!

É importante ressaltar que essas soluções podem funcionar ou não dependendo da região do país que você more, uma vez que fatores como enlace de dados e transmissões terrestres, por exemplo, podem afetar a qualidade do sinal e, consequentemente, gerar um delay.

Leia também: Os Melhores Conversores Digitais para TV