Zoom indica em TV

Conectando equipamentos antigos em TVs novas

Meu velho vídeo, minha nova TV.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para quem quer ou necessita conectar aparelhos antigos a uma TV nova, como as TVs LCDTVs Plasma ou TVs LED, é preciso saber apenas os conectores que os aparelhos devem ter. Conheça os tipos de conexão de TV e vídeo existentes.

Entrada RCA 

A entrada RCA, também chamada de entrada de Vídeo Composto, possui três cores, amarela, branca e vermelha. Ela transmite sinais de vídeo de qualidade analógica, e é chamado de vídeo composto porque também transmite áudio do tipo Stereo, ou seja, dividido em duas partes, através de um cabo duplo que divide o som em L (alto-falante esquerdo) e R (alto-falante esquerdo). É uma das conexões mais antigas, usadas em vídeo cassetes, videogames, DVDs, aparelhos de TV a cabo mais antigos e filmadoras.

Entrada S-Video 

Também conhecido como Super Vídeo ou S-VHS, tem a aparência de uma entrada PS2, aquela dos antigos mouses e teclados. Apesar de também gerar sinal analógico, transmite imagens com qualidade um pouco superior ao do RCA, porque tem um cabo para cada tipo de imagem, um para a colorida, outro para a preta e branca, diferente do RCA, não transmite áudio, necessitando de uma entrada RCA dupla, apenas para áudio.

Entrada Vídeo Componente

A entrada Vídeo Componente (ou RGB) é a entrada com três cores, vermelha, verde e azul (daí o nome RGB – Red, Green and Blue em inglês), que apesar de também ser transmissor de sinal analógico, oferece melhor qualidade que o S-Video. É mais usada para aparelhos de DVD e projetores, mas é possível usá-lo com vídeo cassete ou videogames 2D, mesmo que a qualidade de imagem não seja garantidamente boa. É uma entrada de vídeo apenas, precisando de uma conexão RCA para a transmissão de áudio.

Para a conexão dos dois aparelhos é preciso que ambos, o equipamento antigo e o televisor novo, tenham os mesmos tipos de entrada/saída de vídeo e áudio. Todas essas entradas são conectáveis via cabos, cada tipo de entrada tem um cabo com o mesmo nome.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv