Entenda antes de comprar em TV

Entenda por que a frequência da TV é importante

Descubra o que é, e pra que serve a frequência.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você joga videogame na TV, assiste filmes com muitas cenas de ação ou acompanha corridas de Fórmula 1, por exemplo, precisa ler esse artigo até o final.

Vamos começar explicando...

O que é frequência da TV?

A frequência da TV representa a quantidade de vezes que a imagem é atualizada na tela. Essa atualização é medida por segundos e está diretamente relacionada à sua experiência em termos de qualidade de imagem.

TVs com até 240Hz

Mas qual a importância da frequência na TV?

Quanto maior a frequência, maior será a velocidade de atualização das cenas e, portanto, os efeitos rápidos serão mais suaves e com menos arrasto. Isso porque as cenas muito rápidas tendem a ter um efeito "pixelado", que é quando os quadradinhos da resolução são vistos facilmente. Mas, dependendo da frequência da TV, esses efeitos são minimizados até que quase não possam ser percebidos.

Então, qual a frequência ideal?

O mínimo desejável atualmente é de 60Hz, mas já existem televisores com 120Hz e 240Hz que podem ser encontrados facilmente. Então, escolha uma TV com a frequência ideal de acordo com o que você mais assiste:

  • 60Hz - Se você curte a programação básica da TV e não costuma assistir nada que envolva muita ação, os modelos com 60Hz são o mínimo para você ter qualidade.
  • 120Hz - Para assistir os filmes que tem muitas cenas de ação, como filmes de lutas e corridas, por exemplo, o ideal é que você tenha no mínimo 120Hz na sua TV.
  • 240Hz - Já para jogos minuciosos ou com muitos movimentos na tela, é bacana que ela tenha pelo menos 240Hz.
  • 480Hz ou mais - Agora, se você faz questão de ter a melhor qualidade de frequência e pode investir um pouco mais, com certeza vai encontrar modelos com 480Hz ou mais que vão te atender muito bem.

 

Existem também, TVs que apresentam frequências muito altas que podem não ser "reais", e sim resultado de alguma tecnologia, como a interpolação, que aumenta o número de quadros da cena para minimizar os efeitos de arrasto. Essas tecnologias dão a sensação de Hertz a mais e melhoram a imagem sem encarecer tanto o produto.

Uma última dica sobre frequência

Às vezes, quando a frequência é muito alta, ou seja, acima de 480Hz, as melhorias são imperceptíveis aos nossos olhos. Por isso, para não gastar mais que o necessário, é importante refletir sobre o que você mais assiste na TV, para só então escolher a frequência ideal.

Ah! Também é importante verificar o tamanho da TV que você quer, pois TVs grandes e com resoluções altas (4K, por exemplo), pedem frequências maiores.

 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a frequência das TVs, continue no Zoom para pesquisar produtos e comparar os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv