Futebol na TV: como escolher a melhor TV para assistir aos jogos?

Conheça todas as tecnologias que uma TV precisa ter para não decepcionar na hora dos jogos

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Para um torcedor fanático, assistir o jogo de futebol na TV às quartas-feiras e domingos é sagrado. Pensando em tornar a experiência ainda melhor, separamos os recursos essenciais que uma boa TV para jogos precisa ter e alguns aparelhos interessantes para a função.

Apesar de todas as telas rodarem o futebol, nem todas conseguem captar bem os detalhes e acompanhar os movimentos sem perder a nitidez. Por isso, nada mais justo do que uma televisão com ótima qualidade de imagem e som potente para assistir aquela partida decisiva. Dê um Zoom e fique de olho no lance!

Gosta de outro tipo de jogos? Veja como escolher a melhor TV para videogame e, nesse link, conheça boas televisões para o PS5.

Saiba o que analisar em um aparelho se você ama assistir futebol na TV. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Saiba o que analisar em um aparelho se você ama assistir futebol na TV. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de falarmos sobre os recursos, é importante lembrar que traremos as configurações ideais para o televisor; perfeitas para assistir futebol. Porém, sabemos que nem sempre é possível comprar um modelo que atenda a todas estas características, pois quanto mais tecnologia embutida no aparelho, mais alto é o valor. Dito isso, o mais interessante é conhecer melhor os aspectos que podem transformar a sua experiência com jogos de futebol na TV. Dá uma olhada:

TV com resolução 4K ou 8K

Acompanhar os jogos de futebol na TV pede alta resolução

As TVs 4K são perfeitas para reprodução de jogos de futebol. (Imagem: Divulgação/LG)
As TVs 4K são perfeitas para reprodução de jogos de futebol. (Imagem: Divulgação/LG)

As TVs 4K e 8K são ideais para assistir os jogos de futebol, porque conseguem captar as imagens com mais perfeição, mesmo considerando a distância entre a câmera e o gramado e a perda de nitidez das cenas causada pelo ângulo muito aberto da filmagem.

Para entender melhor, quando pensamos em uma tela, os pixels são os pequenos pontos do painel que, quando iluminados, compõe as imagens. Quanto mais pontos, melhor será a qualidade da reprodução, por conta dos detalhes que alcançam.

Nesse sentido, uma TV com resolução 4K oferece 3840 pixels verticais e 2160 pixels horizontais na composição das cenas, isto é, quatro vezes mais do que uma TV Full HD. Já as TVs 8K, em comparação com as Full HD, tem este número oito vezes maior. Portanto, são as melhores opções para garantir todos os detalhes das partidas.

Conheça os melhores modelos HD, Full HD, 4K e 8K do mercado no último ano!

Taxa de atualização de 120 Hz

A taxa de atualização alta garante uma partida sem travamentos na TV

A maior reclamação entre os torcedores ao assistir jogos de futebol na TV são os borrões durante os lances, o que é causado justamente por conta da taxa de atualização do aparelho escolhido. O ideal é que televisão chegue com um frequência de 120 Hz nativos ou superior.

Isto porque a taxa, ou frequência, mostra quantas vezes por segundo a televisão recebe novas imagens, então, se esse valor for baixo, em cenas muito rápidas ocorre a perda de um movimento ou outro dos jogadores, gerando vultos e imagens desfocadas - como acontece nas TVs com 60 Hz de frequência, por exemplo.

Além disso, busque aparelhos com High Dynamic Range, o famoso HDR. A tecnologia potencializa o brilho e o contraste das TVs mais modernas, otimizando ainda mais as cenas dos jogos na TV. Para entender melhor como funciona o recurso, confira aqui nosso artigo.

Som acima de 20W de potência

TVs com 60W de potência sonora trazem mais imersão ao jogo

Para ter a sensação de torcida em casa ou para ver o jogo de futebol com a galera, uma TV com 60W de potência sonora é perfeita e alcança um volume de áudio bem alto. Essa configuração pode ser encontrada em televisões tops de linha, como a Samsung Q80T, por exemplo. Já nos modelos de entrada, como a LG UN7310 ou Samsung TU8000, por exemplo, a potência padrão encontrada é de 20W.

Além da potência, os sistemas Dolby Atmos, DTS, Ultra Surround e o Som em Movimento, que propaga o som na direção em que ele se move, também são recursos interessantes e que tornam a experiência sonora mais imersiva para o torcedor.

Uma alternativa para potencializar o som da sua TV é adquirir uma soundbar, conheça mais sobre o dispositivo aqui ou veja os melhores modelos do mercado nesse link.

Plataforma de inteligência artificial

Com assistentes virtuais fica mais fácil acompanhar o campeonato de futebol na TV

A assistente virtual pode te informar o placar dos jogos e te avisar o horário das partidas. (Imagem: Divulgação/LG)
A assistente virtual pode te informar o placar dos jogos e te avisar o horário das partidas. (Imagem: Divulgação/LG)

O último ponto para quem quer assistir futebol na TV como um profissional é buscar um aparelho com plataforma de inteligência artificial, preferencialmente compatível com as assistentes virtuais Alexa ou Google Assistente. Com as assistentes integradas, você pode programar lembretes para a hora do jogo, pesquisar a classificação do Brasileirão ou até a escalação do seu time - e o melhor, tudo via comando de voz!

Para descobrir mais vantagens das assistentes virtuais, confira nosso guia da casa inteligente e veja a importância da tecnologia.

Outro diferencial que facilita o dia a dia do torcedor na televisão são os recursos extras, como o Sports Alerts, por exemplo, que notifica o placar das partidas dos times cadastrados. Dessa forma, até assistindo outro conteúdo você fica por dentro das novidades da equipe do coração.

As melhores TVs para assistir jogo de futebol

Samsung Q80T

A Q80T é um da TVs QLEDs lançadas pela Samsung em 2020 e chega com uma configuração perfeita para assistir jogos de futebol. Com resolução 4K, frequência nativa de 120Hz e 60W de potência sonora, o aparelho consegue rodar as partidas sem travamentos e com imagens nítidas, além de trazer uma experiência sonora bastante imersiva. Veja a nossa análise da TV e descubra os diferenciais do modelo.

Ainda não sabe o que é tela QLED? Conheça as diferenças entre os tipos de painel.

LG OLED CX

Eleita a melhor TV para jogar videogame de 2020, a LG CX também se encaixa perfeitamente para partidas de futebol. Ela chega com tela OLED, resolução 4K, taxa de atualização de 120 Hz e um dos sistemas operacionais mais elogiados do segmento. O aparelho desempenha muito bem em cenas de alta movimentação e, por isso, é outra excelente opção para acompanhar o campeonato.

As TVs OLED chegam com o contraste mais preciso do mercado, saiba aqui os diferenciais entre este tipo de display e o QLED, da Samsung Q80T.

Agora, se estiver na correria do dia a dia, veja como assistir futebol ao vivo no celular e acompanhe os lances até na volta para casa!