Lançamentos da Samsung 2021: marca apresenta novas TVs QLED, MicroLED e controle remoto a luz solar

Samsung anuncia novas TVs QLED e medidas de sustentabilidade para 2021

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (6), a Samsung realizou o seu primeiro evento de tecnologia de 2021, o First Look. Nele foram apresentadas as tecnologias das novas TVs QLED da Samsung - as Neo QLEDs -, bem como um controle remoto que funciona à luz solar, as telas MicroLED em tamanhos menores e o novos modelos da linha Lifestyle.

O foco do evento, entretanto, foi outro: a era Going Green, a nova lógica produtiva das TVs da marca. Como frisou a fabricante, a pandemia alterou as prioridades globais, colocando o meio ambiente em primeiro plano. Por este motivo, a Samsung repensou todas as etapas do processo de produção e anunciou alternativas mais sustentáveis. A acessibilidade foi outra pauta levantada e, agora, é uma prioridade nas TVs da Samsung.

Recentemente, a Samsung também anunciou o novo HDR Adaptativo, leia mais: Novas TVs QLED da Samsung terão HDR que se adapta à luz

Samsung anuncia novas TVs QLED, controle remoto à luz solar, aumento da linha MicroLED e da Lifestyle. (Imagem:Divulgação/Samsung)
Samsung anuncia novas TVs QLED, controle remoto à luz solar, aumento da linha MicroLED e da Lifestyle. (Imagem:Divulgação/Samsung)

Um dos lançamentos da Samsung é um controle remoto que funciona com luz solar

Novo controle remoto da Samsung funciona a luz solar e embalagens podem ser reutilizadas. (Imagem:Divulgação/Samsung)
Novo controle remoto da Samsung funciona a luz solar e embalagens podem ser reutilizadas. (Imagem:Divulgação/Samsung)

A pandemia parece ter afetado não apenas as questões mercadológicas, mas todo o posicionamento das grandes marcas. Nesse sentido, o First Look girou em torno da sustentabilidade e, principalmente, de como a Samsung irá se posicionar, a partir de agora, frente às questões ambientais.

Como uma das novas medidas, a fabricante anunciou que irá reduzir a emissão de carbono em seus processos produtivos. Além disso, as embalagens das TVs da Samsung passarão a ser feitas de material reciclável e serão desenvolvidas para o reaproveitamento. Para estimular os consumidores à darem novos fins ao material, as caixas terão pequenos pontos que auxiliam no desenho e no recorte.

Para fechar o tema com chave de ouro, a Samsung anunciou os SolarCell Remotes, os controle remotos que funcionam com luz solar. Os dispositivos são recarregados com luz externa ou interna - como as lâmpadas de casa, por exemplo - e tem a proposta de diminuir o descarte de baterias no meio ambiente. De acordo com a marca, o esperado é que 99 milhões de baterias sejam poupadas com a ação.

Novas TVs QLED da Samsung tem LED 40 vezes menor e recursos de acessibilidade

Nova QLED da Samsung oferece LED 40 vezes menor do que o visto nas TVs anteriores. (Imagem:Divulgação/Samsung)
Nova QLED da Samsung oferece LED 40 vezes menor do que o visto nas TVs anteriores. (Imagem:Divulgação/Samsung)

Outro grande anúncio do First Look 2021, foram as novas TVs QLED da Samsung, as Neo QLEDs. Para que as imagens sejam formadas na tela, centenas de pequenas luzes são acesas simultaneamente, conhecidas como LEDs. No caso das novas TVs, esses pontos de iluminação - agora chamados de Quantum Mini LEDs - serão 40 vezes menores do que os das televisões anteriores.

Além dessa, a marca apresentou as demais tecnologias da tela, porém, um dos pontos mais interessantes da apresentação ficou as novas funções de acessibilidade. As TVs Samsung trarão descrição de áudio - que narra as cenas durante a reprodução, para pessoas com deficiência visual - e tecnologias como a SeeColors - que aumenta a gama de cores do painel, para pessoas que tem dificuldade em processar as cores.

As telas MicroLED chegarão em tamanhos menores

A marca divulgou, ainda, a chegada dos modelos de 110 e 99 polegadas das telas MicroLED e adiantou que tamanhos ainda menores estão por vir. Até então, esta tecnologia de tela estava disponível apenas na The Wall, a TV de até 292 polegadas anunciada pela Samsung na CES 2020.

A linha utiliza LEDs auto ilumináveis do tamanho de um micrômetro, o que elimina a luz de fundo e gera uma exibição perfeita das cores nas reproduções. Pela primeira vez esta configuração de painel foi empregada em uma TV convencional e a expectativa é de uma aproximação do grande público com a experiência visual impecável que o aparelho proporciona.

Sucesso da Samsung The Frame dá origem a novos modelos

TV Samsung The Frame simula uma obra de arte quando desligada. (Imagem:Divulgação/Samsung)
TV Samsung The Frame simula uma obra de arte quando desligada. (Imagem:Divulgação/Samsung)

Por último, a Samsung divulgou que novos modelos da linha Lifestyle estão por vir. A linha conta com a famosa The Frame, a TV que simula um quadro quando não está em uso e ficou conhecida por revolucionar o segmento da televisão ao fazer de um simples eletrodoméstico, uma obra de arte - alcançando mais de um milhão de unidades vendidas.

Por conta do sucesso, o portfólio contemplará as novas The Serif, The Sero, The Terrace e The Premiere, com a proposta de corresponder aos mais diferentes gostos e contemplar a decoração de qualquer casa. Aqui, o destaque vai para a inteligência artificial da Samsung, que promete analisar as preferências de cada usuário e recomendar uma das possibilidades de obras de arte de maneira personalizada.

Leia também: