LG LM6300: vale a pena comprar essa smart TV Full HD em 2020?

A LG LM63 é uma TV Full HD de 43” com inteligência artificial e som de qualidade.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A TV LG LM6300 é um modelo de entrada da marca sul-coreana que vem equipada com a plataforma de inteligência artificial ThinQ AI e tecnologia bluetooth. Com tamanho de 43 polegadas, ela é ideal para ambientes menores, cuja distância entre quem está assistindo e a tela seja de aproximadamente 2,4 metros para uma visualização mais confortável, sem risco de ocasionar incômodo aos olhos.

Por ser um modelo que tem bastante busca aqui dentro do Zoom, resolvemos montar uma análise, feita com base nos atributos da ficha técnica, para saber se realmente vale a pena comprar esse modelo em 2020. Já podemos adiantar que, por pouca diferença no preço, é possível adquirir TVs de 43 polegadas com resolução 4K, o que faz com que esse modelo fique um pouco desabafo.

Mas, apesar disso, ela traz recursos avançados, como inteligência artificial e comando de voz. Então, na verdade, se você não procura o máximo da resolução em uma tela pequena, a LM6300 ainda está valendo bastante a pena.

Prós:

  • HDR ativo
  • Comando de voz
  • Bluetooth

Contras:

  • Não acompanha o controle Smart Magic

Ficha técnica da TV LG LM6300:

  • Ano de lançamento: 2019
  • Tamanhos: 43"
  • Tela: IPS LCD com resolução Full HD
  • Processador: Quad-core
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Inteligência artificial: Sim
  • Controle remoto inteligente: Sim (vendido separado)
  • Áudio: 20W RMS - Virtual Surround Plus
  • Conexões: 3x HDMI | 2x USB | 1x LAN
  • Recursos extras: Wi-Fi, Conversor digital integrado e Bluetooth
  • Sistema operacional: webOS 4.5

Design

TV simples com visual elegante

A TV LG 43LM6300 apresenta um visual sofisticado e sóbrio com moldura preta de fina espessura e bordas discretas que deixam o display em evidência para oferecer melhor aproveitamento da imagem.

Esse modelo dispõe de duas bases laterais em formato V, responsáveis por sustentar o painel no rack. Mas, se preferir, ela pode ser encaixada na parede, pois já vem com os furos no padrão Vesa. Contudo, a fabricante não envia os componentes para fixar o equipamento, como suporte e utensílios de instalação, por exemplo, precisando serem comprados a parte.

LM63 apresenta moldura discreta e bordas bem finas (Foto: Divulgação/ LG)
LM63 apresenta moldura discreta e bordas bem finas (Foto: Divulgação/ LG)

O controle remoto convencional que acompanha o aparelho tem botões de atalho para os canais Netflix e Amazon Prime Video para facilitar o acesso à plataforma. Agora, se quiser utilizar os recursos de inteligência artificial, como comando de voz, por exemplo, é necessário comprar o Smart Magic, controle inteligente da marca que, nesse caso, é vendido separadamente.

Imagem

Smart TV Full HD com upscaling de imagem

Com definição Full HD de 1920 x 1080 pixels, a LM6300 vem equipada com processador de imagem de quatro núcleos, responsável por ajustar as cores e eliminar ruídos a fim de entregar uma exibição mais nítida com tons naturais.

Outro detalhe interessante é que o eficiente processador quad-core otimiza a imagem automaticamente e realiza Upscaling, ou seja, conteúdo filmados em resoluções menores serão transmitidos o mais próximo do Full HD, resolução máxima do aparelho.

Para melhor ainda mais a experiência visual, esse modelo vem com HDR (High Dynamic Range), e suporta os formatos HDR 10 e HLG (Hybrid Log-Gamma). Isso significa que aqui as cenas são reproduzidas nos mínimos detalhes com tonalidades puras para melhores detalhes nas cenas. Inclusive, essa tecnologia é a mais atual e já é tendência entre os fabricantes de televisores, e é um recurso que está presente nos modelos mais caros.

Comparativo de qualidade entre a reprodução HD e Full HD (Foto: Divulgação/ LG)
Comparativo de qualidade entre a reprodução HD e Full HD (Foto: Divulgação/ LG)

A LG LM63 tem painel tipo IPS LED LCD, ou seja, conta com amplo ângulo de visão e reproduz tons mais intensos. A tela também proporciona excelente campo de visão ao assistir à diversos conteúdos, independente da sua posição em relação ao televisor. Também se obtém melhor aproveitamento da imagem em ambientes mais iluminados.

Entenda: TV com tela VA ou IPS: qual a diferença entre os displays LCD?

Sua taxa de atualização de 60 Hz é o suficiente para acompanhar os programas dos canais abertos e as séries online. Mas se está pensando em comprar uma TV para games o mais indicado é procurar outro modelo.

Desempenho

Plataforma rápida e inteligente: a TV LG ouve, pensa e responde

É notório que em geral a smart TV LG tem um dos sistemas operacionais mais rápidos e fluídos do segmento. O webOS é muito elogiado por sua velocidade e pelo fato de carregar uma boa quantidade de aplicativos.

Ele traz uma interface limpa, intuitiva e simples de navegar. Através da LG Content Store estão os apps mais famosos como YouTube, Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, DAZN, HBO GO, entre outros.

Outro recurso bem legal é o comando de voz, que permite que você se conecte à Google Assistente e pergunte várias coisas, desde conhecimentos gerais até mesmo qual a previsão do tempo para a semana. Vale lembrar que isso tudo só é feito através do controle inteligente da marca, o Smart Magic, que não vem com a televisão e precisa ser comprado separadamente.

Sua plataforma ThinQ AI de inteligência artificial admite criar uma rotina de atividades para a casa, que pode ser automatizada através do painel de controle, ou seja, basta sincronizar os aparelhos IoT para você controlar tudo de um mesmo lugar.

TV segue o conceito da casa conectada ao sincronizar dispositivos IoT (Foto: Divulgação/ LG)
TV segue o conceito da casa conectada ao sincronizar dispositivos IoT (Foto: Divulgação/ LG)

Aqui é possível administrar o ar-condicionado, aspirador de pó, máquina de lavar e muitos outros equipamentos inteligentes compatíveis.

Conexões

Wi-Fi integrado dual-band e conexão bluetooth chamam a atenção

Para uma TV de entrada, a LM63 traz uma quantidade de conexões vantajosa, pois chega com três entradas HDMI para plugar notebook, Blu-Ray ou tablet, por exemplo, mais duas portas USB para pen drive ou HD externo. Também tem uma entrada RF para TV a cabo e uma para TV digital, além de uma saída digital óptica.

A LM6300 ainda conta com uma porta LAN (Ethernet) para acessar a internet via cabo, mas se preferir uma conexão mais simples é só ativar o Wi-Fi integrado de longo alcance, que opera nas faixas de 2.4 GHz até 5 GHz, sendo a segunda rede a mais rápida e menos suscetível a interferências.

LM6300 chega com um bom número de entradas (Foto: Divulgação/ LG)
LM6300 chega com um bom número de entradas (Foto: Divulgação/ LG)

Outro recurso muito valorizado nos equipamentos mais modernos que está disponível nesse televisor é a tecnologia Bluetooth, que possibilita parear fones de ouvido, caixas de som, mouse e teclado, tudo para tornar o entretenimento completo. Já pensou em ouvir aquela música favorita armazenada no celular em alto e bom som? Com a LM63 você pode!

Ah, e ainda dá para espelhar o conteúdo do PC ou smartphone, sem a necessidade de fios, diretamente na tela da TV 43" com a conexão Miracast, que é compatível com diversos aparelhos.

Áudio

TV compacta mas com som potente

A LG LM6300 dispõe de um sistema sonoro excelente, mesmo se tratando de uma TV básica. Aqui são dois canais com 10 watts de potência cada, que emitem um som rico e multidimensional, que sai de todas as direções, seguindo o padrão Virtual Surround.

Sem contar que ela suporta o formato Dolby Audio, capaz de tornar a experiência ainda mais imersiva. Se o ambiente for pequeno, os 20 watts de potência dessa TV serão suficientes, mas caso considere necessário ampliar o volume, pode investir em uma soundbar, por exemplo.

Recursos Extras

Ao alcance das mãos

A LM63 já vem com conversor digital integrado e disponibiliza o aplicativo LGTV Plus para download a fim de facilitar o controle da TV, que pode ser feito através do smartphone Android ou iOS, o que é muito prático na ausência do controle remoto.

É só baixar o app para começar a gerenciar a televisão de qualquer cômodo da casa. Bem legal, não é mesmo?

Custo-benefício

Vale a pena comprar a TV LG LM6300?

A smart TV LG 43LM6300PSB é uma das opções mais completas dentre as TVs com definição Full HD. Traz tecnologias indispensáveis para os aparelhos mais modernos, como inteligência artificial, comando de voz e HDR. Sem falar no som de qualidade.

Apesar das TVs 4K estarem em alta e entregarem uma imagem com resolução quatro vez superior a Full HD, a maioria dos modelos com essa configuração mais avançada têm tela acima de 43 polegadas e as poucas alternativas de tamanho equivalente são mais caras.

Por ser uma TV boa e barata, compensa levar para casa, mas se você pode pagar um pouco mais, opte por uma smart TV 4K sem medo.

Leia também: