LG C9 vale a pena em 2020? Analisamos a Smart TV

O painel OLED apresenta a melhor qualidade possível na tela, e este aparelho vai muito além!

LG C9 vale a pena em 2020? Analisamos a Smart TV
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A LG C9 é sem dúvida uma excelente opção de compra para quem quer a melhor tecnologia para imagens na TV. Este é um aparelho com display OLED 4K e tecnologias como HDR e Inteligência Artificial. Além disso, ela chega com um design bem moderno e ótimo tempo de resposta.

Claro, muitos recursos acabam tornando as versões de 55, 65 e 77 polegadas mais caras do que alguns aparelhos concorrentes. Mas lembre-se, uma TV é um investimento para alguns anos de uso, então vale a pena abrir um pouco o orçamento para ter um aparelho de ponta por mais tempo.

Características LG OLED C9:

  • Processador Inteligente a9 de 2ª Geração com Inteligência Artificial - Deep Learning
  • Imagem AI / Som AI / Luminosidade AI
  • Som 2.2ch 40W Dolby Atmos
  • 4K Cinema HDR: Dolby Vision, Advanced HDR by technicolor, HDR10 Pro, HLG Pro
  • Tecnologia LG ThinQ AI (Inteligência Artificial) com Reconhecimento de Voz em Português
  • Controle remoto Smart Magic
  • Conexão: 4 HDMI e 1 USB
  • Saída de áudio: 40W
  • Tecnologia de áudio: Dolby Vision e Dolby Atmos
  • Processador da smart TV: α9 Gen 2 Intelligent Processor

Leia também:

Tela OLED da LG C9: tudo o que você espera de melhor

Uma TV OLED, como é o caso da LG C9, tem diodos orgânicos que não precisam de iluminação traseira, já que o painel tem emissão de luz própria. Complicado? Nem tanto!

Na prática, cada um dos mais de 8 milhões de pontinhos que compõe a imagem se auto ilumina, ou até não apresenta iluminação nenhuma, tornando a cor preta mais perfeita.

Um painel OLED é de fato um pouco mais caro, o que explica em partes o custo da C9. Em compensação, ele apresenta cores mais vivas, melhora brilho e contraste. É um investimento que vale a pena.

LG C9: mais qualidade, mais som, e menos tempo de resposta

Nem é só o tipo de tela que define a qualidade da imagem. Outras tecnologias são necessárias para uma experiência realmente aprimorada. Uma delas é o HDR, que tem como objetivo melhorar os resultados em brilho e contraste.

Essa smart TV LG vem com a tecnologia 4K Cinema HDR e suporte para a maioria dos outros formatos HDR, como o Advanced HDR Technicolor e o HDR10 Pro.

Outro ponto alto é o tempo de resposta de 1 ms. Este é o delay entre o envio de um comando (como o de um joystick para os jogos de videogame) e a apresentação do resultado na tela (como o movimento de um carro no jogo). Essa característica tem tudo para agradar os gamers!

O Som é o Surround Virtual 5.1, com potência sonora de 40 W, bem bacana para uma TV. No entanto, se for possível, uma soundbar comprada separadamente vai deixar o som ainda mais potente e imersivo.

O painel OLED é mais caro, mas é um investimento que vale a pena (Divulgação/ LG)
O painel OLED é mais caro, mas é um investimento que vale a pena (Divulgação/ LG)

Conheça a AI ThinQ, a Inteligência Artificial LG, presente nessa OLED

A TV com comando de voz é uma realidade e é claro que a linha de TVs OLED LG não ia ficar sem este recurso. Este tipo de controle é possível graças à IA ThinQ, a Inteligência artificial da marca.

Com ele você pode fazer pesquisas por voz, alterar configurações ativar instantaneamente o modo de fotografias ou desligar a TV em horas predefinidas. O aparelho ainda aprende com os hábitos do usuário e pode sugerir novos filmes, séries, músicas ou programas, tudo isso em português. Legal, né?

Para isso, basta apertar o botão de comando de voz do controle Smart Magic para ter toda a interação com a smart TV LG OLED C9.

Há ainda o recurso Airplay 2 que torna bem mais fácil o espelhamento do iPhone, iPad ou Mac com a TV.

LG OLED C9: uma smart TV inteligente mesmo!

Para usar tantos recursos é necessário um processador avançado, certo? No caso da C9 ele é o Alpha 9 de segunda geração. Esse chip temi um algoritmo melhorado de IA Deep Learning, que garante uma velocidade de processamento e gráficos muito maior, mesmo em conteúdos captados com uma resolução mais baixa.

O processador também analisa e otimiza o áudio dos conteúdos, mesmo que a qualidade da captação não tenha sido muito boa. Ele é capaz de adaptar automaticamente um som som 2.0 ch para 5.1 Surround Sound virtual.

Há também um sensor instalado na TV para captar o nível da luminosidade do ambiente e alterar automaticamente as configurações de brilho e contraste, garantindo uma boa experiência de imagens, seja durante dia ou durante a noite.

Gestão de fios da LG C9( mantém o ambiente mais arrumado (Divulgação/ LG)
Gestão de fios da LG C9( mantém o ambiente mais arrumado (Divulgação/ LG)

Design sem fios e adequado a qualquer decoração

Sabe aquela bagunça que fica atrás da smart TV por culpa de fios de vários aparelhos que estão ligados a ela? A LG buscou uma gestão mais inteligente de espaço com canaletas que deixam o ambiente bem mais clean.

O design da C9 é minimalista, com bordas bem finas. Há até um Modo Galeria, que exibe fotos de paisagens escolhidas pelo Trip Advisor, que atualiza periodicamente as imagens. É como um fosse um porta-retratos gigante, de alta tecnologia e que ainda oferece uma música ambiente para deixar o clima ainda mais gostoso.

Custo-benefício: vale a pena mesmo comprar a LG C9?

Já que você está aqui no Zoom, aproveite para comparar os preços. Você vai notar que outros aparelhos custam menos. No entanto, estes modelos não oferecem a qualidade OLED de imagens e nem a quantidade de recursos que estão disponíveis nesta smart TV LG. Além disso, vale ressaltar a C9 foi feita em tamanhos grandes de tela, que acaba fazendo com que o aparelho tenha um valor mais alto de mercado mesmo.

Alguns modelos QLED da Samsung, por exemplo, são aparelhos que batem frente a frente com as OLED da LG, tanto em tecnologia de processamento quanto na qualidade das imagens. E, o diferencial é que as QLED costumam ter um custo-benefício melhor, como é o caso da Samsung Q80, por exemplo.

Contudo, se você tem um orçamento mais folgado e quer uma TV com desempenho elevado, sem dúvidas a LG C9 é uma excelente opção de compra para você!

Confira as ofertas das smart TVs LG OLED C9:

  • 55 polegadas
  • 65 polegadas
  • 77 polegadas

Saiba mais!

Quer saber mais sobre novos produtos? Então se liga no nosso canal no YouTube e também na nossa página especial dedicada às smart TVs.

Conheça também as novidades do mercado de smart TVs:

Entenda antes de comprar!