LG UN7310: confira a análise completa dessa smart TV 4K

Smart TV 4K de entrada da marca tem preço bom e vem equipada com tecnologias modernas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançamento de 2020 da LG, a TV UN7310 vem equipada com diversas funções, que até então eram mais comuns de encontrar nos modelos mais avançados, como inteligência artificial e comando de voz, por exemplo.

Modelo de entrada da marca com bom custo-benefício, a UN7310 é uma boa opção para quem procura por uma TV completa, já que traz inteligência artificial, comando de voz e alguns recursos bem bacanas, como o Filmmaker Mode e o Sports Alert, por exemplo. Para entender melhor todos esses pontos, continue com a gente nessa análise de ficha técnica.

Prós

  • Bluetooth
  • Sistema operacional rápido
  • Múltiplos assistentes pessoais

Contras

  • Frequência nativa de 60 Hz

Ficha técnica da TV LG UN7310:

  • Ano de lançamento: 2020
  • Tamanhos: 50" | 55" | 60" | 65" | 70"
  • Tela: LED com resolução 4K
  • Processador: Quad-core
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Inteligência artificial: Sim
  • Controle remoto inteligente: Sim
  • Áudio: 20W RMS - Ultra Surround
  • Conexões: 3x HDMI 2.0 | 2x USB | 1x LAN
  • Recursos extras: Wi-Fi, Conversor digital integrado, Smart Magic e Bluetooth
  • Sistema operacional: webOS 5.0

Design

Visual clean e com bordas finas

Essa TV LG apresenta um acabamento simples e apesar de não ser uma das mais finas do segmento, sua moldura é estreita e possui bordas discretas. Há duas bases laterais em formato de V para sustentar o painel no rack, mas se preferir encaixá-la na parede ou em um painel, ela já vem com os furos no padrão Vesa. Mas os acessórios para esse tipo de instalação são comprados à parte, beleza?

UN7310 tem moldura fina e bordas discretas (Foto: Divulgação/ LG)
UN7310 tem moldura fina e bordas discretas (Foto: Divulgação/ LG)

Esse aparelho não dispõe de canaletas para ocultar os fios, o que pode incomodar um pouco os mais exigentes, que costumam valorizar um visual mais clean. Uma das vantagens desse modelo, inclusive, é a quantidade de tamanhos que oferece, que vai de 50 a 70 polegadas, e todos os modelos com bom custo-benefício.

Imagem

Processador de quatro núcleos garante exibição nítida com cores vivas

A UN7310 é uma smart TV 4K com resolução de 3840 x 2160 pixels que consegue exibir qualquer conteúdo gravado em baixa resolução com qualidade próxima À Ultra HD, graças ao recurso chamado Upscaling, que inclusive faz parte da maioria dos modelos presentes no mercado com resolução 4K.

Com o processador Quad-Core 4K é possível remover imperfeições e ruídos da imagem afim de reproduzir cores vivas, com contraste intenso e bom nível de brilho, o que resulta em uma paisagem de alta nitidez e realismo.

Processador converte imagem de baixa resolução para Ultra HD (Foto: Divulgação/ LG)
Processador converte imagem de baixa resolução para Ultra HD (Foto: Divulgação/ LG)

Essa TV LG é compatível com os principais formatos de HDR, como HDR 10 Pro e HLG Pro, responsáveis por entregar cenas com melhor definição, projetadas nos mínimos detalhes. Com o Filmmaker Mode, o recurso de suavização de movimento é desligado automaticamente a fim de transmitir o conteúdo com o mesmo padrão de filmagem utilizado por estúdios cinematográficos de origem.

E para quem pretende adquirir uma TV para games, esse modelo pode ser uma boa opção para quem procura modelos com melhor custo-benefício pois, de acordo com a fabricante, a UN7310 tem baixo input lag, ou seja, o tempo de resposta da TV em relação ao joystick é bem baixo. Aqui é possível jogar sem engasgos, travamentos ou atrasos na exibição dos comandos.

Além disso, sua plataforma webOS 5.0 é uma das mais fluídas e mesmo com taxa de atualização nativa de 60 Hz, a UN7310 promete proporcionar uma transmissão competente, até mesmo no momento de reproduzir cenas de ação, que particularmente costumam exigir mais do processador de imagem.

Desempenho

Velocidade e interatividade são os diferenciais da plataforma

O sistema operacional dessa TV 4K é o webOS 5.0, que é um dos mais elogiados do segmento, pois seu software tem como características a rapidez e o bom funcionamento. Sua interface é leve, intuitiva, fácil de navegar e até mesmo quem não demonstra intimidade com o mundo online vai encontrar na LG Store diversos aplicativos sem a menor dificuldade.

A plataforma conta com uma série de apps para download, inclusive, traz os serviços de streaming mais procurados como Telecine, Spotify, Apple TV, HBO GO, Looke, Globoplay, DAZN, Twitch, entre outros. Ah, também há muitas opções de joguinhos.

Equipada com inteligência artificial ThinQ AI, a UN7310 permite interagir com a Google Assistente ou a Alexa, da Amazon, através do controle remoto inteligente da marca, o Smart Magic que, ao contrário do que acontece com a sua irmã mais nova, a UN7300, esse modelo já vem com ele.

TV sincroniza dispositivos inteligentes e admite controle por voz (Foto: Divulgação/ LG)
TV sincroniza dispositivos inteligentes e admite controle por voz (Foto: Divulgação/ LG)

Para falar com as assistente pessoais, basta apertar o botão de microfone que vem no Smart Magic e executar qualquer tarefa, como pesquisar informações, tocar músicas ou localizar conteúdo. Além disso, é possível perguntar, também, qual a previsão do tempo, a situação do trânsito, a hora exata, e ainda pode pedir para a assistente trocar de canal, aumentar o volume e operar dispositivos inteligentes, criando assim uma rotina de funcionamento para a casa.

Já pensou ligar a pipoqueira ou as lâmpadas sem precisar sair do sofá? Com essa TV LG isso é possível! Além disso, o celular, tanto Android quanto iOS, é capaz de desempenhar a mesma função do controle remoto inteligente Smart Magic através do aplicativo LG TV Plus, disponível para baixar gratuitamente. E para os usuários dos smartphones iOS, ela traz suporte ao Apple Air Play 2 e Apple Home Kit, se sendo possível conversar com a Siri, assistente virtual da Apple.

Conexões

LG UN7310 traz diversas possibilidades de conexão

Mesmo se tratando de uma TV básica, a UN7310 traz um bom número de entradas, com três portas HDMI 2.0 para plugar o console ou a soundbar, por exemplo, e duas portas USB para pen drives ou HDs externos.

Ela ainda conta com uma entrada para antena e uma saída digital óptica. Para acessar a internet via cabo há uma entrada Ethernet (LAN) e para conexão sem fio é só ativar o Wi-Fi dual-band de 2,4 GHz e 5,0 GHz, que garante rede de maior alcance e velocidade. Aqui também dá para parear caixas de som, fones de ouvido e dispositivos móveis pelo Bluetooth, além de realizar transferência de arquivos.

Áudio

Modelo da LG traz som esperado para uma TV de entrada

O sistema sonoro dessa TV LG de entrada é Ultra Surround de 2.0 canais com 10 watts de potência cada, que funciona bem em espaços pequenos e consegue reproduzir um som de qualidade. Mas, se ainda assim não for suficiente, uma possibilidade é adicionar uma soundbar ao modelo.

Para melhorar o sistema sonoro, a UN7310 utiliza da inteligência artificial para neutralizar ruídos e entregar um áudio limpo e imersivo.

Recursos extras

LG UN7310 chega com espelhamento de tela e notificações pontuais

Quando falamos de recursos extras, a LG UN7310 chega com alguns interessantes. Com a função Miracast, por exemplo, é possível espelhar a tela do celular na TV e compartilhar jogos, músicas, fotos, entre outros dados, de forma muito fácil, sem a necessidade de cabos.

Se você é fã de futebol vai gostar de saber que ela vem com o Sport Alerts, notificações que podem ser ativadas para que você fique por dentro de todas as informações sobre seu time antes, durante e após as partidas. E caso esteja acompanhando outro programa, o aviso aparece para lembrar o dia e hora do campeonato. Bacana, não é mesmo?

Notificações durante a programação para não perder a hora do jogo (Foto: Divulgação/ LG)
Notificações durante a programação para não perder a hora do jogo (Foto: Divulgação/ LG)

E quem vai assistir aos canais abertos não precisa se preocupar com a qualidade do sinal porque esse modelo já vem com conversor digital integrado.

Custo-benefício

Vale a pena comprar a TV LG UN7310?

A TV LG UN7310 é umas das melhores TVs 4K custo-benefício do momento. Sua proposta é bem interessante para um modelo de entrada, já que chega com tecnologias atuais, como inteligência artificial e comando de voz. De quebra, ela ainda tem baixo input lag para fazer a alegria dos gamers.

Leia também: